terça-feira, 5 de junho de 2012

PARTE III - Algumas dicas sobre artesanato com feltro!

Ei menina! Ei menino!

Tudo bem com vocês?

Em primeiro lugar, quero agradecer o carinho que vocês têm pelo meu trabalho e por mim. Cada palavra de carinho, cada elogio me faz sentir que estou no caminho! E tenho aprendido muito com a história de vida de cada um! Mesmo que seja por e-mail!

Tenho recebido além de muitos e-mails (apesar do pouco tempo que disponho, leio todos que chegam a minha caixa, viu?!) as fotos dos trabalhos que os leitores do blog fizeram. E posso afirmar que até agora só vi coisas lindas, fofurices mesmo, os trabalhos estão lindos, pontinhos bem feitos. E eu estou tão feliz e orgulhosa. Eita, eita!

Já falei do feltro que eu uso, das linhas, de como eu risco, das tesouras, de como fazer os moldes, das colas que eu prefiro aqui: PARTE I.
E falei também de como se pode usar o tecido no feltro, sobre a termolina leitosa, de como agregar outros materiais e como unir partes com o caseado e disponibilizei alguns moldes aqui: PARTE II.

Hoje mostro a terceira parte e espero tentar ajudar mais um pouquinho! Vamos lá!


1 – BASE DA GUIRLANDA

Essa é a dúvida que a maioria tem. Como fazer a base da guirlanda, como ela fica durinha e fofa ao mesmo tempo e este círculo, como faz? Qual o diâmetro dela e a largura? Qual o  tamanho das letrinhas?

Vamos por partes!

1 - Minhas guirlandas ficam firmes e não ficam ovais quando a gente pendura na porta ou parede.
Para fazer a guirlanda você vai precisar de um papelão mais firme ou papel paraná (não tão grosso). Eles podem ser cortado facilmente com a tesoura ou estilete.
Vai precisar de compasso para que ela fique certinha. "Ah, mas eu não tenho compasso, Érica!" 
Então pega uma bacia maior e outra bem menor, ou algo que seja de um tamanho razoavelmente bom para fazer uma guirlanda, menina!
2 – Achou fino? Cole outro papelão ou cartolina. Agora sim!
3 – Corte os tecidos 1,5cm maior que o papelão, tanto por dentro, quanto por fora. Isso ajudará na hora em que for casear.
Geralmente gosto de fazer um casamento de dois tecidos, igual ao da foto. Mas você pode fazer só com uma estampa de tecido que fica bom também. Na parte de trás da guirlanda você pode usar os mesmos tecidos ou feltro combinando com os tecidos que escolheu para usar na frente da sua guirlanda.
4- Você vai precisar de manta acrílica, bem fofa! Não achou, só tem fininha? Então use duas ou 3 partes para ficar bom! Reserve! Essa vai para a parte debaixo da guirlanda. Eu costumo usá-la cortada em uma extremidade para ir acomodando bem quando começo a casear.
5 – Vai precisar também de enchimento acrílico siliconado. Parece nuvem! Ela é quem vai preencher a parte da frente da guirlanda e deixá-la bem fofa.
A primeira coisa a fazer é alfinetar tudo!
Pegue o papelão e recorte no tamanho desejado. Recorte os tecidos e a manta acrílica.
Coloque tudo sobre a mesa: Você vai fazer um sanduíche usando primeiro o tecido para a parte de baixo, a manta acrílica, o papelão, o enchimento siliconado e os tecidos que vem por cima da guirlanda.

6- Essa é uma parte bem trabalhosa! Isso pode durar umas 2 ou a3 horas para fazê-la!
Comece a casear de dentro pra fora. Ou seja, comece com o círculo menor. Cuidado para não ficar torto, senão vai ter que desmanchar e começar tudo novamente. Por isso é bom alfinetar, medir direitinho a sua base de guirlanda e os tecidos sobre ela.
Preencha cuidadosamente com enchimento siliconado e não esqueça de casear no meio da guirlanda a fita com argola para pendurar. Conforme a segunda foto abaixo.
Se não tiver argola, faça só com a fita mesmo uma alça. Pode ser de cetim ou xadrez ou até mesmo o cordão encerado que há de diversas cores!
Algumas informações adicionais:


Minhas guirlandas medem de 30 a 36cm de diâmetro.
A largura varia de 7,5cm a 9cm.
As letrinhas têm medidas aproximadas de 5,5cm a 7,5cm.
A variação das medidas ocorre dependendo do que eu vou fazer em cada guirlanda, pode ser mais bichinhos, mais letrinhas, então a guirlanda será maior! 
Minhas guirlandas são todas feitas à mão, sem auxílio da máquina de costura. Esse é o diferencial do meu trabalho!

2 – BOCHECHINHAS ROSADAS

Não, eu não uso tinta. Para as peças ficarem com as bochechinhas rosadas eu uso blush, pode ser daqueles bem xinguilingues mesmo ou o que você não usa, já venceu. Compro na feira de importados aqui perto onde moro.
Uma dica bacana, use o blush com uma haste flexível (cotonete mesmo), bem delicadamente, para não levantar fiapo de feltro. Se acontecer, corte com uma tesoura pequenina. Melhor é testar num pedacinho de feltro a parte. Mude a haste sempre que estiver gasto, senão não fica bacana para espalhar. Se quiser testar um pincel bem macio, fique à vontade, fica bom do mesmo jeito. Costumo usar ambos!

3 – EMBALAGENS

As embalagens são tão importantes quanto o próprio trabalho. É ela que vai proteger o trabalho e apresentá-lo ao mesmo tempo. Do que adianta fazer um trabalho lindo, fofo, majestoso se ele foi para a casa do novo dono todo pelado? Aí não dá, né mesmo?!
Compre saquinhos de celofane de vários tamanhos. Tem uns com bichinhos, florzinhas, bolinhas... quanto mais neutro, sem nenhuma interferência de desenhos, mas chique fica, mais vistoso também. As pessoas que pegarem na sua peça vai ver o que tem lá dentro facilmente. Bom, isso não impede de usar as embalagens com estampas, visse?! Vai do gosto de cada um e do gosto do cliente! Ele pediu? Faça! rs... 
E por favor, use uma fitinha de cetim, fita xadrez ou fio encerado, bem bonitinhos para amarrar. Isso valoriza que é uma beleza a sua peça!

4 – ETIQUETAS E TAGS


4 – ETIQUETAS E TAGS

Para quem queria saber, sim, sou eu mesma que faço minhas tags e desenho os meus moldes.
O programa que uso é o ILLUSTRATOR CS6 e ainda estou aprendendo. Meu marido que me me apresentou e é quem me dá dicas e aulas do programa.
Não sou fera no assunto, mas me viro com as tags. Depois que eu imprimo, uso um furador da tok e crie para deixar mais charmoso, com bordinhas e muitas vezes utilizo ilhóes no lugar de só perfurar e passar uma fita.

Geralmente uso papel duplex (usado em gráfica), com uma impressora jato de tinta mesmo. Depois jogo verniz spray fosco ou brilhante por cima. Se cair água não fica manchado e fica ótimo!
Uso papeis especiais da marca Canson, Filipaper, Sistem... com gramatura 180gr ou mais.
Pode ser usado papeis para scrapbooking que se vende em formato de 30,5X31,5 a 180g/m2 da marca Tok e Crie; da Marca Metallik, da marca Pepeteco e outros que esqueci o nome.

