segunda-feira, 7 de maio de 2012

PARTE I - Algumas dicas sobre artesanato com feltro!

Olá gente querida!

Tenho recebido muitos e-mails com algumas dúvidas de quem está começando a trabalhar com as artes manuais, inclusive o feltro. Questões do tipo: qual o material que eu uso, as linhas, tesouras, cola... e por aí vai. Eu nunca fiz cursos, aprendi fuçando a net e só compro materiais de trabalho num lugar chamado Taguacenter (parece uma míni 25 de Março), perto de onde moro. Não uso máquina de costura, tudo meu é feito à mão mesmo, o que é um diferencial no meu trabalho. Demora mais para ser feito, mas prefiro assim.

Cada um têm suas particularidades para trabalhar com o feltro e tecidos. Eu tenho as minhas. Não sou expect no assunto, mas vou mostrando aqui e em futuros posts sobre tudo o que eu uso, sem mentiras ou frescuras e sem esconder o ouro! Aprendo muito com a vida, com outros artesãos e quem sabe poderemos aprender juntos.




 1 – O FELTRO


Você pode não acreditar, mas o feltro tem o lado direito e o avesso. O lado mais grosseiro, felpudo e furadinho é o lado que você vai riscar. Este lado é o avesso! Têm alguns feltros que são mais difíceis de descobrir, então você terá que testar, puxar um pouco com a ponta dos dedos para saber qual lado é mais felpudo! Um trabalho feito do lado errado do feltro provoca muito mais bolinhas e não fica esteticamente bonito. Fique sempre atento(a)!

Eu uso muuuuuito o feltro Santa Fé e alguns do Estilotex.



2 – LINHAS e AGULHAS


As melhores linhas para casear, alinhavar são as linhas de pesponto ou as de meadas. Uso um fio de linha de pesponto na agulha ou dois fios de linha de meada. Eu uso muito mais as de pesponto, pelo fato do trabalho sair mais limpo e ele não embola no caminho, como as de meada. O problema é que as linhas de pesponto não vem numa infinidade de cores, como nas meadas. Oh dó!


Nunca usei linha de costura, acho muito fininha e não valoriza muito o trabalho.

As linhas que eu uso são as de pesponto da Costuratex e Drima e meadas da Círculo e Anchor Mouline. Essas com cores maravilhosas

Quer aprender a casear? Este vídeo ensina: Ponto Caseado

Sempre uso agulha para costura comum. Tem ponta fina e entra melhor no feltro. Eu uso da marca Aquarela, número 7 ou número 8. Mas isso não é um conceito a ser seguido, o melhor é ver qual te satisfaz mais na hora da costura.



3 – PARA RISCAR


Quando você for riscar um molde, use o que mais te agrada, pode ser um lápis bem macio, HB, ou uma caneta que apaga o risco depois ou até mesmo uma caneta comum. Eu prefiro e uso marcador permanente da Acrilex com a ponta bem fina. Sempre tenho nas cores marrom, preta e vermelha. Uso mais a de cor marrom. Na hora do corte é só cortar o que foi riscado para o trabalho não ficar marcado. No caso do feltro preto ou marrom escuro, eu risco com lápis de cor ou caneta gel pastel branco da Toke e Crie. Fica uma beleza! 


4 – TESOURAS


Uso somente as tesouras da Mundial para cortar feltro.


Tesoura pequena: Tesoura Mundial 668-4 1/4" (Ela é pequena e corta maravilhosamente coisas miudinhas, pequeninas).

Tesoura grande: Tesoura 660-8 1/2": Esta tesoura serve para cortar tudo, de tecido a feltro, mas nunca é bom misturar. Serve para cortar as peças maiores.


Sempre tenha umas 5 a 6 tesouras de diferentes tamanhos em casa, de preferência com pontas finas. Vai te ajudar muito. E sempre separe as que são para o feltro e as que são para o tecido e papel para não perder o corte.


Agora, quanto aos cortadores, nunca os utilizei. Mas quero um dia obter aquela super máquina que quase todos têm a Big Shot Sixxiz. Ela têm facas que cortam de papel a feltro, couro e tudo o mais. É uma mão na roda. (Meninas, tenho que falar... ganhei a MINHA BIG SHOT de presente do maridão. Ai que loucura! Iupiiiii!)


Olha o que ela faz. Dê uma olhadinha no link: Sizzix Big Shot


O problema é que as facas (cortadores), já vem prontas e de um tamanho já estabelecido. Eu queria mesmo para fazer florzinhas pequenas e bolinhas. Já que eu perco um tempo muuuuito grande cortando cada pecinha. Mas vale muito a pena!




5 – MOLDES


Para fazer um molde, você deve saber desenhar ou se não souber você pode recorrer ao google para garimpar um molde que já exista. A vaquinha que está na foto, por exemplo!


Você vai ampliar o molde do tamanho que desejar, imprimir e passar para um papel mais durinho.


Eu uso muito frequentemente o acetato ou chapa de radiografia, aposto que você, algum parente ou amigo deve ter guardadas em casa. Deixe as chapas de molho na água sanitária e sabão em pó de um dia para o outro e lave com uma bucha. Para sua proteção, use luvas!


O molde de acetato dura muito mais tempo e não corre o risco de deformação, como no molde de papelão. Se não encontrar, faça de papel cartão.


Organize-se! Guarde os seus moldes. Você precisará deles depois.

Tenho uma gaveta repleta de moldes, todos guardados em saquinhos de celofane e com nome do trabalho em cada um. Exemplo: Bichinhos fazendinha - vaquinha.

Outra forma de guardá-los é numa pasta com plásticos.



6 – COLANDO


Para colar o trabalho em qualquer que seja a superfície, um bichinho numa guirlanda, uma florzinha, letrinha ou lacinho, sejam cautelosos!


Eu uso cola quente para tudo, em especial trabalhos grandes, aperto um pouco para aderir bem e pronto! Por exemplo, a cabeça da vaca no corpinho: cola quente! Ela é maravilhosa e cola mesmo! Não adianta tentar desgrudar! Para desgrudar, uma dica: use secador de cabelos no modo quente.


Uso a cola universal, a pegamil ou Super Cola Universal Tekbond ou UHU  para colar coisas bem pequeninas, detalhes bem miúdos, mas nada impede de usar a cola quente também que eu adoro!

Nunca achei outras melhores. É só ponderar na hora de colar, muita calma nessa hora. rsrs...


Organize-se para fazer as coisas com calma e exatidão para o trabalho sair bem feito.


Em vez de colar um botãozinho, prefira costurá-lo! Vai ficar muito mais fofo!

Guarde seus materiais de trabalho. Há caixinhas, cestos, baús, potes de vidros para isso!

Lave sempre as mãos, o suor e a poeira estragam o trabalho!

Limpe sempre seu cantinho de trabalho!


Enriqueça de ideias, leia, aprenda coisas e técnicas novas, atualize-se. Procure aprender o que de fato gosta. Internet, revistas, feiras, exposições, livrarias e os amigos estão aí para isso! Há muitos meios de aprendizado! •Ü•



E vamos multiplicar o conhecimento!
Espero ter ajudado pelo menos um pouquinho!
Beijocas e até às próximas dicas!

315 comentários:

  1. Oi amiguinha...acabei de ler suas dicas...para trabalhar c/ feltro...
    Menina feltro tem avesso,eu não sabia.
    Suas dicas foram ótimas adorei! obrigada por ser assim, tão carinhosa com a gente... vou dormir sabendo mais um pouquinho...Boa noite minha queridinha. Bjoss :)

    ResponderExcluir
  2. Oi Erica
    Antes eu fazia ponto cruz, mas agora estou partindo para lembrancinhas, inclusive com feltro (não resisti hehehe). Seu trabalho é maravilhoso e vc é muito generosa de compartilhar seu comnhecimento e experiência ♥.
    Bjk

    ResponderExcluir
  3. Sou tua fã número 1! Tô viciada no teu trabalho e na sua generosidade... Uma pessoa que trás aos nossos olhos coisas tão lindas, só pode estar repleta de coisas boas por dentro. Adorei as dicas. Tinha muita coisa que queria saber mesmo. Bjs
    Karine Rizziolli

    ResponderExcluir
  4. Oi Érica, nossa parabéns por mais essa iniciativa! Para pessoas como eu que estão iniciando no artesanato com feltro suas dicas são importantíssimas, pois realmente, essa do avesso e direito eu não sabia, e as vezes os trabalhos ficavam meio feinhos mesmo, mas eu achava que era pela qualidade do feltro, na cidade onde eu moro(pequenina..)não tem muitas opções de marca, tenho que me virar com a que tem por aqui mesmo. Estou começando um blog, mas também sou iniciante e ainda estou descobrindo a usar as ferramentas. Que Deus te abençoe cada dia mais e muito sucesso pra vc!

    ResponderExcluir
  5. Olá Érica! Amei as dicas! Nem todo mundo sabe que o feltro tem avesso e nunca vi uma explicação tão boa quanto à isso.

    Adorei as dicas, principalmente da cola pergamil, eu nunca usei uso a cola quente, mas sofro as vezes rs...

    obrigada mais uma vez por compartilhar conosco suas dicas.

    obs: Eu também não tenho uma bi shot! Eu queria muito!

    beijos e sucesso sempre!

    Att. Evelyn

    ResponderExcluir
  6. Me animei a fazer artesanato vendo o seu blog, ele é inspiração pura! Obrigada pelas dicas úteis e maravilhosas, muita coisa eu queria te perguntar e tinha vergonha acredita?? kkkkkk
    Beijos.
    Nicole Santos

    ResponderExcluir
  7. Parabéns pelo seu trabalho, é lindo demais!!!!

