sexta-feira, 18 de maio de 2012

PARTE II - Algumas dicas sobre artesanato com feltro!

Olá gente querida!

O avesso do feltro deu o que falar! rs...
Agradeço a visita e os comentários mega carinhosos que vocês deixam aqui, no Flickr ou por e-mail. São vocês que dão aquela injeção de incentivo e ânimo ao meu trabalho!
Obrigada!

Só para explicar melhor, reparem bem nas fotos o lado avesso e o lado direito do feltro para vocês terem ideia qual o lado usar!
Depois da primeira parte de dicas sobre artesanato com feltro (AQUI), vi o tanto que minha caixa de e-mails “pipocou” ainda mais com dúvidas. Então vamos à segunda parte!

Lembrando que essas dicas são as que eu uso no dia a dia para fazer o meu trabalho, não aprendi nada fazendo cursos, aprendi apenas pesquisando na internet e descobrindo algumas coisas por conta própria.

O feltro é um material colorido e com estampas das mais variadas que tomou conta do artesanato em geral, divertido e versátil ele é adaptável à uma série de técnicas e o melhor, é fácil de manipular pois não desfia e não precisa de um preparo anterior, como no tecido e é disso que falarei agora.

1 – O TECIDO NO FELTRO (como fazer para o tecido não desfiar)

A mistura do tecido com o feltro deixa o trabalho muito mais bonito, criativo, hamornioso e dá um toque especial ao trabalho, não fica chapado, se é que vocês me entendem. Na maioria dos meus trabalhos uso o tecido para imprimir essa característica, mesmo porque ainda acho que os nossos feltros estampados não são lá tão bonitos. Eu quero muuuito uns de tons pasteis com bolinhas. E aqui no Brasil ainda não temos! Bom, pelo menos nunca vi. Se alguém viu, por favor, grita aqui!
Pois bem, eu uso Termolina Leitosa na borda do tecido para não desfiar.
Risco o tecido com um lápis e na linha que foi riscada passo um pincel com termolina misturada com um mínimo de água, esse mínimo pode ser 2 a 3 gotas numa tampinha de termolina. Às vezes nem precisa de água, depende muito da consistência dela. Deixo secar bem e recorto depois. Para acelerar a secagem, use o secador! Aí é só casear! O tecido não desfia e o caseado fica muito fofo! Cuidado para não exagerar e passar muito, senão fica duro e difícil de casear! Não passe termolina no tecido todo, senão perde a maciez.

2 – PREENCHENDO COM OUTROS MATERIAIS

Lembram dos passarinhos que eu fiz, AQUI. As asinhas deles não tem enchimento acrílico, eu recortei a asa em tecido e no mesmo tamanho recortei em feltro. Fiz um sanduíche com tecido – feltro – tecido. E a asa ficou mais encorpada! Às vezes uso dois recortes de feltro no meio para ficar mais fofo!

Para o rabinho eu coloquei um papel mais durinho, pode ser cartolina ou um papel mais encorpado que você tenha em casa, como por exemplo o papel que vem nas caixas de cereais. Eles são firmes e ficam muito bom! Eu fiz outro sanduíche com tecido – feltro – cartolina – tecido. Aí você pode modelar! Eu enrolei no dedo sutilmente para dar um acabamento mais fofo e delicadinho!
É vivendo e aprendendo!

3 – UNINDO PARTES COM O CASEADO

Esta é uma das dúvidas que vira e mexe aparece na minha caixa de e-mail!
“Érica, como faço para unir as partes da cabeça se há orelhas entre elas?”
Oh, céus! Oh dúvida!

Eu poderia fazer um vídeo explicando, mas googlei e encontrei na hora.
Olha o vídeo que a querida artesã Priscila Cunha (expect no assunto) fez para ensinar direitinho e acabar de vez com essa dúvida: http://www.youtube.com/watch?v=QpBXqPqCVhc  


Está precisamente no minuto 6:45. Além do que, ela esclarece outros pontinhos também! Não há melhor explicação do que esta minha geeeente, então, treinem muito aí! 

Enfim...

Estou preparando o primeiro fascículo do meu trabalho. Cada fascículo levará o nome Catarina’s onde vou disponibilizar o molde e passo-a-passo dos meus trabalhos! A corujinha que fiz será o primeiro. Este será gratuito. Os próximos terão um custo! Aguardem!

Presentinho pra vocês:

Moldes de muitos bichinhos, inclusive do safari...
Adapte, redesenhe e façam um belo proveito! Guardem nos arquivos de coisas fofas! E façam!
Ah garimpem! Na internet tem muitas fofuras dessas! 
Elefantinho
Elefantinho - Molde
Zebrinha
Zebrinha - Molde
Girafinha - Molde
Girafinha - Molde
Cavalinho
Cavalinho - Molde
Letrinhas - Molde
Letrinhas - Molde
Flores - Molde
Ursinho Tilda - Molde
Bichinhos diversos
Bichinhos diversos - moldes
Cachorrinhos
Cachorrinhos - moldes
Cachorrinhos - moldes
Hipopótamo e Leãozinho
Hipopótamo e Leãozinho - molde
Macaquinho
Macaquinho - Molde
Macaquinho
Macaquinhos
Macaquinhos
Macaquinhos - molde
Ovelhinha
Ovelhinha - molde
Passarinho - Molde

Passarinho - Molde

Passarinho - Molde

Leãozinho

Tigre
Zebrinha
 
E vamos multiplicar o conhecimento! Vamos craftar!
Espero ter ajudado um pouquinho mais!
Beijocas e até às próximas dicas!

