sábado, 11 de agosto de 2012

PARTE IV - Algumas dicas sobre artesanato com feltro!

Olá gente bonita, tudo bem com vocês? 
Hoje a dica é super express. Sobre os moldes!
São dicas bem fáceis e ajudarão a resolver essa questão que é tão pedida aqui. Como não tenho tempo para atender a demanda que é grande e eu não tenho escaner, resolvi fazer esse post para facilitar a vida de todos.
Quero primeiro agradecer a Alessandra Regina que mandou um e-mail falando sobre isso!

Bom, vamos lá!

COMO TRANSFERIR MOLDES: 

Se você tem facilidade para desenhar a tela apenas olhando o desenho, parabéns, você sabe desenhar ou pelo menos sabe copiar. Não encontrará dificuldade. Eu adoro desenhar, então não tenho problemas.
Senão, você poderá usar outros recursos, como um papel vegetal, papel manteiga, papel de seda, ou qualquer outro papel bem fininho que venda nas papelarias.

Se achou um desenho na internet que gostou muito, salve-o no computador. A primeira coisa a se fazer é ver o tamanho desejado, quer maior ou menor? Aumente ou reduza, de acordo com o tamanho que você desejar. 
Coloque o papel vegetal sobre a tela do computador e transfira o desenho. Eu já fiz o teste aqui em casa no meu computador que é um Mac, ele tem uma tela mais sobressaltada, o que impede que eu copie o desenho perfeitamente, a solução que eu encontrei é desligar as luzes do atelier e deixar só o computador ligado. Ficou muito melhor a visualização. Ah, você tem um PC? Melhor ainda! Agora faça o teste!

Isso não vale somente para riscos, vale também para trabalhos já prontos. Mas, ó, veja se a pessoa liberou para copiar o trabalho dela. Sempre peça primeiro, não custa tentar. Não vá copiando o trabalho da pessoa assim a torto e a direito.

Sabe o que é legal, você não vai precisar de uma impressora, não vai gastar tinta! Só vai copiar o desenho para o papel vegetal, depois com a ajuda de um carbono você poderá passar para um papel mais durinho para formar o seu molde. Outra coisa é passar direto para uma folha de acetato ou chapa de radiografia (já devidamente limpa) com o auxílio de uma caneta permantente da ponta fina. Depois é só cortar e correr para fazer o trabalho pretendido!

Tenho certeza de que muitas pessoas já utilizam essa ideia! 
Espero ajudar às que ainda não sabiam! Depois dessa, acho que todas nós teremos mais tempo para fazer fofurices!
Outra dica legal e muito importante é você recorrer à ferramenta de busca o GOOGLE.
Por exemplo, digite na caixinha do google imagens: "moldes bichinhos safari", vai abrir uma página cheio de coisinhas fofas para vocês aproveitarem.

Garimpei alguns moldes pra vocês na internet e espero que vocês garimpem também Espero que gostem. Eu achei uma mega fofura! Quem fizer mostra depois!
Beijocas.



172 comentários:

  1. Érica, obrigada por mais essa dica. Eu normalmente imprimo os moldes, mas desta forma poupa-se papel e tinta da impressora!!!
    Bjo e bom domingo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Carlinha! Legal essa dica, né?! Agora teremos mais tinta para outras coisas. rsrs...
      Beijocas.

      Excluir
  2. Também faço isso! Já me salvou muito!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu sabia que a maioria já tinha essa técnica na ponta dos dedos... hehehe...
      Bom demais, né, Lilian!
      Beijocas.

      Excluir
  3. Oi Érica,
    Muito legal este seu post, Parabéns!!!
    Eu utilizo esta técnica e dá super certo!
    O que você disse da luz é a mais pura verdade, para dar certo é preciso que a luz da tela esteja forte, então manter desligado luminárias e a luz do ambiente é ideal mesmo!
    Outra coisa legal é que pelo computador podemos regular o tamanho da imagem no zoom da tela, isto ajuda muito a ampliar e reduzir a imagem!
    Eu passo o risco direto na folha sulfite, que é o que uso para fazer meus moldes, depois eu cubro o molde com fita durex larga, para ficar impermeável e durar mais.
    Eu uso laptop, a primeira vez que meu marido viu eu usando esta técnica disse "O que é isto????" pois eu praticamente viro o meu laptop ao contrário, a tela fica na mesa, assim consigo tirar o risco com a maior facilidade, como se eu estivesse copiado de um livro (rsrsrsr), a gente se vira para não depender direto da impressora né?
    Na minha opinião quem tem garra e determinação não se prende apenas aos moldes prontos, e sim se inspira, copia algo... recria em cima, amplia e coloca seu estilo na peça, hoje em dia com a internet tudo fica mais fácil, mas não se esquecer de dar um toque pessoal ao artesanato é muito importante!
    Beijinhosss... Carine

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. kkkkk to rindo aqui Carine rsss, legal tbm faço isso a primeira vez que minha mãe e minha irmã e meu marido viram tbm acharam estranho, eu me viro tbm rss p tudo tem um jeitinho kkkkkkk bjs
      Dri :)

      Excluir
    2. Carine, já tentei com papel sufite também e regulo o zoom, e o laptop todo aberto... eu parecia uma doidinha... kkkk... cada artesã tem seus truques e o engraçado que todas descobrem a mesma forma de se fazer sozinha mesmo.
      Outro dia cheguei na casa da minha irmã e vi meu sobrinho de 10 anos com uma folha branca nas mãos em frente ao computador copiando os personagens do Toy Story... quase tive uma crise de gargalhada. Ele disse que nunca tinha visto ninguém fazer isso. Viu, como são as coisas? kkkk
      Eu concordo plenamente contigo. Moldes tem aos montes nas internet. A gente deve imprimir nossas características em cada trabalho de maneira que ele pareça único!
      Beijocas pra ti, minha flor!

      Excluir
    3. Eu faço isso, e achava q eh era a unica...kkk

      Excluir
  4. Oi Érica!!
    Adorei as dicas... e achei super-legal vc compartilhar conosco...
    Eu fico namorando as suas artes... mas ainda não tomei coragem de me arriscar nessa área.
    Tenho um livro japonês, que era da minha mãe, com vários moldes de bonequinhas de feltro. Você ia amar! É um livro antigo, da década de 70...
    Folheio o livro e fico namorando os bonequinhos.
    Meus filhos vivem pedindo para eu confeccionar alguns... mas...
    Bom domingo.
    Fique com Deus.
    Bj

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ai Pat, você já faz artes tão lindas e gostosas de se ver!
      Arrisca nessa área, garanto, você vai viciar. Tão bom! Tão gratificante, gostoso de se ver. A gente vai jogando coisas em cima, botões, rendas, fitas fofas e vai se empolgando! rsrs...
      Depois você nem vai mais querer saber do livro japonês e sim de suas próprias criações.

      Beijocas.

      Excluir
  5. Thank you, thank you, thank you. I sew for the children's hospital and the children love these!

    Dona
    sewingmilesofsmiles.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hello, thanks for caring!
      It should be very good children brighten the hospital where you work!
      Welcome!
      Smacks.

      Excluir
  6. Por isso que é bom ajudar ....adorei os moldes q vc nos presenteou...vou fazer ...bjus

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obaaa! Faz mesmo, flor! Depois manda pra eu ver as fofuras!
      Beijão!