    Amei as dicas e anotei tudo direitinho....

    Beijinhos!!!

    ResponderExcluir
  8. Olá gente querida!
    Que bom gostaram das dicas! Fiquem atentas que terão mais, ok?!
    Se eu puder ajudar é só enviar um e-mail que eu vou juntar as dúvidas de todas e escrevo outro post sobre o assunto!
    Beijocas.

    ResponderExcluir
  9. Uma ajudinha profissional é sempre bem vinda!!!! Obrigada menina linda!
    Sempre tão atenciosa!
    Beijos.

    ResponderExcluir
  10. Oi Érica! Faz uns 2 meses que conheci seu blog e o seu trabalho, mas ainda não havia comentado. Amei as dicas que você deu,obrigada! Eu era uma que não sabia que o feltro tinha avesso... tenha uma ótima semana e parabéns pelos trabalhos lindos! =)

    ResponderExcluir
  11. Kikita do Céu!! Mas como é que eu nunca tinha visto o blog?????????????? Como???? E esse molde eu tenho e nunca pensei que ficava tão fofo. Bjosssss

    ResponderExcluir
  12. Meninas queridas, voltem sempre! A casa é de vocês, digo o blog!
    Beijocas!

    Paulinha, fica fofa essa vaquinha, né?!
    Tudo é questão de colocar personalidade nos nossos trabalhos! Beijos.

    ResponderExcluir
  13. Olá Erica, se você não coloca o link para seu blog lá no flickr eu não saberia desse espaço maravilhoso que você tem por aqui.

    Li e reli suas dicas e elas serviram como uma luva para mim, que estou começando agora nesse mundo encantado do artesanato com feltro, tecidos e aviamentos...amei e já favoritei para vir buscar inspiração sempre, sempre, sempre.

    Já falei o quanto admiro seu trabalho e suas criações fofíssimas, né? pois é, não custa nada repetir: Amo seu trabalho, menina.

    Quanto à dica sobre os comentários nos blogs, eu também acho uma perda de tempo horrível ficar digitando aquelas letras e sempre que vou enviar, dá pau...rs. Acabo perdendo o entusiasmo em comentar. Tenho blogs no wordpress e não encontrei a opção que você citou. Já fucei em tudo que é lado nas minhas configurações e nada. Não sei se meu blog obriga o leitor a inserir as benditas letrinhas...vou ficar atenta a isso.

    Adorei tudo por aqui.
    Nos vemos por aí, em alguns cliques, pixels e urls desse mundo louco.

    Amanda Paz
    Funny Amandita

    ResponderExcluir
  14. Erica, adorei as dicas.
    Eu particularmente não gosto de riscar o feltro, gosto de prender o molde que corto no sulfite com alfinetes e recorto em volta.
    A dica para tirar as letras de verificação também foi ótima, eu deixo de comentar nos blogs que tem isso, acho uma perda de tempo enorme.

    Bjks carinhosas e parabéns pelos seus trabalhos.
    Eli

    ResponderExcluir
  15. Oi Érica, já era sua fã...agora mais ainda. Depois de ler tantas sugestões compartilhadas com nós, artesãs, iniciantes ou não. Eu estou com vc.... também acho que temos que dividir o que temos, o que sabemos.... parabéns pela sua generosidade. Beijos...agora estarei sempre por aqui...

    ResponderExcluir
  16. Incrível como sempre! Admiro muito seu trabalho e agora ainda mais sabendo que por trás dele há alguém tão gentil e generosa.
    Sou iniciante, mas tenho me dedicado mto a esse novo mundo de feltro e coisas belas. Abraços. Laureliz

    ResponderExcluir
  17. Meninas, obrigada e bem-vindas sempre! O cantinho também é de vocês!

    Amanda, você é uma linda! Obrigada pelo carinho e os seus trabalhos são de encher os olhos com tanta ternura!
    Infelizmente, quanto às configurações do Wordpress não tenho muito conhecimento, mas vamos fuçando, né?!

    Elisangela, menina, eu também não risco quando é um pouco maior, prefiro cortar junto com o molde, mas se são peças bem miudinhas, não tenho para onde correr, o jeito é riscar mesmo! Dá mais trabalho, mas vale a pena! Um beijo carinhoso para ti. Seu espaço é simplesmente maravilhoso!
    Beijocas.

    Paula, que linda você! Sempre tão carinhosa comigo! Amei seu cantinho! Tudo de bom e muito sucesso!

    Laureliz, bem-vinda, flor!
    No que eu puder ajudar, estarei por aqui! Qualquer coisa também peço ajuda pra ti!
    Seu blog é simplesmente encantador!
    Beijocas.

    ResponderExcluir
  18. maravilhoso suas dicas. Muito obrigada. Fique com Deus.

    ResponderExcluir
  19. Olá Erica como vc faz com as miçangas dos olhinhos ficarem fundinhos. Amo seu trabalho !!!! Pura inspiração !!!!! Rosangela

    ResponderExcluir
  20. Olá Erica !!! Sue trabalho é inspirador. Gostaria de saber como faz com os olhinhos para ficarem tão fundinhos.BJUS!!!! Rosangela.

    ResponderExcluir
  21. Silvana, querida, bem vinda!

    Rosa, aqui tem um link bom para você saber. A única diferença é que eu não amarro atrás, só passo umas 3 vezes a agulha pela miçanga e arremato puxando bem o fio.

    Mesmo assim, dê uma olhadinha no vídeo que eu encontrei: http://www.youtube.com/watch?v=Y70w1qjKAQQ

    Beijos.

    ResponderExcluir
  22. Você é muito generosa! Obrigada fadinha do artesanato!

    ResponderExcluir
  23. oi erica
    como sempre maravilhoso seu trabalho e obrigada por compartilhar seu conhecimento
    eu adoro passar aki e ver o seu trabalho que me inspira mas ainda nao fiz nenhum tentei fazer um nome mas nao acertei no corte mas nao vou desistir quero um dia quem sabe poder fazer peças lindas como as suas e vou ter que treinar muito pois seu trabalho simplismente é lindo parabens
    beijos
    jack

    ResponderExcluir
  24. Parabéns pelo seu trabalho é simplesmente maravilhoso, sempre que vejo uma postagem sua tenho vontade de sair correndo pegar minhas agulhas e linhas, é inspirador, e suas dicas ótimas, mta generosidade sua, mto sucesso pra vc...bjinho

    Patrícia Oliveira

    ResponderExcluir
  25. Q gracinha, sempre compartilhando!!!
    Mesmo pra quem ja trabalha com feltro eh sempre bom saber um pouquinho mais...Parabens, seu trabalho est'a cada dia mais lindo!!!
    bjs,
    Deborah Dias

    ResponderExcluir
  26. Obrigada por compartilhar menina linda!!!!

    ResponderExcluir
  27. Adorei as dicas..principalmente quanto aos comentários nos blogs...aquelas letrinhas todas ninguém merece..rs..bjins

    ResponderExcluir
  28. Oi Érica, já te admirava pelo talento, agora ainda mais pela generosidade por vc compartilhar dicas tão preciosas, a do avesso do feltro achei incrível, trabalho muito mais com tecido mas também uso feltro em algumas coisas...Obrigada e que Deus te abençoe sempre, bjo.

    ResponderExcluir
  29. Olha aí a minha injeção diária de ânimo e incentivo: VOCÊS!

    Obrigada, pessoas queridas! Mesmo não as conhecendo pessoalmente sei do imenso carinho que têm pelo meu trabalho! E repartir é sempre bom, né?

    Já escrevi para muitas famosas nessas artes e nunca obtive respostas, aí pensei, quer saber, vou correr atrás, estragar material, testar e fazer do meu jeitinho, criar situações, aprimorar outras... e assim foi!

    Aprendi na marra, então repasso com carinho, afinal, que concorrência o quê? Esse mundo é grande demais para sermos tão egoístas! Cada um com seu espaço e todos felizes!

    E tenho certeza de que se eu um dia precisar de vocês, poderei gritar daqui! E se eu não der conta de tantas encomendas, sei a quem passar, vocês, é claro! :)

    Aguardem as próximas dicas!
    Uma beijoca!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Érica, fiquei encantada com seu trabalho. Criatividade com delicadeza e primor na feitura. Parabéns!
      Estou apenas começando nessa arte do feltro e toda dica e experiência é super bem vinda.
      Obrigada pela sua generosidade.
      beijos,
      Sandra

      Excluir
  30. Oi linda obrigada pelas dicas, pessoas especias como você não tem medo de dividir com ninguém você é especial por isso
    faz coisas tão lindas, grande beijo!!!!!

    ResponderExcluir
  31. Parabéns pelo seu trabalho e muito obrigada por compartilhar suas dicas com quem está começando.
    Que Deus te dê muita inspiração e criatividade para seguir com essas coisinhas lindas por muitos e muitos anos.
    Beijokas
    Jac

    ResponderExcluir
  32. Oi Erica
    A Keren, do Amora's me falou deste post e vim dar uma olhadinha. Dicas super legais, viu?
    A minha única encrenca é com a cola. Eu sempre brigo com ela e acabo costurando tudo, mas tem alguns detalhes que não tem jeito... bom, um dia eu faço as pazes com a cola... rsrs
    Para riscar o feltro tenho usado giz de cera. Eu não sei se funciona com todas as marcas, a que eu tinha aqui era daqueles escolares baratinhos, experimentei e deu um traçado legal, e sai depois se o recorte entortar um pouquinho.
    bjo e obrigada por compartilhar tua experiência

    ResponderExcluir
  33. Gostei demais deste post! É muito bom comparar o que fazemos com os outros e aprender coisas novas, um estalo, ver se estamos mesmo no caminho certo! Você é muito querida, èrica!