123 comentários:

  1. Oi Érica...muito bom os teus moldes,obrigada por compartilhar,era o que nós precisávamos...e teus trabalhos cada vez mais lindos,parabéns. Abraço!!!

    ResponderExcluir
  2. Parabéns teu trabalho é lindíssimo de um acabamento impecável e tua generosidade compartilhando teu conhecimento é muito nobre. Parabéns!!

    ResponderExcluir
  3. OI menina.... que lindo o seu post.
    Estou adorando a suas dicas e nem vou dizer que sou fã do seu trabalho.
    kkkkkkkkk.....tudo que vc faz é muito lindo,e vc é uma das pessoas mais doces que eu já conheci aqui pelos blogs,e no flcikr.
    Eu comprei um livro japones, aquele que tem uma menina na capa com capuz vermelho e um passarinho azul na cabeça.Se caso vc quiser ,eu mando pra você.... tá cheio de moldes legais de bichinhos.....
    Bjinhos.....
    Muito sucesso pra vc!!!!

    ResponderExcluir
  4. Olá pessoas queridas! Que bom que vocês estão gostando das minhas dicas! Do que eu realmente faço nos meus trabalhos! Bom que muita gente que está começando agora fica mais situada em relação a este mundo fofo do artesanato!
    Beijocas.


    Fernanda, eu quero! Eu quero! Manda pra mim! Obaaaaa!

    ResponderExcluir
  5. Ana Amélia Ribeiro18 de maio de 2012 às 15:30

    obrigada pela sua generosidade! Deus te abençõe sempre!
    Aprendo muito com vc!
    Obrigada,
    Ana Amélia Ribeiro

    ResponderExcluir
  6. Érica, meu parabéns o seu trabalho é muito perfeito,lindo mesmo!!Obrigada por compartilhar o seu conhecimento!!!!

    ResponderExcluir
  7. Vou querer todos os Catarina's.....

    Parabéns pelo trabalho...

    Bjuuuu

    ResponderExcluir
  8. Ahhh gente! Me segure que agora que descobri essa série "feltrando com erica catarina" e já estou apaixonada! Professorinha nata! E tá certinha em fazer fascículos dos seus trabalhos! Vai ter o maior público, pode acreditar! Por isso gosto tanto: generosa, delicada e talentosa! Bj bj!

    ResponderExcluir
  9. Thank you very much.
    All figures are very cute and seems very easy.
    My little girl will be happy !!!

    ResponderExcluir
  10. Olá Érica! Mais uma vez amei as dicas e já estou mudando as linhas aqui para testar! Ontem comprei as minhas primeiras linhas de pesponto! Obrigada mesmo por compartilhar conosco seus conhecimentos, eu estou amando!
    Aguardo ver mais fofuras lindas que você faz!
    beijos e ótimo final de semana!

    Att. Evelyn

    ResponderExcluir
  11. Olá Erica, que coisinhas tão bonitas, obrigada pelos moldes. Adorei, vou seguindo daqui de Portugal. Bjs Sara

    decorarereciclar.blogspot.com

    ResponderExcluir
  12. Além de mega talentosa é super generosa! <3

    ResponderExcluir
  13. Erica, querida
    Adorei as dicas e os moldes!!! E minha filha quando viu o cachorrinho do post acima, gritou: quero um!!!!
    um beijo,

    ResponderExcluir
  14. Érica!!! Nós te amamos e o teu trabalho também! Parabéns por tudo e o muito obrigada pelos moldes! Nós babávamos de vontade! kkkkk
    Bjs

    Karine Rizziolli

    ResponderExcluir
  15. Ei meninas bonitas! Que delícia ver todas aqui nesse cantinho tão meu e tão de vocês também! Se acheguem! Vamos tomar um chocolate quente... aqui está um frio gostoso! rs...
    Obrigada pelo carinho!
    Façam aí o que escolherem e manda pra eu ver! Vou adorar vocês dividindo a alegria do que fizeram comigo!

    Ainda bem que as dicas auxiliaram mais ainda quem estava com alguma dúvida! Mandem mais dúvidas, ou dicas! Vou amar dividir tudo com vocês!

    Beijocas.

    ResponderExcluir
  16. Adorei a dica da Termolina para evitar que o tecido desfie!!
    Obrigada por compartilhar conosco suas preciosas dicas!
    Boa semana! Fica com Deus! Ana Yoshida

    ResponderExcluir
  17. Amei seu trabalho mas principalmente sua forma de encarar a vida, repartindo seus conhecimentos com o próximo, é isto que faz a diferença.
    Muitas vezes já tentei entrar em contato com pessoas no flickr fazendo perguntas em relação a alguma dificuldade que encontrei e nunca fui respondida e ficava muito triste.
    Mas como dizem o sol brilha pra todos e acredito que o que vale a pena nessa vida é o que deixamos nela através de nossas atitudes!
    Parabéns e que Deus te abençõe muito!!!

    ResponderExcluir
  18. Ana Paula e Rose, muitíssimo obrigada pela visita no blog e pelo carinho!
    Rose, bola pra frente. Você ganhou mais uma amiga! O que quiser saber, talvez não saberei responder, mas juntas a gente resolve! Beijocas.
    Bem-vinda sempre!

    ResponderExcluir
  19. AMEI AS DICAS, ESTOU APRENDENDO MUITO CONTIGO!!!!!!