      Excluir
  7. Oi Erica!
    Eu faço isso com os meus moldes, quase nunca os imprimo, passo direto da tela no netbook para o papel sulfite que tbm da certo.
    Ah, outra dica legal é guardar o molde cortadinho por partes e junto colocar a imagem do trabalho montada assim a gente nao se perde a hora de montar ne!
    Um beijao!
    Ana

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Isso mesmo, Ana!
      Eu tenho uma gaveteiro recheado de moldes. Sempre tenho o desenho inteiro e as partes cortadas também. Coloco dentro de envelopes com o nome do projeto. Fica bom e ajuda a organizar e muito a nossa vida!

      E a Lorena, já nasceu?
      Que ela venha com muuuuita saúde e traga muitas alegrias a vocês!
      Beijão, flor!

      Excluir
    2. Oi querida
      A Lorena deveria ter nascido até ontem, dia 18 mas como será parto normal teremos que aguardar até mais duas semanas para ver se isso acontece naturalmente, caso contrario s mês irão induzir o parto, nada de cesárea. Aqui eles nAo fazem cirurgia como no Brasil só em ultimo caso mesmo.
      Eu já estou agoniadssma pq sei q a indução eh mais complicado pois as dores são bemmmmm mais fortes, então se Deus quiser ela nascera naturalmente.... Eita florzinha preguiçosa!!! Rsrsrs
      Beijao linda!!
      Uma ótima semana pra vc!!

      Excluir
    3. Nossa, tudo dará certo, menina!
      Ela só quer ficar mais um bocadinho num cantinho quentinho e muuuito agradável pra ela. rs...
      Deus te acompanhe e ilumine nesse momento lindo!
      Beijocas.

      Excluir
    4. Para os desenhos miudinhos dá pra guardar em envelope de cd, coloco o desenho aparecendo pelo visor e as pecinhas atrás. Ou então faço o envelope de oficio colocando o desenho do lado de fora e as pecinhas dentro ^^

      Fiz de acetato só o que eu uso muito, como os alfabetos, mas os outros desenhos eu imprimo mesmo(personalizo os moldes no corel) e então impermeabilizo com fita adesiva de ambos os lados ^^

      Organização é tudo!

      Excluir
  8. Muito boa sua dica Erica. Obrigada por sempre ajudar quem está começando :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Milene, adoro ajudar! Nada é eterno sobre essa terra, né mesmo?! Então o negócio é multiplicar conhecimento, principalmente para quem está começando.
      Beijo pra ti.

      Excluir
  9. Érica, querida!
    Amei suas dicas.
    Seus trabalhos são divinos.
    Sempre comento no flickr.
    Um grande bju

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu já vi suas fofurices por lá!
      Gosto demais dos seus trabalhos!
      Muito obrigada pelo carinho!
      Beijocas!

      Excluir
  10. Achei ótimas dicas...
    Admiro muito seu trabalho, parabéns.bj Carmen

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Carmen, obrigada!
      Fui no seu cantinho e me perdi de tão apaixonada pelo seu trabalho! Eeeeeeita, que lindo!
      Parabéns!

      Excluir
  11. Passei p dizer um oi hehehehe, e dizer que vc não existe...vc realmente pensa no próximo, seria bom se todos fossem assim no mundo ...gde bjsss amiguinha
    ;)
    Dri :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Dri, você é assim!
      Obrigada por fazer parte da minha vida!
      Beijão, flor!

      Excluir
  12. Amei a ideia do papel vegetal! Mais uma ajuda maravilhosa, ei menina, vc é demais!!!!
    Adorei os moldes! Deus continue te abençoando com muita saúde!!!!!!!!
    Obrigada!!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Legal demais, né Adriana?!
      Tenta lá! Fica prático e rápido!
      Beijungas.

      Excluir
  13. Essa ideia do papel vegetal é ótima, Érica :)
    Já me salvou muitas vezes!
    Obrigada pelos moldes.
    Você é demais!

    Beijo,
    Karol

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Karol, minha linda!
      Muito boa essa ideia, menina! Eu amo e aproveito e muito!
      Beijão.

      Excluir
  14. Oiiii!! Eu já vinha usando essa técnica, e quem me deu a dica foi meu marido, olha só? Adorei a ideia do papel vegetal, pq eu tava usando papel sulfite mesmo...
    Amei os moldes que você postou! Obrigada!! :))
    Beijão!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Papel sulfite serve também e é bem mais barato.
      Eu tenho tanto papel vegetal aqui em casa, do tempo dos cartões que até hoje não precisei comprar nada. Ganhei da família, amigos...

      Beijão, flor!

      Excluir
  15. Quanta generosidade!!!

    Obrigada, obrigada e obrigada.

    Fernanda Ramos.

    ResponderExcluir
  16. Quanta generosidade!!!

    Obrigada, obrigada e obrigada!

    Fernanda Ramos.

    ResponderExcluir
  17. Muito obrigada !!! Estou fazendo bastante coisa de feltro...seu blog me ajudou muito!!! bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Marisa, muito agradecida! Que bom o blog está ajudando!
      Depois quero ver as fofuras prontas!
      Beijocas.

      Excluir
  18. Obrigada!!!! Tenho aprendido muito no seu blog...bjs

    ResponderExcluir
  19. Foi bom vc ter falado! Adorei a dica, eu não conhecia! Fiz aqui com papel sufite e deu certo também!!!!! Muito obrigada menina! Vc é demais!
    Adorei os moldes!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah, que bom! Que bom!
      A folha branca também dá certinho!
      Beijos.

      Excluir
  20. Érica,
    pesquisando ...encontrei uma guirlanda feita por vc tema safari!!!
    e fiquei apaixonada!!!!
    vc trabalha por encomenda????
    aguardo resposta
    meu email fabriziasparano@gmail.com
    desde já grata
    e parabéns pelos trabalhos!!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A agenda está lotada, menina, mas vou mandar resposta por e-mail!
      Beijão.

      Excluir
  21. oie... tb faco isso para pegar os moldes heheheh e obrigado pelos moldes são todos lindos. bj grd

    ResponderExcluir
  22. Oi Ériquita, AMO de paixão seus trabalhos. Estou sempre seguindo você no blog, todo dia espero post novo seu, parece até que estou viciada em sua arte(só parece?)!!! Novidades, vou ganhar outra afilhada ou afilhado, porque ainda não sabemos o sexo do bebê. Estou praticando a arte em feltro, desde que te mandeu o email pedindo moldes, mas como você já disse aqui não tem os moldes digitalizados, estou aguardando sua criação de apostilas. Desde aquele email venho tentado e me arriscado nessa arte, está saindo algumas coisas, só falta a prática.Eu também já fiz isso antes mesmo de você postar o uso do papel de seda.Também faço a impressão e monto os moldes usando também caixinhas de leite, os moldes também ficam bem resistentes e caixa de margarina para os moldes pequenos, fica igual o acetato e a placa de raio-x. Gostaria de fazer algumas perguntinhas...Pode???
    Como você faz com o cabelo dos bonecos, vc costura junto com o rostinho ou faz separado e junta depois? Já tentei dos dois jeitos, mas ainda estou enrolada nessa parte. E para transferir o molde para o feltro, vc usa lápis 6B ou giz pra tecido ou o quê? Uso o lápis, mas no feltro clarinho sempre dá uma sombra.
    Que Deus continue abençoando sua criatividade e sua família. Adoramos seguir você pela sua generosidade, talento e dedicação.
    Bjs Simony Bernardes

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Simony!
      Tem dia que eu não posto nada no blog por falta de tempo... alguns trabalhos vão sem tirar as fotinhas... dá uma dor no coração, mas fazer o quê, né? Mas sempre tenho novidades!