Segue os links:
www.tokecrie.com.br ou  www.metallik.com.br  ou www.pepetecoscrapbooking.com.br

Uso cortadores
da Tok e Crie.
Olhe o link abaixo:

http://www.tokecrie.com.br/produtos/grupo.php?idCampanha=1&idGrupo=30&idSubGrupo=15&pag=2

Procurei no YouTube vídeos que explicam melhor como você deve proceder para começar a fazer seus desenhos vetoriais, procurei cursos com o Ilustrattor e não vi na internet.
Mas esses vídeos ensinam muito!
http://www.youtube.com/watch?v=lAnr-g29B3E

http://www.youtube.com/watch?v=2YB06gJsDYk

Ah, se não quiser ter muito trabalho, conheço umas meninas que também fazem arte digital para blogs, tags e outras finalidades, elas sim são experts no assunto. Eu sou curiosa! rs
Segue os links:
http://www.flickr.com/photos/robertapupo/
http://www.mamaearteira.com/
http://marinaguimaraes.com/
http://www.mariachicle.com.br/
 
5 – O RABINHO DO PORQUINHO, BOIZINHO E DA VAQUINHA
Segredo revelado! Rsrs...
Para fazer o rabinho do porquinho você vai cortar duas partes de feltro rosa, bem fininho.
Sabe aqueles arames encapados de amarrar pão de forma? Pois bem, descasque-o! É bem fácil e o arame é bem fininho. Peça ajuda ao irmão, ao filho, ao marido, às amigas... seja lá quem for! Senão opte por comprar o arame que também é baratinho, não compre tão fininho e nem tão grosso.

Eu prefiro reciclar, guardo todos esses fechos numa caixinha e depois utilizo para uma infinidades de coisas, inclusive nos rabicós dos bichinhos.
Então, cortadas as partes dos feltros, você vai pegar um pedacinho do tamanho do rabinho e vai colar com cola quente no meio dos pedaços do feltro fazendo um sanduíche. Assim: feltro – arame – feltro. Cole com cuidado, para não manchar o trabalho.
Depois enrole no lápis formando aquele desenho característico dos rabinhos dos porquinhos. Fácil, né?! rsrs... pois é, inventei! Saiu da minha cachola mesmo, coisdilôco! Doida mesmo!

Para o rabinho da vaquinha e do boizinho é a mesma novela, o que muda é o feltro. Eu usei cordão de nylon. Vende em qualquer loja de materiais para artesanato. Se não tiver aí na sua cidade e você precisa de pouquíssima quantidade, faz assim, pega aquelas sacolas que tenham esse tipo de cordão. Ajuda e muito. É a mesma coisa! Tem sacolas que tem alças mais gordinhas e outras mais fininhas e é justamente as mais fininhas que precisaremos.
No meio desse cordão fui empurrando o arame e arrematei com um pingo de cola quente na base, para que não pudesse escapar por um dos lados. Esse lado da cola quente vai ficar para dentro do bichinho e ninguém verá a cola. Do outro lado, vem o feltro. Depois enrole no dedo para dar ideia de movimento ao rabinho. 
Legal, né? Invenções de Érica, mas que valem a pena! Tenho certeza de que você vai aproveitar essas dicas! Fala aê se não!

6 – FOTOGRAFANDO...
 
“Érica, a minha máquina é uma... tcharam ram.
Você tem alguma dica para as fotos saírem melhores?”

Independente de qual seja sua máquina, tente conhecê-la mais. Fuçar faz bem! Uma boa máquina resolve uns 60% dos problemas, os outros 40% é com você!

Prefira sempre tirar fotos em locais bem arejados, perto de janelas, focalize bem, se sair tremida, desfocada, tire outra e mais outra... é meio cansativo, mas vale o esforço. Tire muitas, tenho certeza de que uma sairá melhorzinha. Se continuar tremida, utilize uma  caixa qualquer para fazer apoio. Coloque a máquina em cima, focalize só aperte o dedinho. Você verá que nem vai mexer o braço, nem a máquina. Só o botão do disparo!
Não uso nenhum recurso a parte, uso só o Photoshop para colocar assinatura, clarear e escurecer e nada mais, mesmo porque, como já disse, eu não sei mexer muito bem nos recursos todos que ele oferece. Vou bisbilhotando e aprendendo aos poucos...
Prepare o ambiente, veja o que vai ficando legal para compor esse ambiente, um vaso de flores bonito, uma cestinha fofa, uma caixinha decorada... meadas, linhas, miçangas, fitas, vai jogando tudo e tire a foto... se ficar meio tumultuado vai retirando ou vai organizando tudo! É assim que me divirto fazendo as fotografias e todos os dias estudo um pouco pela internet mesmo, jogo o nome das máquinas que eu tenho no Google e vem um tanto de dicas legais em vários blogs de fotógrafos profissionais especialistas...


A dica maior que posso passar a vocês agora é sobre iluminação, tire fotos em lugares iluminados, arejados, utilize se possível uma luminária, nada de fotos tiradas à noite, a não ser que você tenha uma unidade de flash a parte, como este da foto que pode ser anexado à máquina e ajuda muito!

E foto é assim mesmo, um dia sai tão bacana, noutro fica meia-boca, mas é treinando que vamos ajustando os melhores ângulos e aprendendo mais sobre a nossa máquina!

AQUI e AQUI temos dicas de como montar míni-estúdios para fotografar os seus trabalhos com mais precisão! Aproveite!

Presentinho:

Por favor, não me peçam moldes pelo e-mail. Ô gente, não disponho de tempo para procurar e não tenho escaner para digitalizar os meus! Apenas repasso o que me foi passado ou o que um dia garimpei na net. Ok?!

Anjinho
gatinho (não sei de quem é o molde... se alguém souber me fale para colocar os créditos)
gatinho (não sei de quem é o molde... se alguém souber me fale para colocar os créditos)
Sereia


corujinha
Espero ter ajudado pelo menos um pouquinho! 
Se ajudei, fico feliz!

Vamos multiplicar o conhecimento!
Beijocas e até às próximas dicas!

154 comentários:

  1. Obrigada pelas dicas! Além de mãos de fada, coração de ouro!
    Bjs,Dora

    ResponderExcluir
  2. Obrigada querida! Valeu as dicas,menina como a guirlanda é trabalhosa! Mas um dia faço,rs
    agradeço o carinho viu?
    Beijo
    GILBERTA SOBREIRA

    ResponderExcluir
  3. Vc tá respondendo tudo que eu queria saber e não tinha coragem de perguntar, kkkk, obrigada to aproveitando muito as dicas, bjão.

    ResponderExcluir
  4. Erica querida, sou apaixonada pelo seu trabalho e sou sua fã. Muito obrigada pelo esclarecimento da guirlanda e dos rabinhos dos bichinhos.
    Vc é D+!
    Nunca imagine que a guirlanda fosse tão difícil! vc é maravilhosa e generosa! Deus te abençoe!

    ResponderExcluir
  5. Erica menina!!! Parabéns pelo seu blog e parabéns pelas dicas, por sua causa estou saindo de uma depressao e conseguindo vender alguns artesanatos meus agora estou mais feliz ainda, vc nos revelou o segredo de como vc faz a sua guirlanda. Perfeitooooo....amei....
    Adorei as dica dos rabicozinhos. Vc é uma máquina de inventar fofuras.

    ResponderExcluir
  6. Obrigada Érica por mais uma aulinha... vc é mesmo muito especial, bjos.

    ResponderExcluir
  7. Ei menina, que coisa mais fofa!! Adorei as dicas. Eu uso o círculo de isopor par fazer a base da guirlanda, ai só forro com o tecidinhos e da certo tambem, fica fofa! Estou fazendo uma de corujinhas para a minh filhota, depois eu posto la no flickr e vc da uma espidinha!!
    Um super mega beijo e uma semana abençoada e cheia de muitas inspirações!!

    ResponderExcluir
  8. Erica vc. é uma fofa muito obrigado pelo pap maravilhoso, adorei...Já trabalho com feltro mas a gente nunca sabe tudo não é mesmo...esta sempre se reciclando e se aperfeiçoando e aproveitando as dicas maravilhosas das amigas! Parabéns sua guirlanda esta perfeita parece costurada em máquina, linda como tudo que vc. faz e as dicas das fotos tb. estou começando e como vc. disse um dia sai bom o outro nem tanto...Bjs fica com Deus e que vc. tenha um lindo dia, Kátia.