    ResponderExcluir
  20. Olá!
    Obrigada por compartilhar estas dicas valiosas! Sobre dividir conhecimento é como diz a antiga musiquinha "Fica sempre um pouco de perfume nas mãos que oferecem rosas..."
    Bjs,
    Tenha uma semana feliz e abençoada!

    ResponderExcluir
  21. Parabéns! Seu trabalho é impecável e delicadíssimo! Para mim, que estou iniciando, é uma fonte de inspiração. Obrigada por compartilhar. Mostra como é uma pessoa generosa. Abraços.

    ResponderExcluir
  22. Qual a letra vc usa nas guirlandas?

    ResponderExcluir
  23. Oi Sirlene!
    Geralmente as fontes que uso estão nos moldes que eu postei.
    E outras vezes, para letras um pouco mais magrinhas eu uso a Hello Kitty Font.
    Esse eu baixei na net!
    Espero tê-la ajudado!

    Beijocas.

    ResponderExcluir
  24. Nossa, teremos fascículos Catarina's? Eu quero! Tô na fila!

    ResponderExcluir
  25. Oi Érica, estou começando a trabalhar com feltros nas horas vagas, pois trabalho em um hospital e adorei as suas dicas e os moldes. Adoro o seu trabalho, é de uma delicadeza sem igual. Meus parabéns por sua generosidade, você é de mais menina. Um grande abraço!!!

    ResponderExcluir
  26. Ei Menina...que lindos são seus trabalhos....parabéns e mt obrigada por disponibilizar dicas e moldes.
    Bjus e estou te seguindo.

    ResponderExcluir
  27. Hola señorita, le escribo desde México y quisiera saber si me permite usted tomar los moldes de los animalitos para hacer un móvil a mi bebé. Tiene un blog hermoso y unas manos mágicas. Gracias por mostrarnos su extraordinario trabajo.

    ResponderExcluir
  28. Olá minhas queridas!
    Agradeço o carinho de vocês em cada postagem!
    Aguardem o Catarina's! rs

    Marianna,
    esteja à vontade para usar os moldes dos animailzinhos. Eles são de uma revista japonesa muito vendida e usada por muitas artesãs! Os moldes que coloco no blog são para todos nós! Aproveite! Puede hacer o "móvil a tu bebé!

    Obrigada pelo seu carinho e comentário! Um abraço do Brasil!
    Seja sempre bem-vinda!

    ResponderExcluir
  29. O que dizer de sua pessoa, linda e maravilhosa, além do trabalho lindo e fofo, vc divide com todos, dá dicas, e ainda passa moldes, p isso é tao querida :)
    Amiga cada dia te admiro mais e mais sua lindona :)
    P isso Deus te faz assim cheia de sucesso pq vc além tudo, divide o que sabe, e admiro pessoas assim, que não guardam p si as coisas, pronto ti adoro ainda mais, cada dia descubro algo que me faz admirar-te mais ainda amiguinha :)
    já copiei os bichinhos, e vou tentar fazer alguns, vou mostrar dps, obrigada p tudo !
    bjssssssssssssssssss
    fica com Deus e em paz

    Dri :)

    ResponderExcluir
  30. Dri, sua linda!
    Você também é muito querida! :)
    Copia os bichinhos e faz bem fofo e me mostra, viu?! Tira foto e manda pra mim! Quero ver as lindezas depois!

    Beijocas.

    ResponderExcluir
  31. Oi querida!
    Nossa! estou encantada com o seu trabalho e com a sua doação!!! É muito bom ver uma pessoa com mãos de fada contar todos os seus segredinhos sem qualquer problema!
    PARABÉNS!!
    Que os anjos estejam sempre ao seu lado!
    Beijos enormes
    Camila

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Camila, linda, obrigada pelo comentário todo fofo! Amém, amém!
      Que os anjos também estejam sempre pertinho de ti!
      Beijocas, flor!

      Excluir
  32. lo primero felicitarla porque hace un trabajo maravilloso, me gusta todo, su creatividad, su delicadeza, su excelente terminación,... es imposible dejar de admirar su trabajo. Yo he empezado a trabajar el fieltro y queria decirle que su trabajo me resulta inspirador y que he realizado algunos trabajos utilizando alguos de sus figuras, espero que no le importe pero es que todo lo que veo suyo lo quiero hacer...gracias por todo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Lorean!
      Toda feliz por ter você aqui! Que bom!
      Pode ficar a vontade para fazer o que quiser utilizando as figuras! É tudo de vocês! É para compartilhar mesmo!

      Abração!

      Excluir
  33. Seu trabalho é maravilhoso, as dicas divinas, sua disponibilidade em compartilhar então!! parabéns pelas obras de artes que você faz!! Estou começando a me arriscar nos feltros, estou amando!!!
    E pra gostar ainda mais de vc, vc tem o nome da minha filhinha, Catarina!!! :D
    Parabéns mais uma vez!!

    Uma dúvida: como vc quantifica o valor do seu trabalho, quanto cobrar por esse ou aquele trabalho?

    beijooos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Carol, que linda você!
      Obrigada!
      O nome Catarina é fofo, né?! hehehhe
      Eu me baseio sempre no ELO7. Depois entra lá para dar uma olhadinha.
      Tem uma variedade de produtos e preços. Tiro a média de lá.

      Beijocas e seja bem-vinda!

      Excluir
  34. Eu sempre olo lá, mas não entendo como algumas pessoas vendem tão baratinho rs.
    Os seus pontos, vc az tudo a mao? São perfeitooos!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Carol!
      Tudo à mão, menina!
      Haja paciência comigo! hehehehe...
      Deus foi super generoso comigo... eu tenho aquela paciência de Jó! kkkk

      Beijocas.