      Bom, quanto a cabelo, faço de dois jeitinhos, eu colo um pedacinho do cabelo no rosto com cola pegamil só para deixar fixado e depois vou caseando com as devidas linhas. O outro jeito é casear fora o cabelo e colar na cabeça, desse jeito não gosto. Por isso prefiro fazer tudo junto.
      Aqui tem um exemplo:
      http://www.youtube.com/watch?v=_6hThTzZL_I&playnext=1&list=PLC8863F2CCF2EE03E&feature=results_video

      Eu coloquei sobre as canetas que eu uso na Dica I, aqui está o link:

      http://ericacatarina.blogspot.com.br/2012/05/algumas-dicas-sobre-artesanato-com.html
      Dá uma olhadinha lá, flor!

      Prefiro marcar bem o feltro com a caneta permanente mesmo, na cor marrom e depois cortar um pouco além e retirar todo o risco. Fica limpo, sem nenhuma marquinha. Mesma coisa para bordar bocas e olhos, marque sempre o lado avesso, vejo muita gente que risca o lado direito do avesso e passa a linha por cima e fica um trabalho sujo.
      Beijão!

      Excluir
    2. Passei só pra te dizer que lendo suas respostas aos comentarios, eu sempre aprendo mais um pouquinho... Obrigada por tudo!
      um beijo no seu coração!

      Excluir
    3. Que coisa boa, Nathalie!
      Eu não sabia que vocês aproveitavam das respostas. Outra pessoa me mandou um e-mail falando que também aprendia muito!
      Beijos.

      Excluir
  23. Ei lindona, adorei as dicas como sempre. Essa foi realmente nova pra mim, usar a tela do pc como caixa iluminada de desenho e tirar o molde ali mesmo, rapidíssimo e prático. Estou amando coisas em feltro. Obrigada por compartilhar. Bjo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi gatona!
      Eu falo para o meu esposo que esta é a minha mesa de luz! Ele morre de rir!
      Beijo.

      Excluir
  24. OI querida!
    Não canso de visitar seu blog e ver as coisas lindas que você faz. É muito capricho!Pura perfeição. Fico encantada.

    ResponderExcluir
  25. Como sempre suas coisas sao maravilhosas, adoro ficar vendo e me inspirando.Tenho uma duvida sobre os olhinhos, como faz p q eles fiquem afundadinhos?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Marílian!
      Jurava que tinha falado disso nesse post com outra pessoa, enganei-me. Foi no posto anterior com a Gabi.
      Mas, não sei se importa, vou colar aqui o que escrevi pra ela, tá?!

      "Quanto aos olhinhos fundinhos, eu costuro tudo primeiro, a cabeça e cabelo. Depois de tudo prontinho eu coloco as miçangas puxando bem até a linha passar para dentro da cabeça com o nozinho pra dentro. Às vezes o nozinho passa direto, mas eu tento novamente até a ponta se esconder para dentro da cabeça. Puxo bem e passo a linha umas 3 vezes indo e voltando. A mesma coisa com o outro olho. Depois disso eu arremato com a linha para dentro, puxo bem e corto, ou seja, nada de linha aparecendo. Só ficam dois furinhos do outro lado da cabeça. Se quiser que eles fiquem menos perceptíveis, passe a unha várias vezes sobre o furinho ou a ponta da tesoura, nem vai parecer que foram furados."

      Beijocas.

      Excluir
  26. Oi Érica!
    Obrigada pelo carinho lá no meu cantinho! Para mim uma honra sua visita!
    Seus trabalhos são lindos e muito bem feitos! dá pra sentir o carinho que tens em cada pecinha!
    tenha uma linda semana!
    Daniela

    ResponderExcluir
  27. Passei p dizer um oiiiiiii, e p dizer que descobri seu apelido Ériquinha Ninja rsss, foi a Amanda Colusso que falou que vc dá conta muito bem de tudo que só pode ser ninja kkkkkk ela é um doce adorei falar com ela rss
    bjssssss
    DRI :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. AHAHAHAHA... essa Amandinha é amada mesmo!
      Amoooo os trabalhos dela e ela sabe que sou super fã dela. Digo sempre senão ela esquece! rsrs...
      Pensa num doce de pessoa! Queria ter mais tempo de falar com ela.
      Ela é muito fofa e muito bacana. Ah, e mora aqui em Brasília também!

      Dri, Pituca, você é danada, né?!
      Beijo.

      Excluir
    2. hihihihi..... to achando que as pessoinhas boas estão todas em Brasília!!! Linda! De ruim ai só os políticos hehehehe
      bjsssssssss (eu coloquei Travessuras de Pituca, no flickr em sua homenagem amiguinha :) )
      Dri :)

      Excluir
    3. Ai que queridaaaaa, gente!
      Vou lá ver as Travessuras de Pituca! Amooooo bem muitãozão!

      Excluir
  28. Olá Erica, estou tão feliz com todas as dicas que vc fez, na realidade eu aprendi contigo, com sua generosidade. Sei pouco ainda, mas estou fazendo bonitinho, adorei as dicas de fotos, vc é muito fera, criei um míni estúdio aqui em casa e as fotos já estao ficando lindas, totalmente diferente do que era antes. Obrigada!
    Posso fazer uma perguntinha?
    Como você faz para empurrar o enchimento para dentro da peça? O meu sempre fica muito cheio de fios de enchimento acrílico. E como vc faz para comprar o feltro sem errar e não ter o risco de comprar o mesmo tom?
    Obrigada, aprendo muito contigo.

    Solangia
    Vc é uma menina linda, maravilhosa e muito talentosa.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eita menina, não me faça chorar de alegria! Que bom está aprendendo um pouquinho comigo!

      Para preencher a peça utilizo o enchimento acrílico siliconado (é bem mais fofo!) e empurro para os cantinhos com um pincel velho. Sempre tenho vários de várias espessuras e são velhinhos mesmo! Eles empurram direitinho e não deixa nenhum fio para fora.

      Para não errar na compra fiz um fichário catalogando todos os feltros que tenho. Ele têm quadradinhos com todas as cores. Quando vou comprar novamente levo esse catálogo e vejo qual a cor está faltando. Mesma coisa faço com os tecidos.

      Beijão e obrigadérrima pelo imenso carinho!

      Excluir
  29. Oi Erica Catarina.... fico encantada com seus trabalhos e todos os dias, mas são TODOS... entro no blog para espiar alguns dos seus trabalhos! Que mãozinhas abençoadas são essas, muito capricho, carinho e amor!É um Dom que Deus lhe deu... parabéns e muito... muito sucesso pra ti sempre!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Lu, que querida, você, menina!
      Fico toda-que-toda de tanta alegria!
      Obrigada!
      Fico triste pois não consigo tirar fotos todos os dias de todas as fofuras. Algumas vão emboras apressadas, rsrsrs...

      Beijo e muito agradecida pelo carinho e palavras!

      Excluir
  30. Nossa muito legal vc. além de expor seu trabalho ajuda...e vem no blog da gente...legal...adorei...e este jeito de tirar molde dez...nunca tinha pensado assim, valeu, obrigada...o tempo da gente é tão precioso e vc compartilha o seu com a gente...bjos...
    Debora

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Deby, quando eu posso eu visito mesmo! Tem muita coisa boa por aí!
      Sou uma blogueira meio tonta, nem tenho tempo de atualizar o blog todos os dias, mas amo visitar o cantinho de vocês!