    ResponderExcluir
  9. Olá, bom dia!
    Tomamos a liberdade de colocar seu casalzinho no nosso slide de dia dos namorados, tudo bem?
    Abaixo o link do nosso slide :0)
    http://bonifrati.blogspot.com.br/2012/06/declaracao-de-amor-para-o-dia-dos.html
    Lá tem outro link para votar no casal mais gute gute ...
    Qualquer dúvida, estou por aqui
    Abraço!

    ResponderExcluir
  10. Oi, Érica! Você merece todo o carinho pois é sempre super simpática e generosa com os outros!
    Obrigada pelas dias!
    Bjs

    ResponderExcluir
  11. Érica menina, vc é de +++++++++++
    até pra passar as suas informações vc dá showww!!
    Como se diz aqui em Recife vc é "arretada"!!rsrsrs
    Parabéns sua sua fã!!
    Bjssssss

    ResponderExcluir
  12. Ah! Vá que eu estou aqui de novo! kkkkkkkkkkk
    Amo esse cantinho e não troco ele por nada desse mundo! Érica querida! mais uma vez, muito obrigada pelas GRANDES DICAS! Compartilhar, nos faz maiores, e você sabe muito bem disso! E não pense, que com essas dicas, a gente perde vontade de encomendar esses fofuras contigo, por pensar: "Agora sei o pulo do gato!" dá mais vontade ainda! A cada dia, minha lista de desejos aumenta mais! até o fim do ano, eu termino! :)

    Sucesso sempre mais querida!
    Me ajudou e muito com as dicas de sempre e a de hoje então! Caiu como uma luva, em breve vou fazer minha primeira encomenda de guirlanda e com suas dicas, ficou muito mais fácil!
    BEIJOS! BEIJOS! COM CARINHO!

    ResponderExcluir
  13. Coisa boa o carinho de vocês! Vamos aprendendo! Passe as dicas de vocês também, pode ser por aqui. Depois reúno tudo e faço outra resenha só sobre as dicas de vocês.

    Beijocas.

    ResponderExcluir
  14. Érica, mais uma vez muito obrigada por compartilhar seus conhecimentos e fofuras! Acho que o ideal é assim, não ter passo-a-passo das coisas, mas o essencial, pq cada uma de nós tem um jeito de fazer, de deixar mais pessoal...
    Adoro seus trabalhos, viu! Tô convencendo meu marido a termos um filho no ano que vem só pra encomendar uma guirlanda e lembrancinhas lindas que só você faz! =D
    Beijos.

    Juliana Oliveira
    (juh.juliana@hotmail.com)

    ResponderExcluir
  15. Menina, vocé é generosa, maravilhosa e de um coração cheio de Deus! Obrigada!!!!

    ResponderExcluir
  16. Eita menina especial!!!!!!!!!
    Valeu Flor, suas dicas ajudam e muito a todas nós "projeto" de artesã kkkk, mais tô melhorando e com suas dicas, logo vou passar de ano kkkkk
    BJKAS

    ResponderExcluir
  17. Eriquita, amei todas as dicas! Vc eh demais de generosa, além de ser com certeza a artesã mais talentosa que conheço! Eu não faço muitos bichinhos pequenos pq só me dedico aos sapatinhos mesmo, mas ler dicas de artesanato eh sempre bom, e respeitar também o trabalho do próximo eh uma regra pra mim. Internet não eh terra de ninguém né?
    Vc sabe que eu amo o seu trabalho né? E vc tb, sempre tão gentil e carinhosa com todos.Além de linda, claro né? rsrsrs...

    E meninas, por favor, não abusem da boa vontade e nem da bondade da nossa Eriquita. Tem muita coisa na internet, basta ter boa vontade de procurar. ARTESANATO EH TENTATIVA,ERROS E ACERTOS!

    Beijos e boa semana pra todas nós!

    ResponderExcluir
  18. Érica, seus trabalhos tem servido de inspiração pra mim, e tenho certeza que para muitas outras iniciantes tbém...Obrigada por seu coração bondoso, e paciência em ensinar oq sabe, que sua generosidade seja recomepensada com mais sucesso, e felicidade.
    Vc é um exemplo!!!
    Nem te conheço, e já gosto demais de vc, rsrsrs....Deve ser pq existem pessoas que se tornam importantes para nós pelo simples fato de serem elas mesmas...(desculpe a sinceridade, rsrs, e se fui melosa demais).
    Obrigada!

    ResponderExcluir
  19. Ei menina, você é mesmo uma fofa querida. Também tenho moldes, desenhos e PAPs. Se por acaso precisar, pode avisar que eu envio. Beijoquinhas.

    ResponderExcluir
  20. Vou te roubar pra mim! Posso??????
    Linda de coração, por dentro e por fora.
    Adoro vc.

    ResponderExcluir
  21. Tanto carinho bom! Deus é bom demais e sempre nos capacita!
    Obrigada, gente linda pelo carinho bom que vocês tem pelo cantinho.
    Agora vamos fofurar!
    Deixa eu ir!
    Beijocas.

    ResponderExcluir
  22. Érica querida !

    Vim te conhecer e ameiiiiiiiiiiiiii tudo por aqui! Vc tem mãoszinhas abençoadas, querida !! Parabéns, seu trabalho é perfeito !
    Mas, percebi logo de cara, que além das mãos abençoadas elas são também ABENÇOADORAS !!!! Pois vc repassa seu conhecimento a todas nós que queremos aprender contigo !
    Obrigada pelas artes e pelo amor e carinho dispensado a nós seus leitores !!

    Um beijo grande no coração !
    Helena
    www.diaadiacorridinho.com.br

    ResponderExcluir
  23. Olá Érica, seus trabalhos são maravilhosos, obrigada por compartilhar conosco estas coisas lindas.
    Érica fiquei como uma duvida na guirlanda, a peça de papelão é do mesmo tamanho das outras (tecido e manta) ou é menor?
    Imagino q se for do mesmo tamanho deva ser um pouco complicado pra bordar.
    bju

    ResponderExcluir
  24. Sim sim, fica bem levinho Erica. Qdo eu terminar te mostro a foto,mas por enquanto está dando certinho.
    Beijoss e obrigada pela visitinha ao meu blog!

    ResponderExcluir
  25. Érica, vc é incrível!!!
    Muito obrigada, e desejo cada vez mais sucesso e fofuras!
    ahh, como sou sua fã, já votei na Penelope e no Fred...rsrs
    bjss

    ResponderExcluir
  26. Helena, Pamela, Ana, Sabrina, obrigada pela visita! Coisa boa!

    Pamela, fica 1,5 menor que o tecido e manta.
    Desculpe não ter falado. Vou arrumar agorinha.

    Ana Paula, vou ver sim! Oba, oba!

    Beijos.

    ResponderExcluir
  27. Obrigada por dividir tanta informação!!!! Bjos vc é muito iluminada!!!

    ResponderExcluir
  28. Olá querida Érica!!!Amei seu cantinho!!!!Quando crescer quero ter um talento como o seu,kkk...Deus te abençoe.bjos...Jackie.

    ResponderExcluir
  29. Você é mesmo especial! Muito obrigado por compartilhar as suas dicas! Aprendi imenso!

    ResponderExcluir
  30. amei as dicas!!!!
    qual Photoshop vc usa??
    bjinhos

    ResponderExcluir
  31. Uso Photoshop CS6.
    Aprendendo na marra. rs...

    Obrigada gente!

    ResponderExcluir
  32. Érica, vc é incrível...Muito obrigado por todas as dicas, foram muito preciosas!
    Nem conheço vc...Mais acredite, vc é uma daquelas pessoas em que dá vontade de abraçar com carinho viu!

    Mais uma vez valeu pelas dicas!!!
    Bjinhos!

    ResponderExcluir
  33. Essa é minha Kikitinha!
    Cada dia com o coração mais docim!
    Por isso te amo!