      Excluir
  35. Parabéns mesmo! Tive que ampliar as fotos pq achei que eram costurados com máquina :)
    Posso fazer uma última pergunta?
    Quando tem alguma parte sobreposta sobre outra ( ex, um coração costurado em outra base), o caseado é feito unindo as duas partes ou costurado separadamente e depois colado? ( vi em alguns trabalhos, acho que até nos modelos de moldes que vc passou aqui)
    Obrigada Erica, e parabéns!!

    ResponderExcluir
  36. Como na guirlanda safari? Os bichinhos são colados com cola quente sobre a guirlanda, mas não impede de ser costurados também.
    É isso, flor?
    Se não for a gente explica.
    Beijão.

    ResponderExcluir
  37. Adorei as suas dicas e os moldes.
    Quero felicita-la pelo seu trabalho.

    Cumprimentos
    Beatriz Guerra
    http://beartescomp.blogspot.pt/

    ResponderExcluir
  38. Great stuff many thanks. Can u or any one tell me what is termolina leitosa pleaaaaase :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hello!
      The "termolina leitosa" is a kind of glue, sealer!
      It serves to protect the jobs and prevents fraying in trimming jobs.
      Has colorless finish.

      Link: http://www.clickfios.com.br/termolina-leitosa-100-ml---acrilex/7891153165103/61/1027

      Excluir
    2. many thanks for your reply, btw you are a craft genius! lol, i love your delicacy and neat handwork, very impressive!!
      let me as again can i use any waterbased sealer? i have something called MOD PODGE it's a glue for fabric.

      Excluir
    3. Yes, you can use any water-based sealant!
      I do not know PODGE MOD. I guess you can not use the fabric, but do a test before!

      Kiss.

      Excluir
  39. Erica, seus trabalhos são maravilhosos, postei uma dica sua no pinterest com os créditos. São os mais bem feitos que já vi. Parabéns.

    ResponderExcluir
  40. Seus trabalhos aõ lindos, postei uma dica sua no pinterest com os creditos. Parabéns!

    ResponderExcluir
  41. Dulce, querida!
    Obrigada, que felicidade!
    Beijão!

    ResponderExcluir
  42. estou encantada com essas coisinha lindas, parabens pela sua criatividade

    ResponderExcluir
  43. estou encantada com essa coisas lindas, parabens pela sua criatividades. beijos

    ResponderExcluir
  44. hola erica catarina tu pagina en flickr es fantastica y esta ya ni se diga tus trabajos son hermosisimos te felicito eres fantastica

    ResponderExcluir
  45. OLÁ ÉRICA??!!!QUE BOM TE ENCONTRAR,NEM QUE FOR PRA RELAXAR E DESCONTRAIR...UM ENCANTO SEU TRABALHO,VIU!!! FIQUEI ADMIRANDO POR UM TEMPÃO ATÉ COMPARTILHEI NO FACEBOOK, OS COMENTÁRIOS JÁ COMEÇARAM, SEI QUE VC NEM PRECISA, POIS É CHEIA DE COMPROMISSO.
    MAS FICA AQUI MEU CARINHO E ADMIRAÇAO POR TAMANHA RIQUEZA DE DETALHES EM TUDO QUE QUE FAZ. UM ABRAÇO CARINHOSO, UM BJU!!! ME ESCREVA SE TIVER UM TEMPINHO.
    mluciarn@gmail.com -Lúcia amaria receber um recadinho seu!!!Fk com Deus!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Lucia, que felicidade receber um carinho seu!
      Como não preciso de comentários... menina essa é a minha vitamininha diária! Preciso sim! hehehehe.
      Obrigada pela visita, venha sempre! A casa é sua e a porta está sempre aberta!
      Beijão!

      Excluir
  46. Obrigado por compartilhar os moldes.Tava procurando.
    Bjs.

    ResponderExcluir
  47. Que lindo o seu blog, parabéns. Eu também amo trabalhar com feltro. Seu trabalho é show. ja to te seguindo.

    ResponderExcluir
  48. *Olá Erica, seu trabalho é maravilhoso, agora fiquei empolgada, comecei a fazer feltro, para o niver do meu filho que vai ser agora em março, vai ser do tema circo e fiz palhaços para a criançada, meu marido disse pra mim começar a fazer já que pedi a conta do trabalho pra ficar com o baby, os primeiros não ficarão tão bons, mais os últimos estão bem bonitinhos, que bom que vc partilha conosco seu trabalho, estou inspirada depois de ver seu blog... parabéns pelo lindo trabalho.

    ResponderExcluir
  49. Que delicia de conversa, parece estar do meu lado, beijo com sabor de queijo!

    Aula em forma de mimo <3

    ResponderExcluir
  50. Queridas, que maravilha de elogios gostosos!
    Quanta alegria!
    Desejo muitas felicidades nesse nosso dia! Vamos criar, vamos inventar! Vamos encher nosso cantinho de fofurice ou vamos alegrar a casa de outros tantos que amam artesanato!

    Montão de beijos!
    Érica Catarina

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ai, que vontade de sair caseando, costurando, colando, cortando...enfim, fazendo arte! Mas, eu não sei fazer nada. Somente recortar o molde. Minha mãe borda muito bem. Minha tia pinta belissimamente e eu...mal sei pregar um botão.
      Só que com as suas dicas, tudo parece tão simples que em inspira a querer começar, mesmo já sendo burra véia...rs
      Tô pensando seriamente em fazer algo para o quarto de minha princesa.
      Parabenizo seu capricho e carinho.
      Bjim
      Sandrinha ; .)