      Beijocas.

      Excluir
  31. Olá Erica! Também preciso confessar que suas dicas tem me auxiliado muito, sou novata nessa área do feltro, mas sempre que recebo uma encomenda é ao seu site que eu corro pra buscar inspiração,uso essa técnica de tirar o risco da própria tela, nossa é uma mão na roda.Não te conheço mas passas impressão de uma pessoa querida e generosa,teus trabalhos dizem muito sobre si!
    Beijos! Deus te abençoe sempre!
    Jadna

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Billinha, que bom que está te servindo, menina!
      Daqui a pouco teremos muitas meninas craques no feltro.
      Vou repassar o trabalho excedente para vocês. Eu não consigo tudo!
      Muito obrigada pelo carinho com a minha pessoa! Sou meio palhacinha, e tenho uma gargalhada bem alta... rsrs...

      Beijocas, flor!

      Excluir
  32. Oi Érica, para não ser diferente de todas, tbm adoooorrroooo os seus trabalhos!!! E essa boa vontade de ensinar não se encontra por aí. Faço algumas coisas em feltro e as suas dicas são ótimas. Agora mesmo fiquei sem impressora e quando vi a sua dica pensei- Como não pensei nisso antes.
    Tenho uma dúvida-como bordar nome ou um desenho qualquer no feltro
    Bjs e muito obrigada pelas dicas.
    Graça

    ResponderExcluir
  33. Oi Érica, para não ser diferente das outras, tbm adoooooroooooos seus trabalhos e essa sua boa vontade de ensinar não tem preço rsrsrsrs.
    Gostaria de pedir sua ajuda em uma dúvida - como bordar um nome ou um desenho qualquer no feltro.
    Bjs e muito obrigada pelas dicas.
    Graça

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi flor! Se você for boa com desenho ou escrita a mão livre, vai tirar de letra.
      Vire o feltro ao contrário, risque com uma caneta de ponta fina o desenho desejado ou o nome escolhido. Você pode riscar com aquela caneta permanente da acrilex. Uso tanto, que tenho umas 15 em casa, vermelhas, pretas e marrons, uso mais a de cor marrom, ela fica menos forte ao transferir o desenho. Pois então, risque sempre do lado avesso do feltro e comece a bordar, a fazer o ponto atrás.
      Nesse site tem um desenho de como se faz o ponto atrás e é super simples: http://docepontocruz.blogspot.com.br/2010/10/como-bordar-com-ponto-atras.html

      Vai testando num pedacinho do feltro, você logo pega prática.
      Beijocas, Graça!
      Qualquer dúvida, grita aqui!

      Excluir
    2. Oi Érica, eu de novo. Para bordar um nome, então tenho que riscar o nome ao contrário no avesso, é isso?

      Excluir
    3. Isso mesmo, Graça!
      Depois você pega uma prática danada e sai bordando tudo! rs...

      Excluir
  34. Oi Érica, então eu risco o nome de trás para frente no avesso do feltro e bordo pela frente, é isso (interrogação-o teclado não está aceitando a tecla de interrogação rsrsrs...).
    Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Para faciliar, menina!
      Você escreve o nome num papel vegetal de forma comum. Depois você só vira o papel atrás do feltro ou tecido e risca com um carbono ou fura o papel com uma agulha mais grossa e vai pingando com a caneta de ponta fina, aí você só borda no lugar onde marcou os pinguinhos.
      Facilita bastante também!

      Excluir
  35. Oi Érica, eu de novo......
    Revendo seus trabalhos lindooooossssss, encontrei uma santinha que vc fez (linda!.
    Como vc conseguiu fazer os círculos tão pequeninos e bem cortados! Foi com tesoura ou com máquina (interrogação-o teclado não está reconhecendo a tecla certa).
    Beijos
    Graça

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi graça! É sim, com uma tesoura bem precisa. Ela está nas dicas, o número da tesoura e a marca. Você acredita que é bem mais trabalhoso fazer essas coisinhas pequenas do que propriamente o trabalho? Pois é, flor!
      Aqui está o link das tesouras que eu uso no meu trabalho:

      http://ericacatarina.blogspot.com.br/2012/05/algumas-dicas-sobre-artesanato-com.html

      A pequenina eu uso para as flores e círculos miúdos.

      Beijocas.

      Excluir
  36. Ei menina! Acho tão interessante como as mesmas ideias podem ser pensadas por pessoas diferentes, rsrs. Não é que desde que comprei meu notebook que eu transfiro meus moldes assim, da tela para o papel? Atualmente uso "transparências", aquelas que eram usadas antigamente para retroprojetor. Eu tinha um montão delas da época da faculdade e decidi aproveitar. Para guardar os moldes eu perfuro e coloco em broches (essa ideia aprendi com a Walkiria Klimeika). Achei tão legal ver essa ideia aqui que não resisti em comendar. Bjão

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu também fico curiosa com certos assuntos. Por isso que eu acho que tudo é inspiração e muita gente pensa igual. Todas nós inventamos coisas já inventadas! hehehehe...

      Beijocas.

      Excluir
  37. Olá Érica! Parabéns pelo seu trabalho vc faz fofurice pura!!
    Estou aprendendo a fazer algumas coisas com o feltro, sempre fiz ponto cruz, e me encantei com o artesanato de feltro.
    Gostaria de sugerir um assunto para suas próximas dicas. Estou com dificuldades de unir as partes da peça... não sei se devo colar, casear, costurar...
    Obrigada,
    bj, Juliana

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acho que já falei isso aqui. Não sei onde... rsrs...
      Foi num vídeo.
      Faz assim, procura no youtube, lá é fácil de achar.
      Se não achar entre as minhas dicas. São 4 partes!
      Se puder me especificar com mais detalhes a sua dúvida, estarei as ordens!

      Excluir
    2. Érica, vou dar umas pesquisada com atenção nas suas dicas!
      Minha primeira peça foi uma girafinha, acabei ontem, colei com cola quente o focinho dela...rss... ficou bonitinha por ser a primeira experiência.
      Obrigada por ser generosa!
      Bj, Juliana

      Excluir
    3. Owwwww menina, que bom!
      No meu blog também tem um modelo de girafinha que catei na internet. Ela e outras fofurices é bem fofa e muitas artesãs as utilizam e muito para fazer guirlandas de safari! Aproveita!
      Beijocas.

      Excluir
  38. Erica,
    Parabéns pelo seu trabalho acho incrível. Estou iniciando no feltro já fiz etiquetas de mala, capa de caderno e
    bichinhos.Acho o seu trabalho perfeito, e gostaria de uma orientação nas pecas que tem enchimento as minhas
    ficam com rugas ,não ficam lisas no caseado já coloquei mais ou menos enchimento e não ficam lisas. Eu já li as
    4 partes das dicas de trabalhar com feltro e me ajudou muito obrigada.
    Bj Tânia

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Tânia!
      Que honra receber um elogio gostoso desse jeito!

      Bom, eu coloco muuuuuito enchimento, muito mesmo! Se enrrugar empurre com um pincel velho e vai segurando com um alfinete. Depois que estiver bem cheio termine de casear. Talvez seja o enchimento que seja macio demais, não sei, o negócio é ir tentanto. Muita gente me escreve falando que coloca algodão e que fica muito bom, não testei ainda, achei interessante.

      Excluir
  39. Érica,
    Adorei suas dicas, seus trabalhos são maravilhosos e inspiradores...amei todos!
    Parabéns e obrigado por compartilhar conosco.