    ResponderExcluir
  34. Erica linda,obrigada pelas dicas,agora dê uma diga de venda p/ nós,qual é o melhor lugar p/ divulgarmos nosso trabalho?parabéns por todas as fofuras,
    bjo
    Luciene

    ResponderExcluir
  35. Muito obrigada por dividir mais uma vez seus conhecimentos! Adoro........
    Erica você deveria fazer uma apostila com seus moldes e colocar a venda! Tenho certeza que iria fazer um sucesso!

    Obrigada mais uma ez e Parabéns!

    Beijinhos

    ResponderExcluir
  36. Oi Eriquinha,

    Amei suas dicas, especialmente sobre fotografia. Até eu conseguir minha máquina, peno para tirar fotos legais usando meu i-Phone. Acessei os links que você disponibilizou e me surpreendi com a facilidade para se criar um miniestúdio em casa. Inclusive, tenho luminárias perfeitas para este tipo de trabalho. Vou experimentar.

    Quanto às guirlandas, não sou expert no assunto, mas costumo comprar prontas de isopor (tem de vários tamanhos) e cubro bem com manta acrílica, para que fique fofinha.

    E as dicas dos fechos de embalagem de pão...adorei. Sabe,eu costumo separar o lixo aqui em casa (seco do molhado e os reutilizáveis eu guardo em caixas de papelão para futuros trabalhos). Tenho uma gaveta lotada desses fechos (amo pão de forma integral)e até hoje ainda não tinha encontrado uso para eles...mas guardava mesmo assim porque sabia que um dia encontraria...taí!

    Parabéns pelo ótimo post e obrigada por compartilhar seus conhecimentos conosco. Que Deus continue abençoando suas mãozinhas, sua cabecinha e seu coraçãozinho. Você é nota mil, menina. Te adoro!

    Amanda Paz
    da Funny Amandita

    ResponderExcluir
  37. oi flor..nossa vc nao imagina o quanto tem me ajudado suas dicas..vc e uma fofa,com um coraçao enorme..estou com um monte de duvidas para melhorar meu blog e minha loja na elo,agora ja sei por onde começar,sem falar que aprendi um monte com suas dicas das peças em feltro.venha visitar meu blog so nao repare ...vou melhorar..rsrs http://lenipatch.blogspot.com..bjs

    ResponderExcluir
  38. FICO ENCANTADA COM SUA MEIGUICE. PARABÉNS! FIQUE QUE CERTA QUE DEUS FAZ SEMPRE O MELHOR POR NÓS FORÇA PRO CASAL BJS CARINHOSOS DORINHA

    ResponderExcluir
  39. FICO ENCANTADA COM SUA MEIGUICE. PARABÉNS! FIQUE QUE CERTA QUE DEUS FAZ SEMPRE O MELHOR POR NÓS FORÇA PRO CASAL BJS CARINHOSOS DORINHA

    ResponderExcluir
  40. Oi linda, que trabalheira, hein?

    Ainda não testei fazer a base da guirlanda em tecido, fiz somente de feltro e ela fica um tantinho diferente se comparada com a tua foto, eu só recheio com manta acrílica e pronto, vou testar tua versão!

    Agora fiquei curiosa para achar o tal do rabo dos bichinhos! rs

    Bjinho e valeu demais pelas dicas!

    ResponderExcluir
  41. Olá, conheci seu trabalho a pouco tempo mas já estou encantada... Tudo muito fofo, e ainda por cima voce nos passa seus segredinhos... Obrigada, mas obrigada mesmo, está me ajudando com suas dicas a melhorar meu trabalho. Bjs e sucesso!!

    ResponderExcluir
  42. Oi Menina Erica, td bom?! estou adorando suas dicas...mas minha caxola deu uma travada no nr 6 da guirlanda, nao entendi muito bem...esse sandwich de materias.
    a manta acrilica vai por ultimo quando ja estiver td caseado??
    Bjs pro ce

    ResponderExcluir
  43. Obrigada viu linda, por nos ensinar tanto, e por ser tão generosa e carinhosa, que Deus a bençõe muito. Bjos,

    ResponderExcluir
  44. O Teu dia só pode ter mais que 24 horas!!! Nossa vc é demais, faz muita coisa e tudo muito perfeito!!! Estou ansiosa esperando os seus projetos! Vou compra a número 1. rsrsrs. Obrigada por compartilhar! Bjs

    ResponderExcluir
  45. Karine Rizziolli, eu preciso dar aquela descansadinha básica... hihihi... eu preciso de mais tempo! 30 horas? rs

    Rosa, obrigada menina! Deus abençoe a ti também!

    Olá Alessandra!
    Pois bem, vou explicar melhor!
    A manta acrílica vai embaixo do papelão, para ficar fofo embaixo também. Você vai caseando e ajeitando a manta por baixo e o enchimento siliconado por cima. Tudo ao mesmo tempo!
    Beijocas procê também! E beijos na Elena!

    Dorinha, que amor! Obrigada pelo seu carinho!

    Leninha, já fui lá! Estou te seguindo. Muita fofura no seu blog!
    Beijos.

    Amanda Paz, você não existe! Sempre tão carinhosa comigo e com o meu trabalho! Que bom gostou das dicas! Você é que nem eu, junta um monte... um dia eles servirão! rs...
    Te adoro!

    Mirella, flor! Obrigada!
    Aguarde, que este é um projeto que já estou colocando em prática. O dia para mim deveria ser dobrado. rsrs... brincadeirinha... Deus faz tudo certinho. Eu que devo me adequar!

    Luciene, essa é uma boa pedida para as próximas dicas! Beijocas.

    Livinha, minha japa querida.
    Amuuuuuuuu demais da conta você. Tá lá cundida no fundo coração. E já joguei a chave fora! Oxi!!! Assim você num sai de jeito nenhum, nem escapole pra fora... rs

    Elis, agora deu vontade de abraçar ocê num daqueles bem apertadim! Que linda você!

    Beijo, galera!
    Fica com Deus!

    ResponderExcluir
  46. Menina, quanta dica legal!!!
    Vc é uma fofa muito muito muito talentosa!
    Beijos no coração!

    ResponderExcluir
  47. Como assim...que criatividade é essa?
    Demaaais.
    Adorei os rabinhos..hahahaha

    Parabéns viu...to seguindo o blog!
    =)
    Gabi

    www.chan-tilly.blogspot.com

    ResponderExcluir
  48. Adorei como adorei as outras Parte, fiz um usrinho baseado no seu napolitano para brinde de uma encomenda depois posto para você ver...obrigada por compartilhar...bjs

    ResponderExcluir
  49. Érica você é demais! Ainda arruma tempo para dar essas super dicas!!!
    Amei todas!!!

    ResponderExcluir
  50. Ahaaaa ok, entendi...muito obrigada pela resposta tao rapida...vc é um anjo mesmo!!
    sabia que ainda to com dó de usar a bixarada rsssss, ainda estao guardadinhos na caixinha linda que vieram ;-))) bjs pro ce

    ResponderExcluir
  51. Olá Erica! Que dicas importantes e que bom mais uma pessoa neste mundão da net que não se importa em compartilhar. Outro dia fiz um post bem humilde rsrsr com pequenas dicas também e em breve vou postar o segundo e último.Lá indico algumas lojas onde comprar, o que comprar, posso indicar seu blog para quem quiser dicas especiais? Bjs!

    ResponderExcluir
  52. Oi Erica, obrigado por compartilha todas essas dicas tão maravilhosa. Que Deus possa retribuir todo esse carinho em benção na sua vida.
    Bjs, claudia moreira

    ResponderExcluir
  53. Oi Erica,
    Obrigada por compartilhar os segredinhos.... vou fazer uma guirlanda e estava aqui pensando como será que começava... resolvi entrar no blog e lá estava tudinho escrito! Muito obrigada por ser tão criativa e amiga, compartilhando seus segredinhos.... muito legal!
    Suas idéias criativas nos inspiram.... que bom! É muito bom conhecer pessoas como você!
    Obrigadíssima!
    Ana Lucia

    ResponderExcluir
  54. romelia .artesanatos7 de junho de 2012 às 20:02

    simplesmente amei mais ainda.
    bjus

    ResponderExcluir
  55. Oi Eriquinha!!!
    Foi com pessoas como você que aprendi a ser "arteira". Qualquer dica, mesmo que pequena, já me dava uma luz, e eu seguia o meu caminho, inspirada em artesãs como você. E é bom dividir, não é mesmo? Às vezes não nos entendem pois na nossa agenda não há vaga para o "tempo", o dia deveria ter mais horas...Enfim, passei aqui para dizer você merece todo esse sucesso!
    Beijo!!!!!