    ResponderExcluir
  34. Kátia, Jacqueline, Lilian, obrigada pela visita e pelas dicas! Que bom que estamos todas no mesmo rumo! E sempre aprendendo umas com as outras! O mundo é grande e todos nós com os nossos talentos podemos repartir, né?! Assim muitas artesãs não ficam sobrecarregadas nos seus trabalhos e eu posso indicar vocês, mestras ou alunas quando estiver muito atarefada por aqui! rs...

    Beijocas.

    ResponderExcluir
  35. Awesome post, where is the rss? I cant find it!

    ResponderExcluir
  36. Maravilhosas as suas dicas... muito obrigada! acabei de criar um blog e estou aprendendo tudo sozinha,com revistas ou na net. Se vc for ao meu blog será a primeira a participare uma honra para mim. Beijos
    http://ateliermimoseartes.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  37. Maravilhosas as dicas...acabei de fazer um blog e ainda estou me familiarizando para administrá-lo bem.
    Se vc me visitar e se tornar participante do meu blog, ficarei honrada viu? Beijos
    http://ateliermimoseartes.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  38. Muito lindo seu trabalho adorei,suas dicas!!PARABENS!!!!

    ResponderExcluir
  39. èrica , sou fã de seus trabalhos, são perfeitos, vc é super criativa, muuuuito caprichosa e generosíssima por dividir conosco seus conhecimentos. Lí suas dicas para trabalho com feltro, e tenho uma dica pra vc, cortadores de couro redondo (ferramenta de sapateiro) tem de todo tamanho, dá pra fazer flores miudinhas bem delicadas...afinal de contas é difícil cortar um círculo bem redondinho né? Espero que goste da dica. Um abraço, Rose Ane.

    ResponderExcluir
  40. Rose, que dia maravilhosa!
    Vou tentar!
    Beijocas!

    Obrigada, gente bonita!
    Obrigada pelo carinho de vocês!

    ResponderExcluir
  41. Oi Érica! Estou encantada com o seu trabalho!É tudo muito lindo!
    Onde você compra seus feltros?

    Beijos!

    ResponderExcluir
  42. Brenda, eu compro aqui perto da minha casa.
    Um lugar chamado TAGUACENTER, em Taguatinga - Brasília.
    É uma reunião de armarinhos, papelarias, lojas de tecidos, loja de doces, aviamentos... muito bom. Tem de tudo! É uma mini 25 de Março, mas não tão mini. rs...

    Obrigada pelo carinho!

    ResponderExcluir
  43. Obrigada, Érica, adorei suas dicas! Mesmo pra quem já trabalha com feltro, é sempre bom ver as dicas de outro artesão. Seu trabalho é maravilhoso e me inspira! Bjs e tenha uma linda semana!

    ResponderExcluir
  44. Marley Cristiane Ribeiro2 de agosto de 2012 às 17:13

    Você é nota 1000!!!!
    Muito obrigada por tudo!!!!

    ResponderExcluir
  45. Parabéns pelo seu trabalho e suas dicas. Vou usar várias delas nas coisinhas que estou fazendo para meus sobrinhos que estão a caminho.
    Muito obrigada

    ResponderExcluir
  46. Parabéns pelo seu trabalho e sua dicas, vou usar várias delas para as coisinhas que estou fazendo para meus sobrinhos que estão a caminho. Não tenho muita experiencia nisso, então seu blog veio a calhar.
    Muito obrigada!

    ResponderExcluir
  47. Meninas, obrigada vocês pelo carinho e visita!
    Beijocas.

    ResponderExcluir
  48. Agradeço por vc ter a humildade de dividir seus conhecimentos com todos.

    ResponderExcluir
  49. Dicas muito boas! Obrigada por compartilhar!
    Abraço.

    ResponderExcluir
  50. Ótimas dicas! Obrigada por compartilhar!
    Abraço.
    Fabiana

    ResponderExcluir
  51. Obrigada a todas pelo carinho constante aqui no meu cantinho!
    Abração e beijocas a todas!

    ResponderExcluir
  52. Olá moça bonita, conheci há poucos dias seu trabalho maravilhoso através do Facebook e não resisti para conhecer logo o seu blog, e estou maravilhada! A sua generosidade em compartilhar o que sabe é bem próprio de uma pessoa amadurecida. Adorei tudo e vou ser sua seguidora. Trabalho com feltro fazendo peças para presentear os de casa e amigas, ainda não me atrevo a vender, quero me aprimorar mais e seguindo seu blog sei que vou aprender muito. Um grande abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que delícia de visita, Katia!
      Seja bem-vinda sempre!
      Qualquer coisa estarei aqui para ajudá-la!
      Beijos.

      Excluir
  53. Mulher.. eu já era fã do teu trabalho, mas agora descobri que sou sua fã também!
    Dividir todo esse conhecimento não é pra qualquer um não.. a maioria guarda a 7 chaves..
    Eu adoro fazer artesanato, mas não tenho UM só que eu goste, gosto de vários, inclusive trabalhar com feltro, e amei suas dicas..
    Super obrigada por compartilhar!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hehehehehehe... menina que linda você!
      Obrigada pelo carinho, eita, eita! Adorei cada palavrinha!
      Realmente tem gente que não gosta de dividir pois pensa perder cliente. Bobeira... tanta gente por aí, né?
      Eu gosto também de tudo quanto é de artesanato, mas adotei o feltro como o meu preferidinho! rsrs...

      Beijão pra tu, flor!

      Excluir
  54. eu já era fã agora muito mais ... obrigada, adorei as dicas!

    ResponderExcluir
  55. Admiro por vc compartilhar teus conhecimentos. Trabalho lindo, parabéns!

    ResponderExcluir
  56. Amei as dicas, já trabalho com feltro há algum tempo, mas mesmo assim aprendi muito com vc....valeu!Bjss

    ResponderExcluir
  57. Trabalho com feltro há algum tempo, mas aprendi muito com suas dicas....amei! Obrigada por nos ajudar!! Bjss

    ResponderExcluir
  58. Adoro pessoas que não tem medo de divulgar o que sabe.Obrigado pelas dicas preciosas.

    ResponderExcluir
  59. Meninas, vim agradecer a visita e o carinho de vocês!
    Quanto mais a gente compartilha, acredito que mais alegrias recebemos!

    Beijão a todas!

    ResponderExcluir
  60. Adorei suas dicas
    Achava que o lado direito do feltro era o felpudo!! Faz tempo que faço trabalhos errados, rsss. Muito obrigada pelas dicas.
    Bjosss

    ResponderExcluir
  61. Érica, olha eu aqui de novo, com minhas perguntinhas.
    Que cola é a Pegamil, seria aquela cola universal? Tenho tido dificuldade em colar coisas bem pequenininhas, acabei apelando para a superbonder, mas ainda não estou 100% segura.
    E qual tipo de agulha vc usa pra costurar?

    ResponderExcluir
  62. Oi flor!
    No link veja a cola pegamil: http://www.crisart.com.br/3282/colas/cola-universal-pegamil-17-g.asp
    Para coisas pequeninas, tenha sempre a mão uma pinça. Com a cola pegamil fica ótima... só cuide do esmalte, a cola é a base de acetona e retira tudo, pode até manchar o trabalho se for numa cor escura.
    Eu uso agulha comum para costura. Ela tem ponta e é ótima. Tenho sempre de vários tamanhos, até das mais fininhas, para entrar nos buraquinhos dos botões.

    Beijocas pra ti.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Érica
      estava usando a pegamil mesmo, mas apanhei bastante, saía muita cola do tubo, acabava manchando o feltro, por isso apelei pra super bonder (estava colando uns bicos nos passarinhos); mas vou treinar mais com ela.
      E já comprei muitos tipos de agulha, vou treinando tb!!
      Vou te mandar as fotos dos meus passarinhos..hehe
      obrigada mais uma vez, e parabéns pelas perfeições que vc faz!!

      Excluir
    2. Ah, menina, ultimamente nem tenho usado a pegamil, só a cola quente mesmo, tenho 4 pistolas, mas uma bem velhinha que não fica vazando como as outras, ou seja, não escorre, só quando eu aperto. E ela tem me ajudado bastante, até para colar coisas pequerruchas. rs...
      Mostra sim suas fofuras pra mim.
      Manda por e-mail que eu vejo com certeza!

      Excluir
  63. Você é fantastica, amei conhecer seu blog, gosto muito desse mundo da costura, minha mãe é costureira profissional, cresce vendo maquina de costuras, sempre gostei de fazer minhas proprias roupinhas das bonecas, agora depois de adulta e com filho, percebi minha vocação para esse mundo de lembranças, convites e etc, ver seu blog, me deu varias ideias, ainda estou no começo, tenho pouquissimo material, mas se Deus quiser eu chego lá, sim vc vai me ajudar nas inspirações, peço autorização para poder ver seus trabalhos e poder criar os meus, virei sua fã, um grande beijo!!!

    ResponderExcluir
  64. Meu blog é: http://mariabonitapersonnalite.blogspot.com.br/ quando puder de uma olhadinha, ainda tenho pouco material, ainda, mas em breve vou ter muitosssss, se Deus quiser, um grande beijo e muito obrigada por compartilhar experiencias e por dar conselhos, obrigada de coração!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Rutilene e Renata, sejam bem-vindas ao meu cantinho!
      Inspirem-se à vontade!
      Depois vou lá no cantinho de vocês apreciar suas artes!
      Beijocas!