    Beijo

    Cléia Glatz

    ResponderExcluir
  40. Érica,
    Seus trabalhos são maravilhosos, uma verdadeira inspiração...
    Parabéns e obrigado por compartilhar conosco.

    Beijo

    Cléia Glatz

    ResponderExcluir
  41. Oi erica,sou luciene,te mandei um email e vc nao me respondeu,uma mulher daqui me encomedou 50 girafinhas,estou com dificudade em fazer como aquela de babadinho,tem como vc me ajudar?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Lu, tenho mais de 600 emails para ler, flor!
      Estou lendo aos poucos, quando chegar no seu, prometo responder com certeza!
      Sobre o babadinho da girafinha é só cortar um pedacinho de feltro de outra cor fazendo morrinhos. Costurar em pontos de caseado ou palito. Ele é mais complicado, mas é como se você estivesse colocando um rabinho muito mais largo!
      Beijocas, flor!

      Excluir
  42. Uau, adorei sua série sobre feltro...eu estou começando agora no mundo da costura e tals, só fazia artesanato com E.V.A.

    Mas ainda estou com uma dúvida e creio que você pode me ajudar?? tudo isso que você faz é costurando à mão??? dá pra fazer com máquina??

    beeijos!! já virei seguidora!!!




    * Quando puder, me faça uma visitinha,tá? vou adorar!


    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi menina, faço tudo à mão, tuuuuuuudo! Não tenho máquina, mas pode sim ser feito à máquina. O diferencial do meu trabalho é o feito à máquina, dá mais trabalho, mas eu prefiro assim, flor!
      Beijocas.
      Muito obrigada pela sua ilustre visita!
      Obrigada!

      Excluir
  43. amo de paixão seu blog...só agora descobri q posso aprender muito mais lendo os comentários. parabens por ser essa pessoa iluminada e muito obrigada por compartilhar...bjs no seu lindo coração

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é Alê, também acho que muita gente aprende também lendo os comentários anteriores. Geralmente repito muitas coisas em cada post. Sobre olhos fundinhos, se eu costuro à mão, como unir as partes, sobre moldes... e por aí vai!
      Fico feliz que você leia os comentários! Que maravilha! Eu também aprendo muito com as dicas das meninas!

      Beijocas.

      Excluir
  44. Como fazemos para encomendar produtos, tenho loja e me interessei muito pelo seu trabalho, fico no aguardo e Parabéns!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada pela visita!
      Acho que as encomendas por aqui vão demorar mais de um ano. Peguei muitas encomendas e não sei precisar quando terminarei tudo, infelizmente não poderei ajudá-la... :(

      Agradeço a sua visita!
      Beijocas.

      Excluir
  45. Oi Érica,fico vendo os comentários das meninas e fico encantada com sua paciência de ler e responder tudo com o maior carinho.. que Deus continue te abençoãndo sempre querida! e aproveitando pra deixar uma duvidazinha... vc faz vários modelos de corujinhas fico numa dúvida danada pra saber como faz aqueles corpinhos.. a sequencia de feltro e tecido ,como juntar tudo?é costurando ,colando? eita nóis rsrsrrs
    bjs muito obrigada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tudooooo costurado, menina! Uma loucura, né? Mas costuro tudo, se fosse colado acho que ficaria meio grosseiro.

      Beijão.

      Excluir
  46. Ericaaa... seu site é um estimulo à criatividade. Não consigo acessar a parte IIe III das dicas de como trabalhar com o feltro. Obrigada pela sua generosidade. Deus te abençoe. Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá "anônimo", obrigada pelo carinho! Deixa seu nome da próxima vez, flor!
      Bom, verifiquei pelo Google Chrome e pelo Safari e está tudo certinho. Tenta novamente. Deve ser excesso de visitas. Isso pode travar mesmo.

      Beijão pra você!

      Excluir
  47. Oi Érica! Faz tempo que visito o seu blog, mas sempre fico "tímida" prá comentar...
    Seu trabalho é muito lindo! Uma verdadeira inspiração... Eu já havia lido todas as dicas e não lembrava de ter lido como bordar as "boquinhas e olhinhos fechados", só agora nas suas respostas é que li que você risca no avesso... Vou tentar, pois essa é a minha maior dificuldade!
    Só me resta ser repetitiva, pois tudo já foi dito. Parabéns pelo talento e acima de tudo pela generosidade em compartilhar!
    Abraço,
    Fabiana

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ô menina, que alegria de visita!
      Fica tímida, não!
      Eu era também do mesmo jeito, mas depois perdi um pouquinho essa timidez toda!
      Depois vou lá no seu cantinho apreciar suas artes.

      Beijocas e pode ser repetitiva que eu adoro!

      Excluir
  48. Olá, boa noite!! Parabéns seu trabalho é lindíssimo...

    Vi que sua agenda para 2013 está fechada por tempo indeterminado, se por acaso vc puder atender as mamães para final de agosto e dezembro me avise, gostaria de encomendar coisinhas lindas e fofas para aniversários dos meus pimpolhos!!
    Obrigada
    Bruna Scisinio

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Bruninha, pode deixar que eu aviso sim, se tiver algumas brechinhas, tá, flor?!
      Beijocas e muito obrigada pelo elogio!

      Excluir
    2. Obrigada pela resposta!! Estou super encantanda com o seu trabalho. Vi um centro de mesa do tema circo (uns palhacinhos com um vasinho, cada um de uma cor super coloridos) que são lindosssss fiquei apaixonada...e as bailarinas um encanto! Se puder me atender ficarei super feliz...senao agente já agenda para 2014 pq qro muito encomendar com vc, até agora não encontrei um trabalho tão lindo quanto o seu de feltro! Obrigada mais uma vez e PARABÉNS Flor!!
      Beijinhos
      brunascisinio@yahoo.com.br
      Sou de Niterói - RJ.

      Excluir
  49. Olá Erica boa noite!!
    Primeiramente gostaria de lhe parabenizar pela atenção, carinho e prestatividade para com suas fãs, pois sabemos que neste mundo de artesanatos existem muitas pessoas, mais não é todos os dias que encontramos pessoas tão disposta a nos ser tão prestativa como vc!!!
    Trabalho com artesanato a algum tempo, e estou ingressando nesta area de lembrancinhas agora, estou me arriscando bastante. Tenho adquirido bastante clientela, e não tenho modelos suficientes para publicar para minhas clientes terem uma opção de escolha, então gostaria de saber se eu poderia publicar suas fotos na minha página do facebook preservando sua identidade, e deixando claro a minhas clientes que estas imagens são obras feitas por você,retiradas da internet e que eu uso como inspiração para meus trabalhos, e sendo assim, poderia atender as necessidades delas,!!
    Mesmo sem saber sua resposta,gostaria de agradecer sua atenção de gentileza!!!
    Att

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Grace, querida, muuuuito obrigada pelo carinho e pelas palavras. Fico feliz demais receber um carinho assim.
      Você pode usar minhas imagens sim, se é para ajudar, fico a disposição. E dessa forma, eu fico bem feliz!
      Que bom, menina, depois mostra suas fofuras para nós!
      Beijocas.

      Excluir
  50. Estou muito feliz em poder contar com sua ajuda, pois hoje em dia é difícil encontrar pessoas que pensam e agem como vc!
    é admirável.....Estou no facebook como CANTO DE ENCANTO ARTESANATOS, pode entrar e ver minhas imagens quando quiser, e vc vai poder conferir que vão estar de acordo com que eu disse a vc na msg anterior!
    Pra mim já está sendo um prazer em conhecer vc e me inspirar nas suas maravilhosas artes...
    Bjas e muito,muito obrigada de verdade!!!