      Excluir
  51. Yes Erica, no comentario da Elle termolina leitosa eh o Mod Podge, muito usado aqui na America do Norte por todas que fazem artesanato, ou ela tambem pode usar o Stiffen Stuff spray se nao quiser usar pincel, muito mais pratico, basta uma "sprayzada" em cima da borda do tecido a ser recortado e espera secar ou usa secador de cabelo. Perfect!!!

    ResponderExcluir
  52. Flores do meu jardim! Obrigada por fazer essa guria doida aqui bem feliz!
    Adoro os comentários!
    Sandrinha, tá esperando o quê para começar e fazer parte desse mundo encantado? Família talentosa você já tem, tenho certeza de que pingou talento em você também! Tenta, flor!

    Van, que legal saber que existe algo compatível ou até melhor que a termolina leitosa!!!
    Beijocas.

    ResponderExcluir
  53. Erica, lindo seu trabalho, obrigada por compartilhar essas dicas, gostaria de saber como vc conseguiu o programa ADOBE PHOTOSHOP CS6 ILLUSTRATOR CS6 , baixou pela internet? Se baixou, nos ensine como baixar tbm por favor, desde já agradeço sua atenção, parabéns por tudo,parabéns pelo trabalho.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Del, acho que deve ter a possibilidade de baixar pela internet, no Baixaki, mas meu marido comprou no site da Adobe.
      É caro, mas se juntar uns amigos que queiram também acho que fica melhor dividir.

      Beijocas.

      Excluir
  54. Erica, parabéns. Não trabalho com feltro ainda, mas adorei os seus trabalhos e suas dicas de organização no post anterior. Você falou dos moldes guardados em saquinhos e pastas, já pensou em guardar moldes pequenos em álbuns de porta retrato. Dá para fazer uma álbum-teca bem legal, rsss.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, minha flor, é verdade, antigamente eu guardava em saquinhos nas pastas pretas, agora guardo numa caixa grande, porque vai ficando muito volume mas a ideia de guardar em álbuns é maravilhosa. Adorei, vou fazer um teste!
      Obrigada, minha flor!
      Beijo.

      Excluir
  55. Acabei de ler as dicas... fiquei feliz em saber que ainda existem pessoas generosas nesse mundo...
    Seus trabalhos são maravilhosos...vc é muito talentosa...
    Adorei a dica da termolina na borda do tecido...
    Obrigada...Que o Senhor te abençoe com muita saúde e muito trabalho !!!

    ResponderExcluir
  56. Olá Érica, o seu é de longe o Blog mais maravilhoso do mundoooooooo... Você é maravilhosa, bondade deveria ser o seu sobrenome...rs
    Quero te agradecer por ter compartilhado estas dicas mais do que maravilhosas sobre o trabalho com o feltro, sempre que eu tinha alguma coisa para fazer com feltro, esbarrava em algumas dificuldade e acabava desistindo porque achava muito complicado, mas após ler as suas dicas, minha miga, vejo que pode ser trabalhoso, mas difícil não é não...
    Obrigada pelas dicas, pelos moldes e por me ensinar a dividir o que sei, sim porque além de nos ensinar a trabalhar com o feltro, acima de tudo você nos dá uma aula de espalhar amor e compartilhar a bondade que está dentro dos nossos corações minha linda...
    Peço que Deus a abençoe muito, sempre e cada vez mais... Um grande beijo

    ResponderExcluir
  57. Olá Érica, venho para lhe dizer que o seu Blog é o mais maravilhoso do mundoooooo todo...
    Nunca havia visto alguém passar tantas dicas de como trabalhar com feltro e outros materiais...
    Bondade deveria ser seu sobrenome...rs
    Trabalho com bonecas de pano e EVA, mas algumas vezes tentei trabalhar com o feltro e acabei desistindo porque esbarrava em dificuldades para as quais não encontrava solução, então acabei por deixando de lado e pensava, poxa essas pessoas não nasceram sabendo então porque não podem ensinar... e perguntava, mas nunca recebi respostas e eis que no sábado, dia 06 de julho, por acaso encontrei seu blog, que me fez cair dura no chão com tantos trabalhos lindos, então olhando tudo é que encontrei suas dicas abençoadas para trabalhar com o feltro e eu disse: -Caramba, essa Érica Catarina é boa demais...Enfim, o que quero é lhe dizer obrigada por me ensinar a trabalhar com o feltro, obrigada por postar seu trabalho para me inspirar e acima de tudo, obrigada por me fazer acreditar que no mundo ainda existem pessoas boas de coração aberto que estão prontas a fazer de mim uma pessoa melhor que vai aprender com você a compartilhar o que sabe...também... Um grande beijo e que Deus possa lhe abençoar muito, sempre e cada vez mais...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Licinha, estou tão feliz com o seu comentário, menina! Tão bom ler tais palavras.
      Eu vibro daqui, toda contente e faceira! Viu, pode ser trabalhoso, mas é bem fácil quando a gente pega as manhas.
      Seja sempre bem-vinda, o blog é seu também, flor!
      Um milhão de abraços, flor!

      Excluir
  58. Olá meninas, muito obrigada pelo carinho de todas vocês, fico muito feliz em ter ajudado com o pouco que sei.
    Mil beijocas e voltem sempre, viu!?!