      Excluir
  65. amo seu trabalho e depois que te conheci fiquei mais animada ainda pra trabalhar com feltro... procuro ser caprichosa como vc e assim que der vou te mandar fotos... obrigada por compartilhar, vc deve ser tão amável pessoalmente como é aqui conosco, dá até vontade de te abraçar kkkkkkkkk... continue com essa sua simplicidade e generosidade... vc é muito especial, Deus te abençoe... bjs.

    ResponderExcluir
  66. Meu Deus,pq não encontrei seu blog antes???? Amei sua dicas e claro,vou utilizá-las daqui pra frente.
    Parabéns por tudo. Bjs.
    Marcia.
    http://marcia-sonhocoloridoemeva.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  67. parabens pelas dicas. sou iniciante no feltro.bs

    ResponderExcluir
  68. Ah, que lindas vocês!
    Meire, Márcia, Eliete! Obrigada pelas palavras e pelo carinho!
    Muito agradecida!

    Beijão.

    ResponderExcluir
  69. Olá, Érica
    Quero parabenizá-la pelo blog lindo, repleto de coisinhas encantadoras
    Também quero agradecer sua boa vontade em compartilhar conosco tantas dicas legais.Que alma generosa!
    Minha filha viu um macaquinho no face e disse que queria um para sua filhinha, então perguntei para as amigas onde eu poderia conseguir o molde. Uma amiga me passou uns links e acabei chegando até vc. Não achei o molde do macaquinho mas, encontrei vc e fiquei feliz em saber que vc é de Brasilia, assim como eu.
    Quem sabe um dia nos encontramos pelos armarinhos do DF rs
    Querida,Deus te abençoe muitissimo!
    Bjss
    bjss

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada pela visita e carinho, Cel!
      Fico muito feliz!
      Quem sabe a gente se encontra nesses armarinhos da vida! Amo o Taguacenter e arredores.

      Beijão, Deus te abençoe muuuuito também!

      Excluir
  70. Adorei as dicas!

    Precisava de alguém que soubesse mesmo trabalhar com feltro pra aprender!

    Obrigada e parabéns pelo trabalho!

    ResponderExcluir
  71. Quando eu crescer quero ser igual a você!!! RSRSRS... Seu trabalho é perfeito e vc é dez... sempre compartilhando ideias maravilhosas!!!

    ResponderExcluir
  72. Boa noite Erica, a mto tempo venho namorando seu trabalho que acho liiinnndo demais e perfeito...obrigada pelo seu coraçao amigo e solidário, obrigada por partilhar com a gente suas preciosidades...Deus te abençoe e que continue sempre a fazer encantos com suas maos de fadas!!! Beijos no <3

    ResponderExcluir
  73. Oi Erica, eu simplesmente ameei o seu blog..coisas muito úteis..pra mim então.. estou iniciando este trabalho e as dicas foram de bom proveito! Seu trabalho é belíssimo..Parabéns!!

    ResponderExcluir
  74. Parabéns Erica voce é demais seu trabalho é muito caprichado e lindo amo ver e aprender com você, me sonho é conhecer seu ateliê....parabéns...

    ResponderExcluir
  75. bom dia Erica vc é demais adoro seus trabalho perfeccionista talentosa e generosa por nos ensinar fofurinhas sobre o feltro....amo ..... um beijo um dia quero conhecer seu ateliÊ....

    ResponderExcluir
  76. Adorei sei blog!!! Tudo lindo! Parabéns!

    ResponderExcluir
  77. Obrigada, minhas queridas!
    Fico tão feliz com cada visitinha!
    Estou quase sem tempo de responder individualmente, ainda mais fim de ano, quando as coisas pipocam por aqui de tanta fofurice... hehehehe...

    Beijocas a todas!

    ResponderExcluir
  78. oii ÉRICA estou encantada com seus trabalhos e sua generosidade nem tds pensam como vc acham que assim vão perder clientes...faço algumas coisas em feltro,tecido e madeira,ainda ñ cheguei ao seu nivel mas tenho fé que ainda chego,rsrsrs PARABÉNS,vc é muito talentosa e obrigada pelas dicas :)

    ResponderExcluir
  79. Oi Érica,MIL ELOGIOS PELO SEU TRABALHO........FIQUEI DESEMPREGADA E TENHO TENTADO TRABALHAR COM O FELTRO,SUAS DICAS SÃO VALIOSÍSSIMAS E TEM ME AJUDADO MUITO UMA VEZ QUE NÃO TENHO MUITO TALENTO,AS VEZES DESMANCHO E FAÇO TUDO DE NOVO E ASSIM VOU TENTANDO E TENTANDO..MEU ACABAMENTO AINDA NÃO É MUITO BOM..TEM ALGUMA DICA PRA FINALIZAR O PONTO CASEADO? E AS GUIRLANDAS DE PORTA MATERNIDADE COM O NOME DO BEBE GOSTARIA MUITO DE APRENDER É EM FELTRO OU TECIDO? OU TECIDO SOBRE O FELTRO? AINDA CHEGO LÁ RSRS.BJS
    OBRIGADA.

    ResponderExcluir
  80. Olá Érica! Não sou artesã, mas amo artesanato! Até me aventuro em fazer algumas coisinhas! Agora mesmo estou tentando fazer as corujinhas para o aniversário de 01 aninho de minha bebê! Tentei te encomendar, mas como sua agenda tá lotada, vou tentar eu mesma fazê-las! Espero poder visualizar o quanto antes o PAP da corujinha que vc postará! Um beijão e obrigada mesmo pelas dicas!

    Tallita.

    ResponderExcluir
  81. Olá gente boa e querida! Que bom saber de vocês mais um tiquinho! Estamos todas no mesmo barco. Fazemos, desmanchamos, tentamos acertar, mas um dia sai! Eu tenho disso também, meninas. Nada é perfeito, só Deus mesmo! Mas a gente tenta deixar pelo menos bonitinho, caprichado, né? rsrs...

    Imagina, Lilia, aposto que você manda bem nas costurices e nas fofurices! Mostra pra gente, mostra!

    Kelen, geralmente faço as guirlandas misturando tecido e feltro. Fica muito bom e bacana. Leia as dicas, eu explico como se faz e explico sobre a termolina leitosa.
    Para o caseado, acho mais complicado começar, terminar é mais fácil, faço o último pontinho e coloco a linha que sobra para dentro. Puxo um tiquinho e corto o excesso! Fica bom!

    Quanto ao PAP Tallita, eu vou colocar o molde no blog logo logo para ajudar um tiquinho você.

    Beijocas a todas!

    ResponderExcluir
  82. Quando encontro blogs como o seu é que percebo como tem pessoas maravilhosas que, apesar de terem no artesanato uma fonte de renda, dividem tudo o que sabem; acho isso maravilhoso, pq normalmente as blogueiras "famosas" no artesanato e que vendem os produtos, jamais cedem um molde, e quando isso acontece, elas vendem os moldes. Meus parabéns pelo seu blog, seus trabalhos, sua iniciativa em ajudar nós que estamos começando nessa arte deliciosa do artesanato.

    ResponderExcluir
  83. Oi Erica querida,sou blogueirinha nova,nesta materia bem inesperiente.Amei ter achado você,admiro teus trabalhos feitos com tanto cuidado e capricho.
    E está tua meiga atitude de passar para frente o que você sabe é maravilhosa.
    Bom querida,montão de benção e carinho para ti.

    ResponderExcluir
  84. Que bom, meninas!
    Fico tão feliz que tenham gostado desse post. Fiz pensando em quem gosta de artesanato e quem está começando, mas pude perceber que muita gente, mesmo experiente aprende também com uma coisinha ou outra. rs
    Beijão para vocês, Vanilda e Carol!

    ResponderExcluir
  85. Oiii, menina que coisa linda sao essas? Seus trabalhos sao lindos...
    Jesus continue te Abencoando, faco artesanto aqui na Alemanha amo, pena que nao tenho tanto tempo mas se tivesse de decidir iria decidir pelo artesanto amo demais.
    Vc é muito especial, de passar as suas dicas que bacana aprendi muito aqui, e sei que irei vê muitas coisas ainda.Gostaria de deixar aqui a minha solidariedade se vc quiser te mando essa maquininha só nao achei por aqui os cortadores uma pena, mas a que comprei vem alguns cortadores . Se vc aguntar esperar tb posso te enviar quando for ao Brasil assim sai mais barato correios. Mas deixo aqui a minha disponibilidade caso vc queira ok!
    Achei lindo a sua maneira de explicar e deixar as suas dicas preciosas aqui para gente!
    Abracos e Jesus continue te Abencoando!
    Sandra Alemanha.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Minha flor, que maravilha de comentário.
      Eu ganhei a máquina de presente do marido. Esqueci de colocar aqui. Olha o link: http://ericacatarina.blogspot.com.br/2012/08/sizzix-big-shot.html
      Vou arrumar!
      Mas agradeço de coração pelo carinho, viu?! Obrigada!
      Você é um doce de pessoa!
      Beijocas.

      Excluir
  86. Que fofa você...além de super talentosa ainda é generosa em ensinar o que sabe...e pelo visto sabe muito...e como gosto de aprender sempre com quem sabe queria saber se você dá aula ou tem apostila, pois seu trabalho é incrível e eu como amo tudo que é belo e gosto de aprender por hobby escolheria você para me ensinar...amei seu trabalho, parabéns que Papai do Ceu conserve esse dom e que você faça sempre muito sucesso!!!!!

    ResponderExcluir
  87. Que fofa você...além de super talentosa ainda é generosa em ensinar o que sabe...e pelo visto sabe muito...e como gosto de aprender sempre com quem sabe queria saber se você dá aula ou tem apostila, pois seu trabalho é incrível e eu como amo tudo que é belo e gosto de aprender por hobby escolheria você para me ensinar...amei seu trabalho, parabéns que Papai do Ceu conserve esse dom e que você faça sempre muito sucesso!!!!!