    ResponderExcluir
  56. Você é talentosa, incrível e tem um coração do tamanho do universo!!! Adoro vc!

    ResponderExcluir
  57. Vi hoje o seu blog pela 1°vez e adorei!!! Seu trabalho é lindo e gostei muito de você compartilhar dicas de como trabalhar com feltro. Obrigada!

    ResponderExcluir
  58. Menina!!! Adorei as dicas sobre as fotos!!
    Vou tentar melhorar as minhas... rs!
    Tudo muito lindo e fofuco por aqui!!! Bjo BJo!!!!
    Obrigada!!

    ResponderExcluir
  59. Oi Erica!
    Conheci teu trabalho pelo Banana Craft! Menina que perfeição! Vc está de parabéns! Que Deus te ilumine cada vez mais,pra vc continuar fazendo essas obras de arte!
    Muito, muito, muito inspirador td isso! tô encantada de verdade! :D
    Sucesso!
    Beijos,

    Stella

    ResponderExcluir
  60. Oi Erica, parabéns + 1 vez! Olha guria, não só aprendi um monte de dicas e truques superinteressantes, mas também aprendi que ser diferente é isso, saber compartilhar, ajudar, e não ter medo de dividir o saber. Você realmente é uma pessoa especial, além do dom que vc recebeu nas artes, vc tem um coração e mente iluminados! Me ensinou muito mesmo, vou começar a rever meus conceitos e atitudes. Bjão!

    ResponderExcluir
  61. Luciana R.R. Bordados e Fuxicos11 de julho de 2012 às 11:54

    Nossa Erica conheci teu blog agora e estou encantada , já conhecia teu flickr e foi através dele que vim pra cá, parabéns viu pelos seus trabalhos e obrigada por compartilhar tantas dicas , adorei a guirlanda e seus bichinhos são uma verdadeira inspiração , até estou fazendo um passarinho por aqui que vai estar com o rabinho de fitinha de cetim que é uma idéia simples e que fica muito bonito ... Sucesso e mais uma vez obrigada por vc compartilhar idéias e dar dicas como escrito no comentário da Gigi Carvalho vc compartilha sem medo de dividir o que sabe e isso é ótimo pois podemos aprender com vc enfim parabéns.
    Beijo.

    ResponderExcluir
  62. Lilian, Chantilly, Na Casa da Vó, Lilian Janine, Alê, Feltro por mim, Claudia Moreira, Ana Lucia, Romelia, Luma, Adriana, Sandri, Josefina's Crafts, Sinhá Juneka, Gigi Cavinato, Luciana R.R, muuuuuuuuuito obrigada pelo carinho de vocês.
    Ah, o que seria da minha vida se eu não passasse pelo menos um tiquinho do que sei para os outros. Aprendi de graça, Deus deu o Dom, então vamos multiplicar. Todos temos uma vaguinha nesse mundo, seja fazendo artesanato, seja fotografando, cozinhando, lavando, reciclando, né mesmo?
    Adoro quando vem me visitar.

    ResponderExcluir
  63. Adorei as dicas, Érica, muito, muito obrigada! Bjs

    ResponderExcluir
  64. Éricaaaaaaaaaaa, vc é o máximo!!!!!
    muito obrigada por tudo!!!!
    adoooroooo!!!!!
    vc é f... ( PIIIIIIIIIIIIIIII...) menina hahahahaha...
    um beijo
    claudia faye

    ResponderExcluir
  65. Érica, não poderia de deixar registrado aqui, que amei seus trabalhos, seu talento, seu capricho e sobretudo, sua generosidade. Parabéns! Aprendi muito, com suas dicas rsrsrs. Obrigada e que Deus possa estaar sempre ao seu lado... Bjinhos com carinho...

    ResponderExcluir
  66. Érica, não poderia de deixar registrado aqui, que amei seus trabalhos, seu talento, seu capricho e sobretudo, sua generosidade. Parabéns! Aprendi muito, com suas dicas rsrsrs. Obrigada e que Deus possa estaar sempre ao seu lado... Bjinhos com carinho...

    ResponderExcluir
  67. Teresa, que bom gostou! Estou aqui para ajudar! Qualquer coisa, manda um super help, se eu não puder ajudá-la, peço um super help para a galera! rs...
    Beijocas.

    Claudia, que saudade de você!
    Obrigada pela visita menina!
    Mil beijocas. A gente é F.... (piiiiiiiiii)... kkkkkkk! Tu é uma fofa!

    Vaninha, seja bem-vinda menina! Obaaaa! A casa, digo, o barraco também é seu! Venha quando quiser!
    Beijocas.

    ResponderExcluir
  68. Oi querida !!!

    Muito obrigado pelas dicas, vc é uma pessoa muito especial por compartilhar sua sabedoria com todos que Deus te abençoe sempre.
    Agora que achei o blog estarei sempre aqui pra colar suas idéias maravilhosas.
    Bjkas

    Clarissa

    ResponderExcluir
  69. Olá Èrica,parabéns pelo seu talento é um dom maravilhoso que Deus te deu,sem contar a humildade e o saber partilhar,pois é dando que recebemos muito mais.Deus vai te iluminar e te prosperar cada dia mais,amei os seus trabalhos e tb o seu blog,com certeza vou virar sua fã,ou melhor já virei,bjs e fica com Deus.

    Giselle Cavalcante

    ResponderExcluir
  70. Clarissa, Giselle,

    fico muito feliz por ter ajudado de alguma forma!
    Já que não posso dar um presente físico a cada um de vocês, pelo menos um presente virtual eu faço questão de oferecer! Que bom gostaram!
    Deus os abençoe sempre! E vamos craftar!
    Beijocas, obrigada!

    ResponderExcluir
  71. Érica,vc é uma daquelas pessoas que quanto mais a gente conhece,mais nos apaixonamos .
    Vim aqui com mais calma e pude sentir a sua generosidade.
    Só peço a Deus que te de saúde e te ilumine sempre.
    Obrigada,ainda hj vou pegar a minha caixa com feltros e tentar fazer uma guirlanda.
    obrigada por me inspirar.
    Vc sabe que eu te adoro,né?
    bjus

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Noooossa, que linda você vindo aqui me visitar!
      Eu adoro você e te acho uma pessoa maravilhosa, cheia de talento!
      Obrigada mais uma vez!
      Que Deus te abençoe e proteja e que você seja sempre assim, querida!
      Obrigada!

      Beijocas.

      Excluir
  72. Muito Obrigada pelas dicas, graças a elas, o tecido não desfia mais quando trabalho com ele e obrigada também pelo carinho que tens por nós. Adorei quando recebi teu e-mail com a resposta da minha dúvida sobre o papel para criar os tags e mais feliz ainda pelo elogio dos trabalhinhos que te enviei. Beijo !

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fico muito feliz pelo carinho! Seus trabalhos ficaram lindos demais!
      Merecem ser elogiados mesmo!
      Que bom que as dicas que eu dei tem ajudado!
      Beijocas, obrigada!

      Excluir
  73. Muito boa suas dicas! :) Além de fazer arte muito bem feita.. ainda é uma querida dando dicas para iniciantes! hehehe
    Posso fazer uma perguntinha??? hehehe tomara que vc veja e responda.. nessa guirlanda.. vc faz o caseado na máquina?? beijocas e parabéns mais uma vez.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi flor, como escrevi lá em cima, no post, todas as guirlandas e caseados que faço são feito à mão.
      Mil beijocas pra ti!
      Aproveite as dicas!