    ResponderExcluir
  59. Estou conhecendo seu blog hoje e fiquei incrivelmente encantada com a fofurice e qualidade do seu trabalho... Super parabéns! Ah, e obrigada pelas dicas, pois estou começando a brincar com feltros... Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Tissiane!
      Fico feliz que o blog tenha atraído os seus olhares.
      Que bom, flor!
      Venha mais vezes!
      E brinque muito por aí, você vai amar!

      Beijocas.

      Excluir
  60. Oi Érica, que encantamento foi conhecer seu blog. Você não tem ideia de quantas pessoas estimula, fazendo este trabalho belíssimo. Eu, particularmente fiquei super entusiasmada a trabalhar com o feltro mais uma vez....sempre gostei mas nunca tinha tempo para colocar em prática com frequência....mas ultimamente parei para pensar mais nas coisas que eu gosto de fazer e que me dar prazer....passei por uma cirurgia de Tireóide no início deste ano que foi tudo bem na cirurgia, mas depois meu corpo reclamou a falta dela rsrs .....e devido a este contratempo, não pude voltar a trabalhar no tempo previsto com o que amo também, com crianças, na educação infantil.....fiquei angustiada de não poder estar trabalhando, exercendo minha profissão.... pois estava passando por mudanças....estabilizando os hormônios....e de repente comecei a procurar blogs, ideias sobre artesanato, feltro que amo e me deparei com o seu, com você e agradeço a Deus por isso, pois despertei, me alegrei ao ver tantas possibilidades, tanto carinho nos trabalhos e pensei..poque não tentar?! Me empolguei, já falei com o maridão e ele super estimulou, já fui na rua comprar uns materiais e vou começar a praticar fofurices começando para a minha filha, com suas sugestões maravilhosas. Parabénsss e continue influenciando pessoas com este dom maravilhoso que Deus te deu. Beijos e sucesso sempre.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Jeune, empolgue-se muito pois o artesanato sempre nos dá essa alegria de poder criar, fazer fofurices e ver muita gente feliz com o que a gente faz. Nossas mãos valem ouro e a criatividade, diamante! rs
      Fico feliz que você esteja desperta e alegre com as possibilidades que o feltro nos dá.
      Não me deixe de fora dessa... depois mostra o seu trabalho, vou adorar ver!
      Mil beijocas pra você!

      Excluir
  61. Erica seus trabalhos são lindos , não vejo a hora de começar a fazer, não vou largar seu blog nunca mais!rsrsrs

    ResponderExcluir
  62. menina,seu trabalho é lindo,um mimo,uma graça,as fotos maravilhosas tudo muito clean e muito delicado,me apaixonei :-) eu gosto de trabalhar com feltro,alguns anos atrás iniciei aprendendo pela internet,pesquisando,visitando blog...o resultado até q. foi 'bonitinho",mas depois desisti,essa semana entrando no blog da círculo,uma moça indicou seu site(a moça do vídeo de como fotografar o nosso trabalho),aí vim te fazer uma visitinha e fiquei encantada,peguei as dicas achei bem interessante sobre os pontos,como ficam bonitos.ah!eu fiz a corujinha que eu tinha pegado o molde outro dia,e estou aprendendo muito com vc.obrigada por compartilhar seu conhecimento,com certeza vc será cada dia mais abençoada por DEUS.um grande abraço.(Tine Bastos)

    ResponderExcluir
  63. Oiii Erica, parabens seu trabalho é lindoooo, perfeito...To tentando fazer o enfeite de porta com passarinho, to seguinto seu pap, só estou com uma duvida a asa do passarinho ela é colada no passarinho ou caseada no passarinho.. Desde ja agradeço.
    E muito obrigada por disponibilizada o seu trabalho lindo pra gente!!
    Bjss Dani

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Dani,
      obrigada pelo carinho!
      Olha, se o passarinho for mais ou menos parecido com esses: http://ericacatarina.blogspot.com.br/2012/12/passarinhada-iluminada.html
      Primeiro caseio a asa e depois colo no corpo do passarinho.

      Se for igual a esse: http://www.flickr.com/photos/ericacatarina/6324194694/in/photostream/
      Eu costurei a asa no corpo do passarinho antes de preenchê-lo.

      Beijão.

      Excluir
  64. Meninas, sejam sempre bem-vindas!
    O cantinho é de vocês!
    Fico muito feliz que tenham gostado do blog!

    Beijocas.

    ResponderExcluir
  65. Reverência

    Muito Obrigada!

    Estou encantada com seu blog,como dizia Hebe, gracinha!
    Gostei da sua dica( termolina ), mas você usa termocolante?, não trabalho com feltro ( ainda), usei suas dicas para o tecido.


    DEUS abençõe tu e tua casa.

    NAMASTÊ!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que linda você...
      Obrigada pelo contato e carinho... eu uso só a termolina, não uso termocolante, nunca soube trabalhar com ele, mas dizem que funciona também, com perfeição. Um dia quero fazer um teste...

      Seja bem-vinda sempre!

      Namastê!

      Beijo.

      Excluir
  66. Eres de las pocas que comparte sus ideas mil gracias thamar1227@yahoo.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Thamar!
      Fico feliz com sua visita!
      Bem-vinda!

      Beijocas e linda semana!