    ResponderExcluir
  51. Que engraçado Erica, meu marido sempre ri de mim quando me ve copiando o molde direto da tela...rsrsrs. Eu até tenho impressora, mas raramente a uso pra este fim. Em outra ocasiao voce disse que faz compras no taguacenter, eu também faço as minhas lá pois moro em Águas Claras. Amei seu blog, seu trabalho é perfeito, o acabamento é perfeito! Eu uso linha de costura mas vou seguir seu conselho e os próximos trabalhos vou fazer com linhas de pespontar e de meadas. Beijocas!! Elisangela Silva

    ResponderExcluir
  52. olá....Érica adorei seu blog, pesquisando encontrei vc....e com as respostasa qual eu tinha duvida em trabalhar com feltro, faço aplicação em toalhinhas e uso muito tecido mas estava com receio do feltro, agora to tranquila, espero sempre ler mais coisinhas esclarecedoras...rsrsrs....parabéns pelo blog....bjs...bjs

    ResponderExcluir
  53. Érica!! Amei seu blog!! Cada trabalho lindo que faz a gente se apaixonar...

    E toda a sua generosidade em ajudar e dar sempre dicas! Uma raridade pessoas como vc em nossos dias.

    Me inspirei e ando me arriscando (em trabalhos meio tortos ainda...rs) Mas amando esse mundinho dos feltros!

    Parabéns!

    Beijos

    ResponderExcluir
  54. Elisangela, Helô, Mariana,
    Que bom que a gente aprende sempre todos os dias com alguém, né? Eu também aprendo muito visitando os blogs lindos da vida. Sempre tem uma coisinha que eu não sei e que poderia agregar ao meu trabalho. Todo dia mais e mais fofurices.
    É um prazer ajudar a todas! Em breve teremos outras dicas!
    Beijocas.
    Muito obrigada pelas visitas!
    Beijocas.
    Ah, Eli, Taguacenter é nossa perdição, fala se não é? rsrsrs
    Mari, a gente sempre começa assim, mas com uma ânsia de ver algo pronto. Tudo vai melhorando, você vai ver! Beijocas pra ti.

    ResponderExcluir
  55. Olá querida!

    Sou completamente apaixonada pelos seus trabalhos, confesso que já arrisquei e fiz algumas coisinhas inspiradas em você, mas é tudo muuuito demorado. Gostaria de saber se tem uma equipe para dar conta de tantas encomendas, ou faz tudo sozinha mesmo,(até mesmo por que ninguém faz tão perfeitinho como nós mesma né?!) gostaria de saber também não sei nem se poderia me dizer, quanto você costuma cobrar nas suas guirlandas estilo safari de bichinhos e as outras em geral, pra eu ter uma base de como cobrar.
    Não encontrei seu endereço de email aqui na página do blog por isso escrevi por aqui mesmo... -Ah está gostando da máquina que corta o feltro? É eficiente? Aguardo uma resposta por email (gomesjamili@hotmail.com). Parabéns pelos lindos trabalhos você é muito talentosa e vai longe! Beijos!

    ResponderExcluir
  56. Olá Érica, tudo bem?
    Estou fazendo algumas bailarinas parecidas com as suas, e gostaria se possível uma orientação para fazer a saia de tule!
    Espero q seu natal tenha sido lindo, e desejo um ano novo cheio de conquistas e realizações pra vc e sua família!!!
    Bj
    Grace

    ResponderExcluir
  57. Olá menina! Obrigada, desejo o mesmo a você!
    Bom para fazer a saia de tule você tem que cortar 3 retângulos de tule dobrados ao meio e alinhavar com linha grossa ou a de pesponto em toda sua extensão. Você tem que alinhavar os três juntos. Você vai franzir e amarrar ao redor do corpinho da bailarina. Então para ficar bem armadinha corte um retângulo grande no comprimento! Te digo, dá uma trabalheira danada, mas vale a pena. Depois disso é só passar uma fitinha bem fofa por cima do alinhavo.

    Beijo procê!

    ResponderExcluir
  58. Oi Érica....simplesmente ameiiiii seu trabalho....lindooo...parabéns!!
    Adorei as dicas e tudo mais....eu sou de Curitiba, mas moro na Espanha fazem 6 anos e comecei fazendo coisas pra presentear, e começaram a encomendar....muitas coisas copio de vcs bloggeras super criativas, prq aki naum tem coisas tao bonitas...e me alegro muitoooo em ver q uma pessoa comparte seu trabalho e sua idéias com os demás....tiro o chapéu pra vc!!!...gostria muito q pudéssemos estar em contato...e há muitos materiais q aqui sao mais baratos...assim q se precisar de qualquer coisa ou só pra variar é só dar um grito!!...kkkkk....mai uma vez, parabéns!!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ohhhhh... que linda você!
      Obrigada por compartilhar também sua generosidade.
      Qualquer coisa eu grito sim!
      Meu e-mail: ericasol23@gmail.com
      E vamos craftar!

      Excluir
  59. Olá Érica,
    Parabéns pelo seu trabalho e muito obrigada por compartilhar e ensinar o que você sabe fazer tão bem, isso só mostra que realmente tem lugar prá todo mundo e que a arte une as pessoas.Visite minha página e me dê a sua opinião sobre o meu trabalho: Glaucia Art's.
    Obrigada
    Abraço carinhoso.

    ResponderExcluir
  60. Estou começando agora com meus trabalhos em feltro, tbém sou auto didata e adoro fuçar e achar coisas novas e diferentes.
    Gostaria de te agradecer por todas estas dicas e por dsponibilizar o seu tempo para isso, afinal se não fossem pessoas como vc, o que seria das auto didatas!!!rsrsrs

    Obrigada pelo carinho novamente

    ResponderExcluir
  61. Meninas, adorei a visita de vocês e fico feliz por conseguir pelo menos ajudar as que estão começando nessa arte gostosa.
    Beijão pra vocês!

    ResponderExcluir
  62. Que bom saber que eu não sou a única a copiar os moldes diretamente da tela do pc!! Já tava ficando preocupada de tanto que meu marido fala que é o cumulo da pobreza!! hehehe!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. .•✫´¨`✫•.¸¸.✄•✫´¨`✫•.¸¸.✄•✫.¸¸.✄•✫´¨`✫•.¸¸.✄•✫.¸¸.✄•✫´¨`✫•.¸¸.✄•✫.¸¸.✄•✫´¨`✫•.¸¸.✄•✫.¸¸✄•✫´¨`✫•.¸¸.✄•✫.¸¸.✄•✫´¨`✫•.¸¸.✄
      Ei meninas!
      Obrigada!
      Que bom é receber o carinho de vocês!
      Feliz demais aqui!
      Daqui a pouco mais trabalhos fofos!