      Excluir
  74. Menina! Você é ÓTIMA!!! Parabéns... Seus trabalhos são perfeitos...Fiquei até com inveja rsrsrs, mas uma inveja boa tá? Um dia ainda faço alguma coisa legal, quem sabe até parecida com as suas? AMEI TUDO! Sucesso sempre!
    Abraços
    Agora sua fã
    Valéria

    ResponderExcluir
  75. Vc é muito talentosa!!! Está de Parabéns!!!
    me apaixonei pelos teus trabalhos... tudo mto lindo!!!

    bj

    ResponderExcluir
  76. Olá Érica,obrigada por compartilhar tanto carinho e amor...Deus te abençõe.Bjs.
    Marcia.

    ResponderExcluir
  77. kkkk, amei a idéia dos rabinhos, voce realmente inovou. Parabéns pelos trabalhos, são lindos. Visite a minha página no facebook. bjhs.
    Poikilos arte

    ResponderExcluir
  78. Me encanta tu trabajo, felicitaciones.
    saludos desde Colombia

    ResponderExcluir
  79. DEUS TE ABENÇOE CRIATURA!!!EU ME CHAMO GIS E ADORO TRABALHOS MANUAIS.QUANDO CRESCER QUERO SER PRENDADA IGUAL A TI KKKKK.PARABÉNS TRABALHOS LINDÍSSIMOS!!!!

    ResponderExcluir
  80. Nossa, eu estou maravilhada com as coisas lindas que você faz, estou começando a trabalhar com feltro e as dicas que você disponibilizou são ótimas!!!! muito obrigado mesmo, acho o máximo pessoas que compartilham conhecimento como você.
    Desejo sinceramente todo sucesso pra você e pra sua arte lindíssima!

    ResponderExcluir
  81. Que lindas vocês!
    Muito obrigada pela visita e pelos comentários!
    Beijocas.

    ResponderExcluir
  82. Parabéns Érica pelo maravilhoso trabalho em feltro.
    Estou encantada com tudo que vi aqui.
    Trabalho também com o feltro que é um material que nos trás grande possibilidade de criação.
    Deus abençoe enormemente você!!!

    ResponderExcluir
  83. Sempre bom ler e reler suas dicas. Aprendo Muuuuuito;)
    Vc é uma queridona mesmo.
    Bjs

    ResponderExcluir
  84. Cecília e Milene, trabalhar com feltro e aprender com os outros sempre é bem-vindo, não é?
    Aprendo muito com vocês também!
    Beijocas a todas!

    ResponderExcluir
  85. OLÁ ERICA!!! ONTEM FUI DORMIR COM AS IDÉIAS, MENSAGENS SUAS NA MINHA CABEÇA, HOJE ACORDEI COM UMA VONTADE GRANDE DE DAR MAIS UMA OLHADINHA,NOS SEUS RISQUINHOS, QUE AMEI!!!
    VOU POR JUNTO COM AS COISAS QUE TENHO POR ENCOMENDA, QUE SÃO UM CONJUNTO PRA COZINHA DE UMA MENINA MUITO QUERIDA EM MINHA CIDADE!!!
    VOU FAZER UMA PARCERIA COM AS SUAS IDÉIAS, VIU??? UM ABRAÇO CARINHOSO,BJUS!!!
    SÓ MAIS UM

    ResponderExcluir
  86. SEM QUERER CLIQUEI E A MENSAGEM FICOU INACABADA!!!rsrsr SE PUDESSE ÉRICA GOSTARIA DE SABER COMO E ONDE VC COMPROU A SUA MÁQUINA SISSIX, TENHO ESSE SONHO TBM MAS TUDO QUE VEJO É INGLÊS!!! TE AGRADEÇO SE PUDER ME AJUDAR TBM!!!BJU!!!FK COM DEUS!!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Lucia, querida, eu não comprei a máquina, eu ganhei do marido.
      Mas já escrevi sobre isso em outro post, inclusive com links para um vídeo em português e como comprar aqui mesmo no Brasil.
      Segue os links:
      http://ericacatarina.blogspot.com.br/2012/08/sizzix-big-shot.html
      http://www.comprartesanato.com.br/big-shot-machine-sizix-black-e-pink-2423.html
      http://www.youtube.com/watch?v=rdrUw7vuS2E&feature=relmfu

      Beijo, beijo.

      Excluir
  87. Oi linda! muito obrigada pelas dicas. Parece que vc adivinha o que pensamos! to encantada com seu trabalho! bjos. Queila.

    ResponderExcluir
  88. Ola....adorei seusttrabalhoos..muito perfeito.O corte então..nem se fala, como consegue? preciso cortar uns trabalhos usando apenas a tesoura, que dicas me dá para pequenas peças,como por ex. a orelhinha e chifrinho da girafinha rsrrsrs....

    Amei demais.Parabéns!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Ester, na parte I das dicas que já postei, eu falo sobre as tesouras que eu uso.
      Segue o link: http://ericacatarina.blogspot.com.br/2012/05/algumas-dicas-sobre-artesanato-com.html
      Lá tem a marca da tesourinha que uso para pecinhas pequenininhas.

      Beijoca.

      Excluir
  89. Como sempre,tudo muito lindo!
    Amei a dica dos rabinhos!!!!Obrigada!

    ResponderExcluir
  90. Muito obrigada por dividir conosco suas idéias e seus trabalhos tudo muito bonito e caprichado esse é o segredo do seu sucesso parabéns.

    ResponderExcluir
  91. Que maravilha de Blog parabensss vou recompartilhar pois adorei....

    ResponderExcluir
  92. menina de DEUS que dicas maravilhosasssssssssssssssssssssssssssss!!!!!!!!QUE DEUS TE ABENÇOE!!!!!!!!!

    ResponderExcluir

  93. Quantas dicas que delicia, agora é praticar, praticar <3


    Muito bom te visitar, quando chega o e-mail na minha caixa de entrada, penso "lá vem inspiração"

    ResponderExcluir
  94. Estou encantada com seu trabalho e sua generosidade em compartilhar seu conhecimento com dicas preciosas.... mãos de ouro... sucesso sempre... bjus

    ResponderExcluir
  95. Ei meninas, obrigada pela visita de todas vocês!
    Muito agradecida pelos elogios!

    ResponderExcluir
  96. oi gostaria de agradecer as dicas eu adorei essa dica de guirlanda eu fiz a minha ficou linda obrigada! pelas dicas sempre quis fazer uma assim! valeu!

    ResponderExcluir
  97. JÁ ESTOU AQUI DE NOVO!!NÃO ME CANSO DE VER SUAS ARTES!!BEIJOS!!!!!!

    ResponderExcluir
  98. Oi Erika,

    Comecei a pouco tempo a fazer artesanato com feltro, mas estou adorando. Sempre passo por aqui para ver as novidades. Suas dicas são fantásticas e estou aprendendo muito com você. Você falou que utiliza verniz spray fosco ou brilhante para impermeabilizar as tags de papel. Já usou com tecido. Fiz algumas etiquetas em tecido com a minha marca (manualmente) para pregar nas peças, mas não usei ainda. Minha impressora é jato de tinta e sei que vai borrar tudo. Você já testou esse verniz em tags de tecido. Se puder me ajudar te agradeço muito.
    Beijos,
    Andreia

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Andreia!
      Bom demais é fazer fofurices com o feltro, né?!
      Então, eu uso o verniz somente para o papel, não testei para tecidos, não.
      Mas acho que há sim vernizes que possam ser usados para hipermeabilizar o tecido.
      Geralmente, uso a termolina leitosa, mas acho que com o tempo, ao lavar, ela perde um pouco o efeito. Só se for decorativo e não precisar lavar depois. Aí sim dá certo!

      Faça o teste e me conta depois, flor!

      Beijocas.