      Excluir
  67. Oi Érica, confesso que nunca gostei muito de trabalhos feitos com feltro. Pra mim ficavam umas coisinhas muito feias e sem graça. A maioria muito mal feita, cheias de defeitos bem visíveis, porém passeando pela net, encontrei um trabalho seu. Fui cavando de cá e de lá e e encontrei seu blog e o Flickr. Menina!! fiquei maravilhada com tanta coisa linda que vc faz. Foi o blog mais perfeito que eu já encontrei. E não é que comecei a me apaixonar pelos trabalhos com feltro?. Até já me arrisquei a fazer uns chaveirinhos, não ficaram tão bonitos e perfeitos como os seus,é claro foram meus primeiros, mas vou me aperfeiçoar pra chegar a fazer igual aos seus,(espero que eu consiga) rsrs. Parabéns pelo trabalho, são magníficos

    ResponderExcluir
  68. Oi Érica!

    Estou absolutamente encantada pelo seu trabalho. Na verdade, aqui reencontrando seu site, já tinha navegado pelo antigo - lembrei quando vi a antiga mascote...rsrsr. As tuas peças são lindas e as fotos valorizam demais o trabalho - tu diz q é iniciante, mas as fotos tão bárbaras!

    Estou iniciando no artesanato, antes era só um hobby: trabalho com lembrancinhas e bolo cenográfico em biscuit, mas estou considerando seriamente me aventurar pelo feltro também! Foi uma motivação ver a delicadeza, capricho e criatividade das suas peças. Realmente me encantaram, pois nunca tinha visto peças tão perfeitas como as tuas.

    Obrigada pelas dicas, vou me empenhar pra chegar perto da qualidade do seu trabalho.

    Me apaixonei por tudo!
    bj e mais sucesso pra vc!

    Tatiane

    ResponderExcluir
  69. sono lucia,italiana, complimenti sei bravissima

    ResponderExcluir
  70. Meninas, tão bom receber um carinho gostoso como os que vocês escrevem aqui! Fico tão feliz, tão honrada!
    E vamos que vamos, fazendo fofurices e aprendendo sempre mais!

    Mil beijocas.

    ResponderExcluir
  71. OI Erica , achei aqui no brasil os feltros estampados da uma olhada...bjus http://busca.bazarhorizonte.com.br/feltro

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oh, minha flor, eu não gosto das estampas dos feltros do Brasil. Não são delicadas e o meu trabalho é nessa linha, com tons bebês.
      Eu conheço essas estampas que você mandou no link, flor, mas não tem nenhuma delicada, já reparou? As únicas que tenho e gosto são as de poá vermelho com preto e de poá rosa com branco. Mais nada!
      Eu estou pensando na possibilidade em comprar feltros nesse endereço, no Etsy: http://www.etsy.com/pt/listing/67896823/2-printed-multi-colored-polka-dots-felt?ref=shop_home_active_3
      http://www.etsy.com/pt/listing/74003383/felt-fabric-20-pastels-collection?ref=shop_home_active_4
      http://www.etsy.com/pt/listing/62591695/5-colors-felt-set-pink-mix?ref=shop_home_active_12
      http://www.etsy.com/pt/listing/67899377/6-printed-multi-colored-polka-dots-felt?ref=shop_home_active_20

      Demoram muito para chegar, mas chegam!
      Beijocas.

      Excluir
  72. Grazie, per i tutorial. Blog meraviglioso.
    Buona giornata. Donatella

    ResponderExcluir
  73. Ola, tenho uma dúvida, como VC faz pra costurar a cabeça com o corpo, por exemplo o elefante , o leão...
    Agradeço a ajuda e atenção...
    Por favor me mande o passo a passo pelo meu email
    Mariaclaracostanascimento@gmail.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Flor, eu não posso te mandar um passo a passo, pois é simples e daria trabalho para eu fazer.
      Eu conto por aqui mesmo: eu colo com cola quente. Fica muito melhor e a cola quente é ótima para o feltro, não descola de jeito nenhum.

      Beijocas.

      Excluir
    2. Vc é uma inspiração pra mim... Lindo demais tudo o que faz! Estou querendo fazer a decoração do quarto das minhas filhas com o tema bailarina. E queria fazer uma bailarina do molde que vc disponibilizou. É assim que uni a cabeça ao corpo, com cola quente?

      Excluir
    3. Milena, querida, obrigada pelo carinho! :)
      Eu sempre uso cola quente, mas você pode costurar também, viu?!
      Beijocas.

      Excluir
    4. Obrigada Érica! Como sempre gentil em nos tirar dúvidas! Beijos

      Excluir
  74. Hoje conheci o seu blog. Muito lindo.
    Parabéns por seus belos trabalhos e por sua generosidade de compartilhar com todos.
    Muito sucesso para você!!!!!

    ResponderExcluir
  75. Olá, amo seu blogger!! tenho uma dúvida, o que seria melhor para enchimento a pluma siliconada ou o acrilon?



    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Larissa, obrigada por vir visitar o meu cantinho, menina!
      Olha, continuo falando que a fibra siliconada ou não é o melhor para preenchimento.
      Se você procurar acrilon na internet vai encontrar uma manta, não fibra.
      Ela serve mais para fazer trabalhos planos, como patch e quilt.

      Beijão.

      Excluir
  76. Olá Catarina! Só tenho a agradecer! A D O R E I todos os teus trabalhos e admiro muito a tua capacidade em distribuir conhecimento e dicas para as iniciantes como eu.
    Beijão!
    Aline

    ResponderExcluir
  77. Meu Deus maravilhoso o seu trabalho é lindo de mais Érica isso tudo feito a mão me encentiva muito a fazer pois os meus tbém é feito tudo a mão....