      .•✫´¨`✫•.¸¸.✄•✫´¨`✫•.¸¸.✄•✫.¸¸.✄•✫´¨`✫•.¸¸.✄•✫.¸¸.✄•✫´¨`✫•.¸¸.✄•✫.¸¸.✄•✫´¨`✫•.¸¸.✄•✫.¸¸✄•✫´¨`✫•.¸¸.✄•✫.¸¸.✄•✫´¨`✫•.¸¸.✄

      Excluir
  63. Olá!
    Adorei teu blog! Os teus trabalhos são muito lindos e fazem com que quem faz capriche mais ainda.
    Já trabalho com patchwork faz muito tempo e agora estou me dedicando também ao feltro.
    As dicas são ótimas, essa de copiar da tela do computador é demais, eu já fazia, e fazia escondido pensando que quem visse ia achar que eu era muito muquirana para imprimir.
    Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ahahahahahahaha... todo mundo tem um jeitinho muquirana de ser! Desperdiça menos papel e contribuímos para o ambiente que estamos, além do que, economizamos umas moedinhas. rs

      Excluir
  64. Alegria de criança! Um jeito de desenhar "copiar", com essa dica, consegui melhorar.....

    Olha o que eu consegui aprontar, sou amadora (amo o que faço), o que vale é tentar *♡*

    https://www.facebook.com/photo.php?fbid=428937043855444&set=a.259126087503208.61057.182753778473773&type=1&theater

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ahhhhhh, que trabalho lindo. E ainda diz que é amadora? Ora pois! Nunca nessa vida!
      Coisa mais fofa! Adorei, parabéns! Você é maravilhosa nas criações!

      Excluir
  65. Olá, Érica! Conheci seu blog hoje! Muito legal sua iniciativa de compartilhar dicas com as artesãs de plantão. Eu gosto muito de trabalhos manuais e sempre procuro novidades pelo mundo internáutico.

    Vi que vc faz uma coisa que eu também faço. Apesar de fazer vários trabalhos manuais, não tenho a menor habilidade com desenhos. Faço como vc: uso o acetato na tela do computador para desenhar meus moldes. 😉

    Eu costumo cortar meus tecidos de 4 em 4 camadas, nos trabalhos de forminhas para doces em tecido (tenho um blog onde divulgo alguns trabalhos: www.amabilepetit.com ). E eu uso duas técnicas:
    1a) faço alguns furinhos em pares no acetato para prender com alfinete o molde e os tecidos. Para fazer os furinhos, uso um furador de 2mm de diâmetro, que pode ser encontrado em casas especializadas em scrap ou mesmo de artesanato.
    2a) ou então, eu grampeio as camadinhas de tecido nas bordas, desenho com o molde apenas na primeira, e depois corto as peças. Essa segunda técnica é mais demoradinha porque requer o desenho nas primeiras camadas. Mas tem a vantagem de não ficar a marca do furinho do alfinete no tecido.

    Parabéns pelo seu trabalho e por sua dedicação. Nitidamente percebemos seu capricho nos seus posts.

    Ana Oliveira (tbm de Brasília)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Aninha, que bacana a sua dica! Confesso que já cheguei a grampear os feltros também... mas depois desisti da ideia. kkkk... me faltava a paciência mor para continuar juntando todas as pecinhas.

      Amei seu blog!
      Vou visitar mais vezes!

      Beijocas.

      Excluir
  66. Parabéns.
    Seus trabalhos são lindoooos e eu estou mto ansiosa para começar a trabalhar com essa arte, que fará parte de um empreendimento que irei começar.
    Obrigada por compartilhar.
    Bjos.

    ResponderExcluir
  67. Oi Erica ... aqui é a Erica ....
    Tudo bem ?
    Como você é legal, bacana. Dividi o seu conhecimento com as pessoas que nem a
    conhece e que não sabe realmente quais são as intenções.
    Você me ajuda muito.
    Saúde e paz
    Obrigada Erica

    ResponderExcluir
  68. Érica, achei seu blog por acaso, mas estou impressionada com sua dedicação, carinho, organização e simpatia em dar tantas dicas, com tantos detalhes. Parabéns! Que você continue partilhando e inspirando a gente!

    ResponderExcluir
  69. Olá!
    Adorei seu blog.E obrigada pela dicas...bjs

    ResponderExcluir


  70. Olá meninas queridas, fico muito lisonjeada com visita especial de cada uma de vocês!
    Muito obrigada! Beijocas!

    ResponderExcluir
  71. Oi Érica... adorei seu blog e todas suas dicas... mas ainda tenho uma dúvida, se vc souber e quiser me ajudar: Existem várias gramaturas (não sei se é esse o nome) de feltro? Qual a melhor para o artesanato? Li que vc compra em loja física, mas vc tem alguma dica de loja on-line?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Luli, querida, infelizmente não compro por gramatura, eu apenas toco no feltro, se for bom, trago para casa, se for muito grosso ou muito fino deixo lá mesmo.
      Geralmente uso o Feltro Santa Fé.
      Depois dê uma lida na aba Perguntas Frequentes, lá coloquei um monte de DICAS de lojas virtuais para a compra de feltro e outros materiais. Está no item 2.

      Um abraço!

      Excluir
  72. Meu Deus preciso ir dormir,mas seu blog não deixa.Parabéns tudo muito lindooo

    ResponderExcluir
  73. Amei seu trabalho, gostei muito da branca de neve e os sete anoes, vc vende moldes??

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Na aba moldes, abaixo do layout do blog eu falo um pouco sobre os moldes e a política deles aqui no blog.
      Inclusive tem o molde bem bacaninha da branca de neve e os sete anões que coloquei por lá.
      Depois dê uma olhadinha.
      Beijocas.

      Excluir
  74. eu queria tanto molde de safari mas nao acho, vc sabe me informar onde tem??

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Juliane, minha flor,
      eles estão no blog há tanto tempo, menina. Acho que você não viu, mas está na aba Moldes, logo abaixo do layout do blog.
      Também deixei nas dicas de número II: http://ericacatarina.blogspot.com.br/2012/05/parte-ii-algumas-dicas-sobre-artesanato.html
      E você pode encontrar em toda a internet, inclusive no google, olha: https://www.google.com.br/search?q=molde+bichinhos+safari+em+feltro&client=firefox-a&hs=VCx&rls=org.mozilla:pt-BR:official&source=lnms&tbm=isch&sa=X&ei=Mj7cUYW7D4G88wS0rYHgDA&ved=0CAkQ_AUoAQ&biw=1920&bih=841

      Espero tê-la ajudado, flor!
      Beijocas.

      Excluir
  75. Oi Erica! Td bem? Pra variar to aqui me deliciando com seu blog... Não me canso de olhar seu trabalho! Olhando esse ultimo quadrinho vi que o balão fica em pé.Será que vc pode me ensinar o segredo? bjinhos. Obrigada. Queila.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não tem segredo, flor! Eu usei arame para artesanato encapado, por isso ficou do jeito que eu modelava. Há várias cores e espessuras. Nesse usei arame Base 22 10m. Comprei por menos de R$ 3,00 no armarinho.
      Beijocas.

      Excluir
  76. Olá Érica! só hoje, fuçando na Net , descobri seu blog. MARAVILHOSO!! Você deve ser uma pessoa muito abençoada, pois só assim se explica esse seu desapego,essa sua bondade em ensinar e doar seus moldes.Suas dicas são ótimas e suas explicações de uma clareza espetacular.Amei tudo.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  77. Erica, amei cada dica! Teu blog é de mais! Trabalho com feltro e me inspirei em muitos dos teus trabalhos, agora encontrei teu blog e certamente merece todos devidos créditos! Obrigada! Abraços e sucesso!

    ResponderExcluir
  78. Olá Érica, gostaria de te parabenizar e agradecer cada dica. Alguns de teus trabalhos serviram de inspiração para os meus. Hoje ao visitar teu blog e conhecer um pouco mais do teu trabalho devo sim dizer que você merece cada crédito! Parabéns e obrigada!