      Excluir
  99. Oi, Erica,
    O costume de digitar para minha amiga Erika me fez errar o teu nome.Desculpe-me.
    Beijos,
    Andreia

    ResponderExcluir
  100. Obrigada pelo carinho e visita de todas vocês aqui no meu cantinho!
    Fico super feliz tendo vocês aqui!
    Beijocas.

    ResponderExcluir
  101. Oi Erica,fiquei louca com a guirlanda mas não consegui baixar o molde.Você vende ou manda no email?
    Aguardo retorno.Apaixonada com seu blog
    dulcileiavale@hotmail.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Dulci, minha linda, eu não deixei o molde, só expliquei como se faz. É assim que as meninas estão fazendo, com o auxílio das explicações.
      Na realidade é bem fácil, só pegar uma bacia grande e outra menor, recorte num papel bem durinho para servir de molde para os próximos que você fizer!

      Beijão.

      Excluir
  102. Menina , amo seu blog ,fico aqui babando em seus trabalhos lindos ,lindos ,lindos PARABÉNS!!!!
    E agora com suas dicas parece que tudo fica mais fácil ,coisinhas simples que agente não percebe ,Obrigada mesmo por compartilhar ,vc me ajuda e muito!!!
    Espero um dia fazer coisas tão lindas quanto as suas ,pois as suas são de uma delicadeza surpreendente!!!
    BJkS!!! E que Deus abençoe muito mais suas mãozinhas mágicas!!!!

    ResponderExcluir
  103. Oi querida,
    Obrigada por tanta generosidade, seus trabalhos são muito inspiradores.
    Estou com uma encomenda de guirlanda procurei tanto na net e graças a deus e a vc a minha vai ficar linda,não igual a sua que são fantásticas!
    Um abraço carinhoso!
    Káren

    ResponderExcluir
  104. Obrigada pelas visitas, Sandrinha e Karen!
    Sandrinha, todas nós podemos fazer! É só amar costurar à mão! rs
    Karen, flor, estou aqui torcendo pela sua fofurice! Com certeza vai arrasar!
    Mostra depois, tá?!
    Beijocas.

    ResponderExcluir
  105. Érica, já visito há algum tempo seu blog, sou muito-apaixonada-demais por esses belos trabalhos. São encantadores. Você passa tanta generosidade, paciência, e é tão ATENCIOSA! Agradeço pelas tantas dicas. Sou iniciante nesse mundo do feltro, mas sempre amei tecidinhos, pequenos trabalhos e desde adolescente que sempre me meti aos trabalhos artesanais, pintura, costura, bordado, patch... e tantos outros, sempre me aventurando e vendo o quanto é gostoso terminar algo que vc fez! Obrigada Érica! Edna/Aracaju-SE

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que carinho bom! Deus é bom demais e sempre nos capacita, flor!
      Aventure-se sim! Vou adorar ver suas fofurices!
      Obrigada pela visita no cantinho!

      Excluir
  106. "Ei, Menina" Abençoada, adorei conhecer seu blog. Você encanta a todos com a sua meiguice e generosidade. Deus lhe cumulou de bênçãos e você retribui, compartilhando. Há pouco tempo descobri seu mundo e me encantei com as coisas lindas que vejo aqui. Não tenho blog, mas estou, tímidamente, me aventurando no mundo do feltro e aprendendo com você. Quero lhe agradecer por todas as dicas. Peço a Deus que continue lhe inspirando e que você cresça também em sabedoria e graça diante Dele e assim, a beleza do seu trabalho será um reflexo do Amor de Deus.Obrigada, Érica Catarina.
    Gorete Duarte/Natal-RN

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Gorete, menina, estou aqui até sem jeito com as palavras, tamanho o elogio.
      Só posso ser grata e muito a vocês.
      Obrigada, minha flor! Você vai amar fazer muitas fofurices em feltro, eu vou amar ver cada uma delas, se possível!

      Deus a abençoe muito, muito, muito!

      Meu papis é do Rio Grande do Norte, Parelhas.

      Excluir
  107. ÉRICA, parabéns pela pessoa maravilhosa que é vc. Não adianta nada a pessoa ter o conhecimento se não o multiplica. Que DEUS lhe der muitas bênçãos em sua vida. Isso é uma artesã de verdade. Parabéns. Haaa, esqueci, já morei no DF, na asa norte quadra 204. Brasília é maravilhoso. bj Juliana

    ResponderExcluir
  108. Olá Érica, eu sou Silvana Campos e me apaixonei pelo seu trabalho, gosto muito de artesanato e me identifiquei com vc, pois tb aprendo fuxicando, rs. Minha filha vai fazer 1 aninho e estava pesquisando na net brindes e... achei vc, no mesmo instante fui procurar como me comunicar com vc foi aí que encontrei seu blog com dicas, moldes e muito mais, enfim já sou sua fã. Um grande bj e parabéns pelo trabalho.

    ResponderExcluir
  109. Parabéns pela sua generosidade!
    Obrigado por compartilhar da sua sabedoria! Que Deus te ilumine todos os dias!
    Janaína- Rio Grande do Sul

    ResponderExcluir


  110. muito obrigada amei as dicas por incrivel que pareca nao encontrei nenhum PAP como o seu MA RA VI LHO SO que Deus te abencoe granddemente, bjs

    ResponderExcluir
  111. Simplesmente maravilhoso todo seu trabalho eu amei to mais apaixonada ainda por feltro vou fazer uma guirlanda para Fernanda o bebê da minha amiga Beatriz que vai chegar em janeiro. Parabéns pelo seu trabalho.

    ResponderExcluir
  112. Amei seu Blog, Érica! Parabéns.

    ResponderExcluir
  113. Estou apaixonada por tudo parabénsss tudo muito lindo e delicado da prazer em ver , comecei com feltro agora e fiquei encantada,vc realmente é uma pessoa muito especial que Deus continue te abençoando e multiplicando seu talento a cada dia mais e mais, bjse fique com Deus !!!! <3

    ResponderExcluir
  114. Olá...Érica....estou encantada com seu trabalho, que perfeição....também sou perfeccionista e faço tudo à mão! Amo feltro e os tecidinhos!!! Moro em Brasília, no sudoeste e a minha segunda casa é o Taguacenter, fico enlouquecida lá! Imagino como está agora perto do Natal! Uma loucura, qualquer dia gostaria de visitar seu atelier, se puder, é claro! Vc dá cursos também??? Um bjim Silvia.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Silvia, querida, amo o Taguacenter, minha segunda casa também... hehehehe...
      Ultimamente estou sem muito tempo para acolher as pessoas no meu atelier e dar cursos, mas é um projeto futuro, com certeza!
      Deus te abençoe e vamos que vamos fazer fofurices à mão!

      Excluir
  115. Bonjour Érica
    Te achei também aqui...... sou sua fã e confesso que vc faz parte das minhas inspirações e meu processo criativo.
    Te visito todos os dias no FLICKr, porém se deixar comentários todos os dias....futuramente talvez vc me bloqueie....rarararar
    Não sei se já lhe disse :"Quando a amizade é dividida ela se multiplica". E Papai do Céu nos exalta cada vez mais. Assim como vc.
    À deman
    Bisous
    by Penov

    ResponderExcluir
  116. Bonjour Érica...te achei aqui também
    Sou sua fã e admiro muito sua capacidade de compartilhar o que sabe....isso é um dom, sabia?
    Visito sua galeria no Flickr todos os dias e confesso que vc é minha fonte de inspiração e no meu processo criativo.
    Não deixo comentários todas as vezes,pois acredito que vc se cansará..........rarararararar
    Fico muito Feliz quando vc passa pela minha galeria.
    Não sei se já lhe disse: "A amizade se multiplica quando é dividida" e Papai do Céu nos engrandece mais com isso.
    Deus conserve seu lindo e perfeito dom...."O dom de Criar e o dom de Partilhar conhecimentos"
    À deman
    Bisous
    by Penov

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Lembro sempre de ti, Penov!
      É a querida dos trabalhos fofos e lindos. Adoro seus trabalhos e seu carinho e claro que nunca bloquearia você, pelo amor de Deus!
      Eu amo receber esse carinho fofo sempre! Nunca é demais!
      Obrigada pela mensagem linda! Guardei no coração!
      Beijão.