    ResponderExcluir
  88. Nossa que fofa você...além de super talentosa ainda ensina generosamente o que sabe...amei seu trabalho, tudo que você faz é muito lindo e como amo artesanato e gosto de aprender por hobby gostaria de saber se você dá aula ou tem apostila...parabéns pelo seu lindo trabalho e que Papai do Céu conserve sempre esse seu dom e que você seja muito feliz sempre com a sua arte

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olha que bacana!
      Muito agradecida, menina!
      Ano que vem é o ano das apostilas... eu prometo! Se eu não cumprir, pode puxar minhas orelhinhas, rs...
      Beijocas.

      Excluir
  89. Oi Érica... então aguardo ANSIOSAMENTE a Corujinha! Deus te abençoe!
    Beijão!

    ResponderExcluir
  90. oi Èrica! vc ja esperimentou riscar o feltro, com aquele sabonetinho bem fininho que vai para o lixo? se ainda nåo,tente e depois me diga o que achou,principalmente o feltro mais escuro, meu trabalho è90% tecido! mas quando trabalho com feltro sò uso sabonete..as vezes uso tbm no tecido.
    parabens pelos lindos trabalhos deus abencoe seu talento bjoks!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nunca tentei, mas sabia dessa possibilidade! Vou testar, flor!
      Obrigada pela dica! OBAAA!

      Beijocas e abraços!

      Excluir
  91. Olá Erica, tbm faço minhas compras no Taguacenter, pois moro aqui perto, obrigada pela generosidade de dar tantas digas, que Deus te cuide, meu nome é Lu Raposo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Lu, bom demais é se acabar no Taguacenter! Eu adoro!
      Hoje mesmo fui comprar pedrinhas fofas para um móbile de berço!

      Beijão e muito prazer em conhecê-la!

      Excluir
  92. Oi Erika que lindo o seu blog, e seus trabalhos são maravilhosos!!!!
    Fiquei encantada com suas bonequinhas e borboletas, que fofura e delicadeza!!!
    Pena que você está com sua agenda cheia, pois eu estou grávida de 4 meses, depois de 16 anos de espera minha princesa esta chegando, e ela veio naturalmente pois eu já havia até desistido, devido ao tempo e idade.
    Gostaria muito de fazer um pedido de um enfeite para porta de bonequinha e borboletas, caso você tenha uma desistência em sua agenda por favor me avise meu e-mail é andrea.calzzani@gmil.com


    Obrigada

    Andrea

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Andrea, muuuuito obrigada pelo carinho e visita, menina!
      Fico feliz demais da vida com suas palavras.
      Infelizmente além da agenda está super lotada, tenho uma lista de espera bem grandiosa aqui também, nunca teve uma desistência, aí vou tentando terminar com os trabalhos que são mais de 80 e isso deve demorar mais de 1 ano e só depois disso pegar a lista para fazer, claro, se a pessoa ainda quiser.

      De qualquer forma, te colocarei na lista sim!
      Beijocas.

      Excluir
  93. Amada que talento que mãos abençoadas,nãos só as mãos né és tambem muito abençoada.Obrigada por esse coração lindo que tens pois não é todos artesãos que passam informações as outras pessoas.Vais longe por seres assim,e digo de todo o coração DEUS A ABENÇÕE GRANDEMENTE.Me inspirei,faz tempo que procuro trabalhos com feltro e estou encantada com os vossos.

    Obrigada

    Francine!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Francine, que bacana! A gente sempre aprende umas com as outras, né verdade?
      Tudo o que sei, vou colocando aqui.
      Deus te abençoe também, flor!

      Excluir
  94. Érica estou encantada com seu trabalho e sua generosidade, que Deus de abençoe e ilumine sempre seu caminho. Amei suas dicas com certeza me ajudarão muito moro no interior do Paraná e tenho que pedir quase todo meu material pela internet gostei muito de saber que em Taguatinga tem tudo que preciso vou pedir para minha sogra dar um pulinho lá pra mim, ela mora em Águas Claras.
    Mil beijos.... Aline.

    ResponderExcluir
  95. Olá Aline, agradecida pelo carinho e visita, flor!
    Que bom que sua sogra mora por aqui... com certeza no Taguacenter vai achar tudo o que você quer. Pelo menos é por lá que eu fuço tudo até encontrar. hihihihi

    Beijão pra você, minha linda!
    Deus te ilumine!

    ResponderExcluir
  96. Obrigada Erica,
    Encontre muitas ideas para fazer!

    ResponderExcluir
  97. Oi Erica, como muitos amei o seu trabalho, tão delicado e perfeito, estou apaixonada!
    Acabei de ter uma menininha e ja sei como farei a festinha de 1 ano da Isabella e a decoração de Natal da minha para o ano que vem!!!
    Vou te mandar um email depois das tuas ferias para ja ir te fazendo meus pedidinhos para 2013!!!
    Parabens!!!!!!
    Karen Barbosa

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Karen de Deus, depois das minhas férias tenho um milhão de fofuras para fazer. A minha agenda vai continuar fechada até eu terminar tudo.
      Ah, estou planejando a minha gravidez também... aí vou me deliciar com esse momento!

      Beijocas.

      Excluir
  98. Oi Erica, estou completamente apaixonada pelo seu trabalho quanta coisa linda passei a tarde toda fuçando seu blog...rsrsrs É verdade, sou apaixonada pela feltro gostaria de fazer peças incriveis como as suas, mas de pouquinho em pouquinho ainda chego lá.
    Obrigada pelas dicas.
    Rosane uma nova fã.
    Bjo

    ResponderExcluir
  99. Obrigada, queridas, pelas visitas fofas!
    Eita coisa boa! Amo quando vocês passeiam por aqui!
    Beijocas!

    ResponderExcluir
  100. Oi Érica.conheci ontem o seu trabalho. fiquei encantada, pois antes eu não gostava de feltro sempre me opunha quando as minha prof fala "vamos colocar algum detalhe em feltro e eu dizia NÃO eu nao gosto rsrsrsrsrs. mas agora mudei totalmente de idéia.e o que vc me encantou mais ainda que consegui encontrar uma pessoa que pensa como eu que o é pra Sol é pra todos , e como vc mesmo disse não esconde o ouro. Exatamente como eu fazia numa época que dei aula de artesanato e hoje eu continuo assim.Adorei conhecer o seu blog e Flickr onde favoritei alguns trabalhos .pois ontem fiquei sabendo que a minha sobrinha que vai nascer se chamará isabela ainda nao sei se é com 2 ou 1 L rsrrsr. e o tema é corujinha ,vou ser ousada vou tentar fazer a guirlanda de corujinha parecida depois vc me da a nota e pode deixar que todas as referencias serão suas , um grande abraço Consuelo Cravo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Menina, manda as fofurices para eu ver também! E a Isabela vai nascer envolta de muita alegria e fofurice! Que coisa boa! Já vi o seu flickr!
      Ah, eu também mudei o conceito sobre o feltro, pois achava tudo muito básico, tudo muito igual... e eu gosto de muitos detalhes, muitos acessórios. hehehehe...
      Fica bom demais, Consuelo!
      Beijocas.

      Excluir
  101. Olá também amo artesanato e de vez em quando dou uma futucada na net e vi seu post adorei trabalho com feltro mas até agora ninguém tinha me apresentado o lado avesso dele rsrsrsrs falando sério adorei mesmo... bom não sei se vc já experimentou, eu uso pra casear a linha CLÉA de fazer crochê , gosto pois não embola e nem arrebenta fácil vai dica!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi menina! Fátima, eu já testei a Clea e adorei! Ela é bem gostosa de trabalhar e realmente não embola. A gente fica irada quando no meio do trabalho dá aquela embolada e nem tem jeito de desembolar tudo. O jeito é cortar e recomeçar! rs

      Beijoca e obrigada pela dica!

      Excluir
  102. Erica, estou encantada com seu trabalho. Adorei suas dicas. Estou começando neste mundo e aprendi muito com você!!! Em 2013 vou me inspirar muito em artistas talentosas iguais a você!! E quem sabe um dia eu chego lá né!!! Adorei sua forma de organizar as meadas. Estes organizadores para enrolar as linhas você quem faz? Pode me indicar onde encontro? Obrigada!!! Beijos!!!

    ResponderExcluir
  103. Fernanda, tudo joinha contigo?
    Que bom gostou das dicas! A gente sempre aprende algo a mais, né?!
    Olha, sobre a forma de organizar as meadas, eu compro plaquetas para meadas. Vem 100 unidades e vale muito a pena. Tive que comprar 200, que só de meadas tenho dois organizadores. Vale muito a pena comprar. Você encontra nos armarinhos da vida.
    Eu comprei no armarinho Modelo daqui do DF.

    Beijo pra ti, um 2013 cheio de inspirações.

    ResponderExcluir
  104. Da Roma (Italia), Grazie!!!!! Sei fantastica

    ResponderExcluir
  105. Meu Deus, que trabalhos lindos... estou babando e apesar de nunca ter pego em feltro estou louca para experimentar. È isso aí, tem campo para todos e que vc receba em dobro tudo que vem compartilhando.
    Abraços e feliz 2013

    Lili Dias

    ResponderExcluir
  106. oi Erica , lindos lindos lindos os teus trabalhos!me empolguei que até resolvi tentar tb , que terapia me desligo do mundo ! Valeu as dicas de como costurar ,tipo de linha ,lado do feltro! Podes dar mais uma dica ? como cortar as pétalas das flores pequenas iguais aquela que tens na guirlanda da julia? bjus ANgel

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Angel!
      Eu corto com uma tesourinha bem afiada e pequena. A mesma que eu dei nas dicas acima. Fica muito bom. Só ter um tiquinho só de paciência. rs
      Beijos.