    ResponderExcluir
  79. Olá Érica e com um enorme prazer que lhe escrevo primeiramente pelos seus Belissimo trabalhos, e segundo pela pessoa super gentil pois é poucas pessoas que dedicam o seu tempo para ajudar o proximo, e saiba que com as suas dicas abres portas na vida de muita gente, Parabéns e continue assim, que Deus lhe abençoe

    ResponderExcluir
  80. Olá meninas, é sempre um prazer receber um carinho tão gostoso de vocês!
    O blog também é de vocês, fiquem à vontade sempre!
    Beijocas.

    ResponderExcluir
  81. Olá Erica,estava pesquisando sobre chapeuzinho vermelho para fazer a festa de dois anos da minhapequena e me deparei com seu trabalho. É tudo muito bem feito e de muito bom gosto. Fiquei deslumbrada e com vontade de fazer. Será que posso pegar como referencia e me aventurar? Abraço , Vanessa

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Vanessa, faz sim, flor!
      Com certeza você vai adorar esse mundo gostoso de fofurices feltrianas! rsrsrs...
      Beijocas!
      Obrigada pelo carinho!

      Excluir
  82. Erica,
    Gostaria de saber como faço para os bonecos de feltro ficar em pé sem suporte, gostaria de saber como ele fica duro.
    Mariana

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Mariana, para ficar em pé os bonecos devem ser 3D ou passar um arame firme entre o suporte acrílico e um dos pés do personagem.
      Se usar suporte de isopor forrado, só precisará de um palito de churrasco grande apenas para somente encostar o personagem.

      Beijão e obrigada por sua visita!

      Excluir
  83. Ola Erica sou nova por aqui estou encantada com seu trabalho,
    gostaria de saber se vc vende moldes para fantasia de bichinhos de pelucias
    para bebê recém-nascido e, como faço para ver sua resposta ?
    Meu e-mail é silvanyaoliveira@hotmail.comm muito obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Silvanya, sua resposta pode ser vista por aqui mesmo, sempre respondo!
      Eu não vendo moldes para fantasia de bichinhos de pelúcia, flor.
      Desculpe não conseguir te ajudar com essa questão.
      Um abraço e obrigada pelo seu carinho no meu cantinho!

      Excluir
  84. OI Érica seu trabalho é lindo, alem disso vc não se importa de compartilhar suas tecnicas.
    Quero saber como vc cria seus desenhos, é algum programa de computador? Quero tbm criar minhas peças.
    xerim

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Carol, eu crio os meus desenhos todos à mão, uso lápis ou lapiseira e papel sulfite branco.
      A primeira ideia nasce no papel, depois que está tudo pronto e pensado, levo para o computador e desenho num programa chamado Illustrator, que eu comprei para me ajudar a digitalizar os desenhos. É um trabalho não muito rápido, demora e exige muito tempo e prática... é o que eu estou aprendendo. Mas nunca fiz um trabalho direto no computador, preciso desenhar primeiro. Senão a coisa não anda. Você também pode usar o Corel, que faz tempo que eu não mexo e já nem sei mais como usá-lo.
      O programa Illustrator é comprado pela ADOBE (que hoje em dia ele é alugado por mês), geralmente junto com o pacote Photoshop, Illustrator, inDesign e Acrobat Pro e sai por 99 dólares ao mês.

      Beijocas, flor!

      Excluir
  85. Nossa Érica! Você é uma pessoa iluminada!!! Deus te abençoe sempre... vou investir nesse tipo de artesanato, me apaixonei perdidamente. Já comecei comprar o material e estou muito entusiasmada... vai dá certo!!! Vc é uma profissional de mão cheia, parabéns!!! Cheirão! Vou sempre estar entrando em contato com vc, bj. Altemária

    ResponderExcluir
  86. Nossa Érica, quanta coisa bonita, quanta riqueza nos detalhes, quanto amor a profissão. Uma palavra que resuma meu sentimento: encantamento. Sou destas prendadas que só de olhar já sei mais ou menos como fazer. Amo artes de um modo geral e sou apaixonada pelos trabalhos em MDF, mas estão surgindo pedidos em feltro e fiquei simplesmente apaixonada por seu trabalho e por sua generosidade, parabéns! Desejo pra você muita saúde e que Deus te ilumine muito mais para que você possa continuar trabalhando e nos encantando. Você autoriza copiar seus trabalhos? Grande abraço! Silvana Sales.

    ResponderExcluir
  87. Meninas, muito obrigada pelo carinho e visita no meu cantinho!
    Fiquem à vontade para se inspirar nos meus trabalhos e colher informações e dicas e moldes.
    Um beijo grande!

    ResponderExcluir
  88. Oi Erica, vc ja tem previsão de quando disponibilizara as apostilas $$? Seus trabalhos são lindos e eu estou a procura de apostilas para continuar desenvolvendo meu trabalho bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Jaqueline, previsão eu não tenho, não, mas que eu estou trabalhando nela, ahhh, isso eu estou... mas não correndo muito, senão fica feio e ninguém vai querer a minha apostila. kkkk
      Legal saber que você desenvolve o seu trabalho com a ajuda das minhas apostilas.

      Beijo, flor!

      Excluir
  89. Erica podemos dizer que você e suas mãos são abençoadas por Deus,nunca vi tanta delicadeza e generosidade ,que Deus te ilumine sempre.BJS

    ResponderExcluir
  90. Erica, Deus continue abençoando vc ricamente!!!! já tem abençoado com esse lindo presente que vc recebeu da parte dele!!! é assim mesmo que faço no meu pc, NÃO SEI DESENHAR NADAAAAAAAAAAAAAAAAA!!! me viro desta maneira copiando da net kk !!1 beijokas e felicidades!!!

    ResponderExcluir
  91. Olá Erica amei o seu trabalho,eu quero aprender é uma pena que vc não mora em São Paulo,será q tem necessidade de eu fazer um curso,como faço para comprar suas apostilas? bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Suelen, aprendi tudo olhando na internet e tentando fazer por conta própria, acho que não precisar de fazer um curso presencial.
      Pelas apostilas também é fácil aprender.
      Entre na aba Catarina's/ Apostilas lá no topo da página e clique nos links para baixar as gratuitas e ler as observações das apostilas pagas.
      Um abração e boa sorte!

      Excluir
  92. quando voce usa linha de bordar , voce usa duas pernas de linha ? e a de pesponto eh so uma neh?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nadylla, eu uso dois fios de linha e para trabalhos mais delicados só uma.
      A linha de pesponto uso para trabalhos que exigem linha mais grossa. Um fio só!
      Um beijo.

      Excluir
  93. Amei seu blog, com varias dicas, bem explicadinho, super caprichoso!! Nao tenho muito jeito, mas tb tiro os moldes meio no olhometro kkkk faco por hobby, um jeito que achei para desestressar. Adorei as dicas e os moldes japoneses (que adoro) e a tempos estava procurando livros destes aqui em SP. Marquei bobeira, na epoca que estava la deveria ter garimpado esses livros.
    Parabens e mais uma vez obrigada! ^^

    ResponderExcluir
  94. Oi Érica! Muito lindo seu trabalho, gosto muito de trabalhos manuais, principalmente com feltro. Quero me aperfeiçoas e quem sabe trabalhar com isso. Obrigada por compartilhar suas dicas e trabalho conosco. Beijos!

    ResponderExcluir

Seu comentário é bem-vindo! Obrigada pela visita!