      Excluir
  117. Parabéns ,estou amando o mundo do feltro e a forma que se dedica que passa o que sabe ...

    ResponderExcluir
  118. oi minha duvida é a seguinte: quando vc faz a guirlanda unindo dois tecidos diferentes, como q vc faz? cola? costura? corta um circulo inteiro + uma meia lua e cola por cima? bjnos amo seu trabalho!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Érica, querida, eu costuro tudo, se colar, é perigoso descolar... por isso faço pontinhos em X.
      Faço um círculo de feltro por baixo e por cima duas meia luas de tecido.

      Uma querida artesã faz de uma maneira tão prática e tão bonita e inclusive fez um vídeo, vou mandar para você o link: https://www.youtube.com/watch?v=yIdycnhyHU0

      Um beijo.

      Excluir
  119. hermoso todos los proyectos, Dios la bendiga por tan bellos aportes

    ResponderExcluir
  120. Obrigado Érica, você é uma pessoa muito iluminada. Através de seus trabalhos que me inspirei para montar a Gatuxos. Estou bastante feliz com suas dicas e sigo elas sempre. Valeu!!!!!! Bjks Joice Brites

    ResponderExcluir
  121. Obrigada pelo elogio, minhas flores!
    Sejam sempre bem-vindos a esse cantinho!
    Beijocas.

    ResponderExcluir
  122. Olá Érica, tentei uma técnica para riscar o tamanho da guirlânda, já que não tenho nem pratos grandes e nem bacias razoáveis rs.
    Basta fazer um compasso de barbante! É só amarrar um barbante em um prego ou prender com um percevejo (tachinhas), a outra ponta do barbante você deixa na medida da borda de fora e depois na borda de dentro, ou vice e versa e amarra em um lápis ou caneta. Daí é só fazer o esquema de um compasso normal, segura no centro e gira a caneta com o barbante esticado. No começo a caneta escorrega, o prego sai do lugar, mas depois pega o jeito =)

    Beijos, sou sua fã, admiro muito tudo o que faz e muitas felicidades para a família q está aumentando S2

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Adorei a ideia, minha flor!
      Eu mandei fazer um molde de acrílico, com dois tamanhos, do tamanho do papelão e do tamanho do risco do tecido.
      Me facilitaram de montão. Eu adorei a sua ideia também!
      Um beijo bem grandão!

      Excluir
  123. Uau, Érica!
    Nesses ultimos dias visitei várias vezes seu blog e fiquei encantadíssima!
    De todos os trabalhos de feltro que tenho visto, de longe o seu é o mais delicado e fofo! :O
    Estou "começando no mundo do feltro" agora (porque quero fazer uns bonequinhos para o niver de 1 ano do meu filho), fiz alguns testes e a dúvida que fica é: Como você consegue fazer esses pontinhos tão pequenininhos! rsrs Incrível!
    Meus parabéns e muito obrigada pelas diversas dicas e pelos moldes!

    Virei sua fã!
    Bjos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ownnnnn... que carinho maravilhoso este, minha flor!
      Olha, os pontinhos ficam por conta de muuuuuita prática mesmo. Com o tempo você vai ver que vai melhorando toda vez que fizer alguma pecinha.

      Beijão grande pra ti!

      Excluir
  124. ERICA
    parabéns pelo seu trabalho e sua generosidade compartilhando os moldes e dicas preciosas!!! adoro paninhos e feltros e vou fazer uma corujinha para ver como me saio, e espero que a minha fique ao menos parecida com a sua, que achei a coisa mais linda do mundo!!!! beijo grande e muito sucesso - salete

    ResponderExcluir
  125. Oi Erica minha vizinha vai fazer festa da fazendinha pro filho ,você não tem os moldes dos bichinhos pra me arrumar .Obrigado Cris.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cris, boa tarde!
      Esses moldes serão disponibilizados aqui no blog quando eu estiver mais calma e com mais tempo.
      Agora estou só no corre-corre esperando a minha filhota.
      Beijocas.

      Excluir
  126. Bom dia querida! amei suas orientações! É sempre bom poder contar com pessoas como você que tem muito a nos ensinar.Parabéns pelo seu belíssimo trabalho e a sua humildade em ensinar para as pessoas...Deus abençoe e lhe capacite a cada dia .Suas orientações irão me ajudar e muito na decoração do quarto de meu bebê.Valeu!!!

    ResponderExcluir
  127. Oi Érica, quero lhe parabenizar tbm por esse trabalho formidável. Estou começando agora e já tenho algumas encomendas, estou totalmente apaixonada por essa arte e muito grata por vc nos ajudar com esse blog.
    Confesso que serei uma visitante assidua, rsrsrs
    Que Deus continue lhe capacitando ainda mais!
    bjus

    ResponderExcluir
  128. Olá Érica, pode ser que você nem venha a saber deste comentário, pois, com tantas ocupações fica bem difícil "me ler".
    Mas, vamos tentar né? Afinal, é pra isso que estou escrevendo.

    Érica, neste mundo tão feio, cheio de coisas e pessoas ruins e egoístas, é um deleite para mim saber da sua existência, ver o seu coração através destes post's maravilhosos, sentir a sua generosidade!
    Você é uma rara criatura, e a princesa Helena foi contemplada por Deus em ter não apenas uma mãe e sim você como mãe e protetora!
    Parabéns por você ter o coração que tem! Isso é lindo!
    Sinceramente eu não sei como eu seria se tivesse todo o seu conhecimento, mas, agradeço por não tê-lo apenas para poder ver o quão lindo é o ato de ser generosa!

    Obrigada por me ensinar, dividir comigo o seu conhecimento, isso é para poucos!

    Beijinhos no seu coração!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Andreza, eu li você! rsrsrs
      Boa noite, querida!
      Fico muito feliz com a repercussão do meu trabalho e mais feliz ainda com os elogios. Meus Deus, quanta honra! Obrigada por tamanho carinho!
      Realmente as coisas estão mais focadas para a minha baby, e quase não tenho tempo de entrar na internet. Mas vire e mexe dou um pulinho aqui. A minha ausência é temporária. Logo volto com novidades!

      Obrigada por dividir sua luz comigo! Elogios são sempre bem-vindos! E eu amo! E me faz crescer sempre!
      Beijos.
      Fica com Deus!

      Excluir
  129. Olá ainda não comecei estou apenas conhecendo e aprendendo para logo começar meus artesanatos. E sabe que estou adorando um trabalho mais lindo que o outro. Estou maravilhada com tanto capricho parabéns!! E muito obrigada pelas dicas, afinal elas valem ouro

    ResponderExcluir
  130. Meninas que visitam o blog com tanto carinho, obrigada pelo elogio!
    Espero que sejam fisgadas pelo bichinho do artesanato e que façam coisas lindas também!
    Um abraço!

    ResponderExcluir
  131. Adorei as suas dicas. Só pra entender. Você coloca a manta acrílica somente na parte de trás da guirlanda?
    Obrigada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Daniele, isso mesmo, só coloco a manta na parte de trás e na frente vai a fibra.
      Obrigada pela visita!

      Excluir
  132. Oi Erica, amei os seus trabalhos, tão delicados e você é muito caprichosa parabéns. Eu queria saber mais sobre esse botão que você usa no nariz dos bichinhos, quantos milimetros e onde mais eu poderia usar? Obrigada ��

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Michelle, boa noite!
      Obrigada pelo carinho! Fico feliz por gostar do meu trabalho. Obrigada!
      Eu usei aqueles mini botões da We Care about, não sei o tamanho, mas são os menores possíveis. Só jogar na internet e você encontra. Você pode usar em tantas coisas, nossa, nas roupinhas e no que você quiser.
      Por nada!
      Beijos.

      Excluir

Seu comentário é bem-vindo! Obrigada pela visita!