      Excluir
  107. Coisas mais lindas!!

    Qual é a espessura do feltro usado?

    Parabéns e Obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sabe que eu não sei... sempre uso do mais fino que tem.
      Acho que a marca Santa Fé só tem uma gramatura... bom, pelo que eu já comprei, pude constatar isso.

      Beijo.

      Excluir
  108. Oi Érica!]
    Sou de Brasilia tambem! Adoro trabalhos manuais! Parabens!
    Gostaria que se possivel você entrasse em contato comigo pelo email kellycostty@gmail.com. Tenho um grupo de teatro infantil e adorei a arte do seu blog! Quem fez sua logo? rsss se puder indicar ficarei feliz! Enfim, poderemos conversar sobre parcerias!
    Parabens pelo trabalho!
    Atenciosamente,
    Kelly

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Kelly!
      Quem fez a arte do meu blog foi meu marido e eu.
      Só que a gente não tem muito tempo para fazer para outras pessoas.
      Mas te recomendo algumas pessoas que eu conheço e são ferinhas para fazer arte visual.
      Segue o link:http://www.flickr.com/photos/robertapupo/
      http://www.mamaearteira.com/
      http://www.flickr.com/photos/pandocadesign/
      http://www.flickr.com/photos/mariachicle/sets/72157624539296338/

      Excluir
  109. Erica........... amoooooo seus trabalhos, são realmente inspiradores. Me fala uma coisa, como vc faz pra calcular os preços. Fico perdidinha.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Suzana, eu sempre recorro aos blogs e sites de vendas.
      Quando preciso colocar preço vou correndo ao ELO7 fazer uma pesquisa.
      Depois dê uma olhadinha no site, você vai ficar muito mais tranquila para colocar os valores.
      Beijos.

      Excluir
  110. Agora virei sua fã até a lua,ida e volta!!!!Acredito que o artesão ganhou um presente de Deus:o seu dom. E que Deus não ficaria feliz em ver o seu escolhido sendo egoísta e guardando o que sabe só para si!Quanto mais vc divide,mais o Senhor multiplica sua sabedoria.Tem sido assim comigo,pq é nisso que acredito.Parabéns!!!!Não tenha medo de ensinar,o que vc sabe está em suas mãos,só Deus pode tirar!!!!Bj e um 2013 muuuuito abençoado pra vc!

    ResponderExcluir
  111. Oi Érica, fiquei apaixonada pelo teu trabalho, com a perfeição e a limpeza do mesmo, também trabalho com feltro e casualmente tenho duas netinhas, uma é a Isabella e outra que está chegando até o final de janeiro é a Alice. Te peço a permissão para me inspirar nas tuas guirlandas para faze-las para as minhas princesinhas logo que acabar te mando as fotos e postarei no meu blog com os devidos créditos a ti.Gostaria de saber o que aconteceu com as dicas de como trabalhar com feltro, partes II e III, que não estão abrindo, se possível tu poderias me enviar estas partes? Muito obrigada por colocar um trabalho tão lindo a disposição de muitas pessoas. Um bom descanso a ti e assim que puderes me responde. Um grande abraço e que os anjos de iluminem sempre e te protejam da maldade de muitas pessoas que roubam tuas fotos. Neusa Serpa Porto Alegre/RS 14/01/2013

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Neusa, tenta de novo clicar no link.
      Se não der certo, vá nos arquivos do blog e procure por dicas.
      Beijão procê e pode se inspirar a vontade.

      Excluir
  112. Parabéns! Seu trabalho é perfeito.
    Com certeza tem carinho de sobra.

    ResponderExcluir
  113. Parabéns! Seu trabalho é um dos mais perfeitos que já vi.
    Com certeza tem carinho de sobra.

    ResponderExcluir
  114. olaaa adorei suas corijitas,elas são maravilhosas.....ameiii bjuss

    ResponderExcluir
  115. Érica, estou completamente encantada com seu blog, pelos trabalhos lindos que faz e pela humildade e simplicidade em dividir o que sabe. Faço artesanato e ainda estou me encontrando nesse mundo de coisas lindas, mas o feltro é quem mais me encanta. Amei as dicas (a maioria, diga-se de passagem, eu desconhecia), e vou começar já! Acabei de fazer um blog, mas não sei lidar ainda, o seu é tão lindo e organizado que me inspirou a ter vontade de aprender. Que sua vida seja cheia de boas energias pela sua generosidade. Bjoss

    ResponderExcluir
  116. como faço pra cortar várias peças fe feltro ao mesmo tempo, tem algum cortador certo para isso? Bjos.
    Ana Lúcia Vargas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. .•✫´¨`✫•.¸¸.✄•✫´¨`✫•.¸¸.✄•✫.¸¸.✄•✫´¨`✫•.¸¸.✄•✫.¸¸.✄•✫´¨`✫•.¸¸.✄•✫.¸¸.✄•✫´¨`✫•.¸¸.✄•✫.¸¸✄•✫´¨`✫•.¸¸.✄•✫.¸¸.✄•✫´¨`✫•.¸¸.✄•✫.¸¸.✄
      Ana, infelizmente não existe. A maioria dos moldes foram criados por mim. E nenhuma máquina faz esse tipo de trabalho com um molde feito por nós.
      Tem uma máquina, a big shot: http://ericacatarina.blogspot.com.br/2012/08/sizzix-big-shot.html
      http://ericacatarina.blogspot.com.br/2012/10/elas-estao-chegando-iupiiiiiii.html
      Ganhei de presente do maridão.
      Deixei no blog um link de como ela funciona. Está em português... acho que vai te esclarecer e muito!

      Bom, a big shot é realmente muito boa para atender às minhas necessidades quanto a cortar círculos pequenos e flores.
      Já estou pensando na possibilidade de comprar aquelas facas de círculos maiores e escalopados. Na realidade, a gente deve investir e muito nas facas, que não são tão baratinhas assim. Todas as facas já vem estipuladas, tamanhos e desenhos... quem dera se pudéssemos desenhar os nossos próprios moldes e pedir para fazerem as facas, mas acho bem difícil contactar o pessoal da big shot para fazer tal proeza... tô sonhando alto! hehehhee...

      As outras coisas são todas cortadas a mão, uma a uma. E ainda algumas flores e círculos. Com o tempo e dinheiro vou adquirindo mais facas.
      Beijo pra você.

      .•✫´¨`✫•.¸¸.✄•✫´¨`✫•.¸¸.✄•✫.¸¸.✄•✫´¨`✫•.¸¸.✄•✫.¸¸.✄•✫´¨`✫•.¸¸.✄•✫.¸¸.✄•✫´¨`✫•.¸¸.✄•✫.¸¸✄•✫´¨`✫•.¸¸.✄•✫.¸¸.✄•✫´¨`✫•.¸¸.✄•✫.¸¸.✄

      Excluir
  117. Érica seu trabalho e muito lindo. Acabei de fazer o meu blog sou como você no photoshop, mais vou aprendendo para que meu blog fique bonito que nem o seu.
    Você e uma pessoa muito bondosa ensinando o que sabe para os outros, que deus te de em dobro. Bjoss

    ResponderExcluir
  118. OLÁ ÉRICA!!!QUE SURPRESA BOA VER O ANO QUE SE INCIA COM O SEU BLOG DE CARA NOVA, CHEINHO DE NOVIDADES!!! FICOU AINDA MELHOR, PARABÉNS.TENHO EM MEU CELULAR AS FOTOS POSTADAS EM SEU BLOG ANTERIOR,GOSTO DEMAIS DE VÊ-LAS. UM ABRAÇO CARINHOSO, FK COM DEUS,VIU????

    ResponderExcluir
  119. Olá Érica! O seu trabalho é muito lindo! Bjssssss

    ResponderExcluir
  120. Você é uma querida! Tão talentosa, caprichosa! Vc usa seu dom lindamente!

    ResponderExcluir
  121. Além de todo o seu trabalho maravilhoso, muito obrigada pela dica das letras de verificação!! Nem sabia que o meu tinha isso...kkkkkkk...mas fui lá e tirei, deixando só a moderação mesmo...rsrsrsrs
    Valeu a dica!!

    ResponderExcluir
  122. Bom em 1° lugar quero elogiar seu trabalho que eu particularmente considero o melhor trabalho em feltro que já vi na net,sem puxa saco tá realmente eu acho.
    Bom aproveitando suas dicas que são mara e como eu ainda não sou nenhuma brastemp no feltro , eu reparei a delicadeza de seus pontos e a linha eu já uso a mesma mais gostaria de saber o n° da agulha usada,pois por mais que eu tente meus pontinhos de alinhavo não fica assim tão delicado você usa alguma marca especiafica ou só mesmo o n°?
    Bjs e obrigada por compartilhar tanto!!!
    Elis
    http://arteselis.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. ---------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
      Obrigada pelo carinho, menina!
      Elisângela, nunca vejo a marca da agulha, só sei que toda vez que eu compro, eu peço por agulha de mão. A última compra foi um pacotinho número 7 e outro número 8 da marca Aquarela, mas isso não é um conceito a ser seguido, o melhor é ver qual a agulha te satisfaz mais.
      Obrigada pelo seu carinho! Faz meu dia ficar mais alegre!

      ---------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

      Excluir
    2. Muito obrigada flor pela atenção,você é mesmo uma graça por dentro e por fora!!!
      Bjks!!!