    ResponderExcluir
  78. Erica to tendo dificuldades em deixar as bonecas de feltro em pé, você pode me da alguma dica?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu já dei essa dica, minha flor.
      Veja na aba Perguntas Frequentes, abaixo do cabeçalho do blog.
      No tópico 1.
      Beijocas.

      Excluir
  79. Seu blog é muito lindo! Gostaria que vc me desse uma dica. Meus animais e bonecas de feltro ficam logo muito feios com as brincadeiras das crianças. Há como proteger, aumentar a durabilidade? O brigada por me ajudar! Parabéns!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, é inevitável o feltro não ficar feio, ainda mais com muito manuseio. Por isso todos os objetos que eu faço são somente para ornamentação.
      Mas tem uma moça que já engomou o feltro, segue o link: http://ericacatarina.blogspot.com.br/2012/05/algumas-dicas-sobre-artesanato-com.html
      Veja o comentário 169 e entre em contato com ela, minha flor. Acho que você vai gostar!

      Excluir
  80. Oiii Érica, adorei as dicas, mas uma duvida o video que você postou junto não consigo ver diz q o video é privado. O pq será q não roda pra mim?

    ResponderExcluir
  81. Olá Érica ! Primeiramente quero te agradecer por tudo que aprendi aqui com vc. Agradecer a Deus por existirem pessoas como vc, que dispõem de seu tempo para se dedicar a algo tão maravilhoso : compartilhar o que sabem ensinando o mundo! Vc não sabe quantos sonhos alimenta, quantas oportunidades de trabalhinho extra, ou mesmo ganha pão para muitas mulheres vc proporciona. Sem falar do encantamento e da alegria só em ver coisas bonitas feitas por mãos de fada : VOCÈ. Muito obrigada por tudo. Infelizmente, o vídeo que vc indicou acima, é privado. Quem sabe poderei achar outro...Bem, mas eu escrevi mesmo pra te dizer que admiro muiiiiiiito seu trabalho delicado e lindo. Desejo que vc continue encantando todo mundo que te visita, como eu que não consigo mais sair de seu blog, rs... Muita saúde pra vc e sua linda família. Beijos, Regina São Paulo-capital

    ResponderExcluir
  82. Regina e Joana, obrigada pelo carinho de vocês. Que bom que as dicas serviram. Fico feliz!
    Quanto ao vídeo, realmente eu não posso fazer muita coisa. A Priscila resolveu deixar privado.
    Um beijo, um cheiro, meu e de minha Heleninha.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Érica, tbm fiquei chateada com a privacidade do vídeo, por isso encontrei este que achei bem explicadinho: https://www.youtube.com/watch?v=dTOu3aIOr_s Obrigada por compartilhar sua experiência!

      Excluir
  83. ESTOY MUY CONTENTA DE HABER ENCONTRADO ESTA PAGINA SALUDOS DE PERÚ Y GRACIAS POR COMPARTIR SU ARTE BESITOS

    ResponderExcluir
  84. Ola Érica, tudo bem?
    Estou muito tentada em entrar no mundo dos feltros.
    Estou só bisbilhotando seu blog!!
    Não consegui assitir o video, diz que é privado.
    Vc me indica algum outro?

    Muito obrigada e Parabéns pelo seus lindos trabalhos.

    Marina

    ResponderExcluir
  85. Marina, olha o comentario 109. A Sabrina encontrou um. OBAAA!

    ResponderExcluir
  86. Yo vivo en los Estados Unidos y tengo dos nietos, me encanta su trabajo y la generosidad, con que lo comparte, gracias, Mireya

    ResponderExcluir
  87. Maravilhoso o seu blog e dicas e tutoriais e tudo! Parabéns!

    ResponderExcluir
  88. thanks for all the tips and the templates. really like your blog :)

    ResponderExcluir
  89. Érica, parabéns pelo seu trabalho... é uma motivação para mim. Estou saindo de um depressão e seu blog é muito maravilhoso e suas dicas maravilhosas... Até fiz uma bonequinha parecida com minha filha que se chama Helena. Continue sempre arrasando.

    ResponderExcluir
  90. Olá Erica! Parabéns pelo seu trabalho.
    Você também também usa termolina no feltro para que não crie bolinhas?
    Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Paula!
      Obrigada!
      Eu não uso termolina no feltro não. Acho que perde a maciez da peça.
      As bolinhas com certeza irão surgir, mas a gente pode deixar a peça sem as temíveis bolinhas com a ajuda de uma gilete.
      Beijo.

      Excluir
  91. Érica parabéns , seus trabalhos são lindos, estou encantadas com todos. Vou tentar fazer alguns!!! bjoooo

    ResponderExcluir
  92. Sei que esse post é antigo, mas está sendo muito útil para mim, pois estou aprendendo agora a trabalhar com feltro e você tem dicas super simples para quem está iniciando.

    ResponderExcluir
  93. Erica, o video http://www.youtube.com/watch?v=QpBXqPqCVhc não está mais disponível. Tem algum outro link?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tem vários vídeos no youtube falando sobre o caseado de união ou caseando entre as partes: https://www.google.com.br/search?q=caseado+de+uni%C3%A3o+v%C3%ADdeo&ie=utf-8&oe=utf-8&client=firefox-b-ab&gws_rd=cr&ei=B38UWabvBoevwATM9oTQDg
      Só escolher um.
      Boa sorte!

      Excluir

Seu comentário é bem-vindo! Obrigada pela visita!