      Excluir
  123. Olá Érica!

    Amei suas dicas! Não sabia que a linha de pesponto é boa para feltros.
    Obrigada por compartilhar seus conhecimentos. Eu só uso a âncora. Vou seguir sua dica!
    Abraços

    ResponderExcluir
  124. Oi Érica.

    Tudo bem?Adorei suas dicas, muito obrigada.

    Beijus

    ResponderExcluir
  125. Olá Érica!!!!
    Fiquei muito feliz em encontrar seu blog, estou amando as dicas!!
    Levei a apostila da corujinha e me apaixonei pela delicadeza e clareza...linda linda!!
    Terei o maior prazer em comprar a próxima!!!
    Bjs Carmen

    ResponderExcluir
  126. OLÁ ERICA,SEU BLOG E SUAS ARTES SÃO BEAUTIFUL,VOLTAREI SEMPRE,PARA VER AS NOVIDADES.BEIJOS.VALÉRIA.

    ResponderExcluir
  127. Beatriz, Miltinha, Carmem, Neymes... muito obrigada!
    Agradecida pelo carinho!
    Beijocas!

    ResponderExcluir
  128. Trabalho encantador, inspirador, seu carisma e humildade nos encantam.

    Que Deus a fortaleça sempre, obrigada pela amizade, mesmo sendo no mundo virtual, é simplismente real!

    Sempre, sempre visito seu cantinho e indico como fonte de inspiração <3

    ResponderExcluir
  129. amei teu blog! parabens!abraços

    ResponderExcluir
  130. OLÁ ADOREI SUAS DICAS, SOU DONA DE CASA E TENHO UMA FILHA DE UM ANO E DEZ MESES. ESTOU PESQUISANDO SOBRE ESSE MUNDO DO FELTRO, POIS ESTOU QUERENDO ENTRAR NELE...RSRSRSRS SEMPRE TIVE UMA PAIXÃO POR ARTESANATO MAS NUNCA UMA COISA QUE ME DEIXASSE ASSIM SEI LÁ,E HOJE COM QUASE 28 ANOS RESOLVI ME RENDER E VER NO QUE VAI VAR.....RSRSRS
    BJS......
    SUAS DICAS SÃO PRECIOSAS, VOU CONTINUAR LENDO.
    KEILA CRISTINA

    ResponderExcluir
  131. Oi Erica, fico babando nos seus trabalhos!!!! Tudo muito lindo!! Moro no exterior e passo muito tempo sozinha, entao fico procurando essas coisinhas pra fazer... Ja comprei tudo pra tentar fazer as corujinhas... Obrigada por deixar minha vida muito mais florida com todas as suas mega dicas. Eu vi num dos seus comentarios que voce disse que nao existe uma maquina que voce desenhe o seu proprio molde e mande cortar. Existe sim, eu tenho a Bosskut Gazelle da um google ai... Maravilhosa!!!!! Voce desenha o que quiser no software que acompanha e manda cortar, corta tecido, papel, vynil, papelao... Eh maravilhosa!!! Eu recomendo... Nunca mais usara Sizzix ou Cricut pois nao precisa ficar comprando os dices. Beijos e parabens pelo lindo trabalho.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Agora fiquei passada, Van!
      Eu quero! Eu quero muuuuuito!
      Vou dar uma googlada para ver!
      Eita, eita, eita!

      Excluir
  132. e lindo adorei vou fazer tbm ;D

    ResponderExcluir
  133. Oi meu nome e Fabiana sou artesa mais a muitos anos me mantive afastadas das artes por vários motivos ruins e bons mais o melhor foi para ser mãe ,me entreguei por completo e nao me arrependo,mais hoje o coracao aperta para a volta,fazendo pesquisas me encantei pelo mundo maravilhoso dos paninhos e feltros e tomei coragem para agradecer pela sua ajuda me ensinando os macetes desse oficio maravilhoso peco licença para me inspirar em seus lindos trabalhos,que me deixaram sem ar de tão emocionada,coloco paixão em tudo que faco e estou apaixonada por esse mundo,estou apenas começando nas pesquisas e escolhendo meus futuros trabalhos e começando a montar meu tão sonhada ateliê ,preciso voltar a ser eu um pouco nao somente mãe e esposa,me desculpe pelo desabafo mais me encantei e me inspirei com seus trabalhos,obrigada por compartilhar seu conhecimento eu prometo quando tiver os meus passo adiante também ,beijos vitorias sempre!

    ResponderExcluir
  134. Meninas que bacana ver vocês por aqui!
    Obrigada pela visita, pelo comentário, pelas história de vida de vocês. Leio tudo e guardo no coração. Vocês estão sempre me ensinando!
    Voltem sempre!
    Beijos.

    ResponderExcluir
  135. Maravilhoso trabalho, fiquei encantada....Parabéns!!!

    ResponderExcluir
  136. Olá, querida Érica... Que lindo seus trabalhos! Amei as suas dicas....
    Se quiser me visitar é só dar um pulinho no facebook.com/kecaatelie abraço, Deus te abençoe sempre!

    ResponderExcluir
  137. Ola...Eriquita...
    Passei por aqui pra pegar mais dicas sobre feltro e te deixar um beijo...
    Já fui lá na sua outra casota....rs
    Parabéns e Obrigada.
    adoro vc!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ownnnn, tão bom te ter por aqui, querida amiga!
      Obrigada, obrigada por visitar meus barraquinhos! Adoro!
      Beijo, beijo.

      Excluir
  138. Obrigada pelas visitas, meu amores!
    Beijo na bochecha de cada uma!

    ResponderExcluir
  139. Linda, nossa adorei como vc explicou ... Ralei muito para aprender na minha epoca não tinha nada explicadinho assim, aprendi na "marra"
    Vou passar para as minhas meninas eu não faria melhor rsrsrs
    Linda, eu sou a autora do Feltro Engomado, ja ate saiu a receita em uma das edições que participei na Revista Feltro da Editora Minuano..
    Quero compartilhar com vc é otima (claro sou suspeita) no meu Face tem e algumas sugestões de peças.
    Vai lá da uma olhadinha vou adorar....
    Lá tb tem vários pap, dicas, sugestões, moldes e etc....
    Abaixo tem o link do album onde esta a receita.
    Tô perando vc bjxs e muito ++++ sucesso pra ti

    http://www.facebook.com/photo.php?fbid=513813591963533&set=a.460111310667095.105532.100000046892351&type=3&theater

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Menina de Deus, estou apaixonada pelo seu trabalho, pela receita do feltro engomado! QUE SHOW!
      Você é demais, que ideia criativa, não sabia que o feltro poderia ser engomado, e o melhor, dura mais tempo, não é?!
      Perfeito!
      Só posso agradecer sua visita, seu carinho e por ser tão generosa com as palavras no meu cantinho!
      Obrigada, flor!

      Excluir
  140. Erica: fiquei encantada contigo! Que coisa mas delicada o teu trabalho! Certamente revela muito de ti. Ha anos brinco com feltro, mas nunca tinha visto nada tao delicado e nem conhecia os detalhes que partilhastes. Muito obrigada!

    ResponderExcluir
  141. MARAVILHA SEU TRABALHO.........FIQUEI ENCANTADA!!!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  142. Passando pra te deixar um beijinho.
    Uma linda semana pra ti.
    bjus
    Romélia.

    ResponderExcluir
  143. amiga trabalho há 20 anos com todos tipos de artesanato sempre esperei encontrar alguém que tivesse a coragem de ensinar ate o pulo do gato e hoje encontrei vc parabéns te visitei a primeira vez e já fiquei kkk um abraço glauce e o meu nome

    ResponderExcluir
  144. Érica te admiro muito! Muito sucesso! Muitos beijos!

    ResponderExcluir
  145. Adorei as dicas do Blog, tava precisando destas dicas pois to querendo aprender trabalhar com Feltro.
    Bjocas

    ResponderExcluir
  146. Amei sua dicas, e nunca ninguém havia me falado que existe lado avesso no feltro! Todas suas dicas são valiosas, eu trabalho com feltro há algum tempo e adoro, acho que suas cores são de encher os olhos, e as inúmeras coisas que podemos fazer com ele, de enlouquecer qualquer artesã. Eu amo fazer capas de almofadas com ele, principalmente na hora de colocar o nome da pessoa, mas confesso que fico triste por não durar muito, pois ele fica com bolinhas e feio...como posso amenizar esse processo? Obrigada por compartilhar de suas experiencias conosoco leitoras e parabéns pelo lindo trabalho. Sua página fica no meu "favorito".Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cleide, ainda não encontrei uma solução, flor, para essa situação.
      O jeito é fazer trabalhos que não precisem lavar ou ser muito manuseado. Mas aprendi que passar um aparelho de barbear ajuda a amenizar. Ainda não testei, mas me contaram! rs

      Obrigada pelo carinho, menina!
      Fiquei feliz em fazer parte dos seus favoritos! Olha que bacana!

      Beijocas.

      Excluir
  147. Ameiiiiiiiiiiii as dicas. Bjs.

    ResponderExcluir
  148. Agradeço o carinho de todas vocês, em especial nesse cantinho de dicas.
    Muitas saem daqui felizes e aproveitam mesmo e outras passam o que sabe! E assim vamos aprendendo e compartilhando o que a gente sabe!

    Beijocas, flores!

    ResponderExcluir
  149. Nossa, amei essas dicas!!!!
    Confesso que estou começando agora com o trabalho em feltro, e você já virou minha inspiração.
    Estou querendo fazer uma guirlanda e suas dicas foram MAGNÍFICAS (já li os 4 posts).
    Quando crescer (nos trabalhos) quero ser igual a você... Rsrs

    Ficarei aguardando novidades...

    1000 beijos!

    ResponderExcluir
  150. Amei as dicas e tudo no blog!

    Ei menina! Quando eu crescer, quero ser igual a você !!!

    Bjim, bjim!!!

    Cris

    ResponderExcluir
  151. EI ,MENINA,ADORO ESSE BLOG!ADORO AS DICAS A ATENÇÃO QUE VC TEM CONOSCO.É POR ISSO QUE VC É TÃO ABENÇOADA COM ESSE DOM QUE DEUS DÁ A POUCAS(MAS CONTIGO ELE EXAGEROU)RSRSRSRS.VOU TENTAR A DICA DA COLA QUENTE AINDA NÃO TINHA TENTADO.A NÃO SER PRA FIXAR OS BICHINHOS EM ALGUMA SUPERFÍCIE.MAS PRÁ COLAR AS PECINHAS DO ROSTO OU MANCHINHAS NO CORPO EU USO COLA DE SILICONE.ADERE LEGAL.RSRS.MT FELICIDADE E MT SUCESSO ÉRICA LINDA CATARINA.BJINS

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hehehehe... estou rindo até agora!
      Deus exagerou comigo, foi?
      Sua linda!
      Olha, do jeito que sou muito corridinha aqui, acho que a cola silicone levaria alguns segundos ou até minutos para secar, por isso recorro mesmo a cola quente, ótima, 4 segundo segurando e pronto. Rápido e prático!
      Depois olha na aba "Perguntas Frequentes" o tipo de pistola que eu uso. É maravilhosa e a minha não vaza, deixando poças de cola quente. Só sai quando eu aperto.

      Beijo, flor!

      Excluir
  152. Uau...vc é ótima!
    E seu sucesso só vai aumentar pq além d ser muito boa com seu trabalho parece ser uma pessoa hiper auto confiante. Parabéns!
    Estou lendo seu blog inteiro, apaixonada em cada pedacinho (sou iniciante e p mim tudo é novidade...) to pegando várias ideias e tentando fazer...publico no face....mas sempre coloco sua referencia!
    Que Deus continue t abençoando sempre.
    Abraço!

    ResponderExcluir
  153. Uai... mil vezes parabéns! Seu trabalho é lindíssimo!
    Sou fisioterapeuta, trabalho em uma escala 12 por 60 e devido o tempo muito ocioso decidi fazer algumas artes, ter um hobbie e claro uma renda extra!
    Apaixonei pelo seu blog....tudo tão caprichoso, um mimo!
    Seu sucesso só irá aumentar, pois vc é uma pessoa que não te medo de dividir suas idéias ( e q ideias...)
    Inicialmente conheci as corujinhas...publiquei no face (c sua referencia e foi um sucesso...), tive inúmeras encomendas...agora tô aqui estudando p meu trabalho sair no minimo parecido c o seu...
    Prabéns novamente e msm s m conhecer vc m ajudou muito!
    Obrigada!
    Q Deus continue t abençoando!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ownnnnn, que querida!
      Amei a mensagem, o carinho!
      Obrigada, minha flor!
      Que bom que está fazendo fofurices também por aí e que meu trabalho conseguiu inspirar um tiquinho. Fico feliz!
      As zoiudinhas são bem amadas e ficam lindas em qualquer cantinho!

      Beijocas, boas encomendas e trabalhos para você!

      Excluir
  154. Olá, Érica, tudo bem?
    Menina, sou apaixonada pelo seu trabalho! Comecei a trabalhar com artesanato a pouco tempo, mas faço desde pequena. Você tem sido uma grande inspiração!
    Li vários comentários, dicas, perguntas frequentes para tentar não ser repetitiva, mas, perdoe-me se fui desatenta, pois tentei encontrar algo falando sobre como você organiza seu atelier, mas não encontrei. Sei como é corrida a vida de quem trabalha com artesanato, ainda mais a sua que tem uma agenda lotada pelos próximos 2 ou 3 anos(que maravilha!!), mas será que quando sobrar um tempinho você poderia fazer um post falando sobre como organiza suas coisas, onde guarda os materiais, tecidos, fitas, etc? Vejo que um local de trabalho organizado nos poupa tempo e ainda por cima não é legal estar em um ambiente caótico. Já visitei pessoas que trabalham com artesanato que trabalham em um lugar sujo, totalmente bagunçado, não consigo nem imaginar como alguém compra esses produtos, pois essa energia vai junto :( Pude observar até pelo vídeo da corujinha como você é delicada ao manusear as peças a serem montadas, em como as linhas estão organizadinhas, as contas...fiquei encantada! Ficarei muito agradecida se puder compartilhar conosco o seu método de organização!
    Um grande beijo, te desejo muita saúde para que possa fazer o que ama por muitos e muitos anos! Grata pela sua prestatividade de sempre para conosco, suas admiradoras! Beijos
    Rafaela Fabro - Igrejinha/RS

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, minha linda!
      Pois é, acho que a única coisa que eu não falei foi do meu atelier. Mas já mostrei partes deles aqui em alguns momentos.
      Olha, prometo que farei um post explicando como faço para manter tudo em ordem e onde guardo meus materiais.
      O meu ambiente é sempre muito organizado, com caixas e armários para guardar tudo, isso melhora o nosso rendimento e facilita muito na hora de saber onde tudo está, sem neuras.
      Depois que termino um trabalho, passo pano em tudo, retiro a poeira e os pelinhos do feltro, enrolo as linhas e guardo no lugar, borrifo um cheirinho gostoso no ambiente. Aí vou pegando aos poucos todo o material que quero para começar outro trabalho. rs...

      Flor, muuuuito obrigada pelo seu carinho.
      Uma beijoca pra você!

      Excluir
  155. ola sou á val amei tudo postado por vc e gostaria muito de fazer coisas tão carinhosa ,,mais sou muito ansiosa de mais quero fazer rapido e sou pesima com custura mais vc é 10 parabéns mesmo e mil beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Val, eu também sou super ansiosa!
      Fico horas remexendo no feltro e tentando casar as cores, ver o que será feito.
      Às vezes faço um rascunho do que eu planejo e vou colocando as cores, vou desenhando e por fim dá certo.
      Se não conseguir fazer a mão, você pode tentar fazer a máquina, vai sair mais rápido e você não ficará tão ansiosa.

      Beijão pra você.

      Excluir
  156. Érica, parabéns pelo trabalho e pelo blog! Suas dicas ajudaram muito e vc tem um jeito dinâmico de explicar. Adorei. Uma dúvida: A cola quente resiste à lavagens? Que tipo de cola vc usa para coisinhas que precisarão ser lavadas? Já tentei algumas colas para tecido resistentes à lavagem e elas só fazem manchar e deixar o tecido duro... Grata desde já!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Karina, então flor, geralmente o feltro é usado como objetos de decoração, enfeitando o ambiente, não é feito para ser lavado.
      Eu te confesso que passei cola quente na barra de um vestido aqui, como não tinha tanto tempo para fazer a barra a mão, passei a cola quente, e já foi lavado várias vezes e até agora não descolou. rsrs...

      Beijocas e obrigada por sua visita!

      Excluir
  157. Nossa, realmente preciso de dicas. Neste momento mesmo estou instalando umas prateleiras pra ver se organizo um pouco. Eu trabalho com pintura em MDF e tecidos, costuras...então imagina quanto lugar ocupo? E tenho só uma escrivaninha grande pra me virar. Ainda não encontrei um foco só no meu trabalho por que amo ambas as áreas, mas ainda preciso de mais foco na organização. Me esforço, mas tá difícil. hehe
    Vou aguardar o post! Grande beijo pra você!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Rafaela, olha que legal o que garimpei na net para você, porque se depender de esperar pelas minhas dicas, vai demorar, flor... a correria está sempre intensa por aqui.

      Olha que interessante:
      http://pinterest.com/tanlup/dicas-de-organizacao/
      http://www.ganhemaiscirculo.com.br/transforme-seu-atelier-num-cantinho-inspirador-dicas-de-organizacao/
      http://funnyamandita.wordpress.com/tag/organizacao-de-atelie/

      http://www.bananacraft.com/blog/casacraft/2011/08/31/dicas-para-organizar-tecidos-no-craft-room/

      Aproveite, flor!
      Mil beijocas.

      Excluir
  158. Érica Parabéns, são primorosos seus trabalhos, eu fico impressionada com os pontos não parecem ser feitos manualmente de tão precisos, não trabalho com feltro mas me surpreendeu sua generosidade e desprendimento é raro, que sempre sejas abençoada.

    Jacque

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Jacque querida, obrigada!
      Eu queria ser um pouco mais rápida, mas acho que sou muito perfeccionista, por isso os pontinhos ficam bem juntinhos e quase na medida certa. rs

      Obrigada pela visita!
      Volte sempre!

      Excluir
  159. Oi Érica! Lindo o teu trabalho, comecei agora a trabalhar com feltro, sempre me meti a costurar, fazer bijus e outras coisinhas, mas gostei muito de trabalhar com feltro e adorei suas dicas e que capricho hein menina, já coloquei teu blog como favorito e vou recorrer a ele sempre que precisar... bjinhos e parabéns

    ResponderExcluir
  160. Parabéns o seu trabalho é muito bonito, e vc explica muito bem, eu trabalho com artesanato, mas o feltro me fascinou, as sua dicas são excelente para quem vai começar, anotei tudo o que vai me ajudar,.
    Muito Obrigada pelas dicas, seja sempre assim.

    ResponderExcluir

Seu comentário é bem-vindo! Obrigada pela visita!